Pular para o conteúdo principal

PRECISO FAZER UM PLANO DE NEGÓCIOS?

Porque fazer um plano de negócios?
Uma coisa que me ajudou muito em minha jornada profissional foi ter que fazer um plano de negócios. Quando participei da execução de um plano fui obrigado a fazer um plano de negócios para pode apresentar a ideia a direção. Confesso que eu achei que seria uma besteira ter tudo escrito teoricamente no papel e que na pratica não seria igual.
Eu estava certo em parte, na prática é diferente, mas um plano de negócio te faz abrir a mente, quando você começa a colocar no papel, percebe quanta coisa você não havia pensado. Além disso, um plano negócio é um norte, caminho, roteiro, que mesmo que mude te dará um caminho a seguir. Poderá haver desvios, mas com um mapa, fica bem melhor caminhar rumo ao objetivo final.

Porém qual modelo de plano de negócios devo seguir?
Normalmente na Universidade se usa o mais completo, em minhas aulas de plano de negócios ensino meus alunos a fazer um plano maior, bem amplo, que me trará dados mais relevantes como, por exemplo, o estudo de mercado e estratégias de negócios. Usamos aqui mais conceitos, buscamos opções e estudos de possibilidades para algo que ainda será empreendido.
O Objetivo é ser mais amplo pois viso que o aluno quando for realizar na prática seu plano, saiba escolher e ponderar quais são os itens necessários e pertinentes ao negócio.
Já em cursos curtos ensino as pessoas a produzir um plano mais curto, com foco maior em suas atividades, pois este é destinado normalmente a uma pessoa que já esta com o negócio aberto e precisa corrigir ou melhorar algumas situações, nestes casos adoto basicamente o modelo de plano de negócios do SEBRAE que atende muito bem.






Sendo assim sugiro sempre...FAÇA O PLANO DE NEGÓCIOS ADEQUADO, sem isso você corre o risco de ficar só no plano de negócio, que irá para uma gaveta e nunca será usado na prática.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matriz BCG, como montar?

O que é matriz BCG? A matriz BCG é um método desenvolvido por Bruce Henderson em 1970 para analisar o desempenho dos produtos e serviços ofertados por uma empresa, e avaliado como eles são aceitos pelo seu consumidor. Conceito: A Matriz BCG, que oficialmente é chamada de Matriz Crescimento-Participação, foi criada em meados dos anos 60 por Alan J. Zakon, executivo da empresa de consultoria em planejamento estratégico Boston Consulting Group (BCG), e por William W. Wommack, executivo da Mead Corporation . Porém ela ficou conhecida por meio do executivo do Boston Consulting Group, o senhor Bruce Henderson, em 1970. O objetivo principal da matriz BCG é descobrir o relacionamento quantitativo e significativo entre a empresa e os mercados envolvidos no negócio. Auxilia na decisão estratégica e na análise da carteira de produtos ou portfólio de produtos. Como funciona a matriz BCG? A matriz BCG é dividida em dois eixos, O primeiro eixo refere a taxa de crescimento do mercado . Enquanto o...

A Importância das Hashtags nas Redes Sociais

  A Importância das Hashtags nas Redes Sociais As hashtags são ferramentas poderosas nas redes sociais, permitindo que seu conteúdo alcance um público mais amplo e específico. Elas funcionam como etiquetas que agrupam postagens sobre um mesmo tema, facilitando a descoberta de conteúdo relevante por parte dos usuários.  Aqui estão alguns pontos essenciais sobre o uso de hashtags: Relevância das Hashtags Segmentação do Público:  Utilizar hashtags adequadas ajuda a direcionar seu conteúdo para pessoas com interesses específicos. Por exemplo, se você está postando sobre saúde, hashtags como  #medicina  e  #saúde  podem atrair estudantes e profissionais da área, aumentando o engajamento e a visibilidade do seu post. Por que essas hashtags?  Todas as hashtags sugeridas estão diretamente relacionadas ao seu produto e aos benefícios que ele oferece, garantindo que seu conteúdo seja relevante para o público-alvo. Proporção das Hashtags Hashtags Muito Usada...

Marketing Mix de Serviços (8Ps)

Os 8Ps de marketing de serviços As bases de marketing, quando criadas, buscavam dentro da amplitude de atuação, definir elementos que demonstrassem todo o seu vasto campo em premissas que pudessem sintetizar de forma rápida e clara todo um sistema. Para isso, surgiram os 4 famosos P’s de marketing, todos derivados de definições de palavras inglesas que foram adaptadas para as línguas dos mais diversos mercados. Assim sendo, os 4P’s são: Place, Price, Promotion and Product. Com a tradução para a língua portuguesa, obtivemos os famosos: Praça – ou localidade onde serão inseridas as ações. Esta poderá ser dividida em região satélite ou principal, e secundárias; Preço – ação realizada frente a questão da prática de agregar um valor monetário a algo, ou seja, atribuir um valor àquilo que estará sendo disponibilizado ao mercado; Promoção – ações promocionais que estarão incidindo sobre certo produto e/ou serviço, de forma a estimular a sua comercialização ou divulgação; Produto – ...