Depois do levantamento de
todas as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que impactam direta ou
indiretamente no negócio, como já vimos chamado de análise de mercado, é
necessário elaborar a Análise SWOT, na qual nos permite analisar a situação
atual da organização e entender suas possibilidades futuras.
Foi Kenneth Andrews (apud Ghemawat, 2000) que
desenvolveu a análise SWOT em 1971, provavelmente a ferramenta mais utilizada
para a formulação de estratégia.caso voce não tenha feito essa primeira parte, recomendo que venha até esse texto para entender como fazer - http://cafecomw.blogspot.com/2013/03/analise-de-mercado.html
A sigla SWOT vem do acrônimo
das palavras em inglês strengths, weaknesses,
opportunities and threats, ou seja, pontos fortes, pontos fracos,
oportunidades e ameaças.
Conforme Polizei (2005, p. 34),
“na análise SWOT, todos os pontos são colocados em confronto e o planejador
pode ter uma ideia mais ampla do conceito a ser definido no plano e as
implicações do seu lançamento”. Seu objetivo é detectar pontos fortes e fracos,
com a finalidade de tornar a empresa mais eficiente e competitiva, corrigindo
assim suas deficiências.
A análise do
ambiente de marketing é composta pela avaliação dos seguintes pontos:
1) variáveis Controláveis (Microambientais), composto do ambiente interno ou próximo a empresa, no qual identificamos as FORÇAS E FRAQUEZAS;
2) variáveis não controláveis (macroambientais) composto do ambiente externo a empresa, no qual identificamos as AMEAÇAS E OPORTUNIDADES.
Voce pode ver o vídeo resumo aqui - https://www.youtube.com/watch?v=zp6E3fy3ZSk
1) variáveis Controláveis (Microambientais), composto do ambiente interno ou próximo a empresa, no qual identificamos as FORÇAS E FRAQUEZAS;
2) variáveis não controláveis (macroambientais) composto do ambiente externo a empresa, no qual identificamos as AMEAÇAS E OPORTUNIDADES.
Voce pode ver o vídeo resumo aqui - https://www.youtube.com/watch?v=zp6E3fy3ZSk
Quando realizada em formato
matriz deve sempre feita em quadrantes, ou seja, em quatro quadrados iguais. Em
cada quadrado são registradas as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades
para a implantação do negócio.
Porém isso não é uma regra, depende de como e onde vai exibir essa informação, pode ser adotado tópicos, tabelas, colunas, o importante é ter a informação transmitida de forma clara e legível.
Porém isso não é uma regra, depende de como e onde vai exibir essa informação, pode ser adotado tópicos, tabelas, colunas, o importante é ter a informação transmitida de forma clara e legível.
FORÇAS
São as vantagens oferecidas em relação aos seus concorrentes: |
1. Qual a principal vantagem competitiva? |
2. Qual nível de conhecimento no segmento? |
3. Quais recursos e tecnologias disponíveis? |
4. Qual diferencial oferecido para o seu cliente? |
5. O que é feito de melhor e com menor esforço? |
FRAQUEZAS |
Fatores que impedem resultados potencialmente melhores, quais desvantagens perante seus concorrentes: |
1. Como é a qualificação das pessoas da organização? |
2. Qual motivo contribui para perda de vendas? |
3. Quais as reclamações constantes sobre a organização? |
4. Qual o
principal gargalo operacional? |
OPORTUNIDADES |
Brechas de mercado e soluções para nichos, o que é comum ao mercado mas que sua empresa pode aproveitar: |
1. Quais problemas sem solução satisfatória no mercado? |
2. Quais são as dificuldades que os concorrentes vão ter para superar? |
3. Quais influências sociais, políticas podem ser favoráveis? |
4. Quais novas tecnologias podem ser favoráveis ao negócio? |
AMEAÇAS |
Fatores externos que podem reduzir potencial da empresa, o que é comum para todas as empresas que pode prejudicar o desempenho do setor: |
1. Como a organização é afetada em oscilações econômicas? |
2. Velocidade de adaptação a novas tecnologias? |
3. Como lida com a legislação e regulação do setor? |
4. Mudanças
culturais que impactam a organização? |
SWOT CRUZADA
Nesta parte voce deve cruzar as informações das análises realizadas objetivando adotar as estratégias de acordo com sua análise.
FORÇA X OPORTUNIDADE
Área de domínio da empresa, na qual usamos habitualmente a Estratégia Ofensiva: (quanto uma força ajuda na possibilidade de um oportunidade acontecer) -
Ação: CAPITALIZAR - nesta parte voce vai investir em que ponto de sua força para aproveitar as oportunidades
AMEAÇA X FORÇAS
Área de risco defensável, na qual utilizamos a Estratégia de Confronto: (como as forças do seu negócio podem minimizar a chance das ameaças ocorrer)
Ação: MONITORAR - o que deve ser monitorado das ameaças para que não venha perder mercado
FRAQUEZA X OPORTUNIDADE
Área de Possibilidade de mudança, sendo sugerido aplicar a Estratégia de Reforço: (diminuir os impactos das fraquezas que impedem a oportunidade ocorrer)
Ação: MELHORAR - o que vai melhorar de suas fraquezas para aproveitar as oportunidades identificadas.
AMEAÇA X FRAQUEZA
Área de risco de mercado, na qual caberia a Estratégia de Defesa: (minimizar a chance de uma fraqueza fazer com que uma ameaça se torne realidade) -
Ação: ELIMINAR - quais fraquezas irá eliminar para reduzir as ameaças.
Nesta parte voce deve cruzar as informações das análises realizadas objetivando adotar as estratégias de acordo com sua análise.
FORÇA X OPORTUNIDADE
Área de domínio da empresa, na qual usamos habitualmente a Estratégia Ofensiva: (quanto uma força ajuda na possibilidade de um oportunidade acontecer) -
Ação: CAPITALIZAR - nesta parte voce vai investir em que ponto de sua força para aproveitar as oportunidades
AMEAÇA X FORÇAS
Área de risco defensável, na qual utilizamos a Estratégia de Confronto: (como as forças do seu negócio podem minimizar a chance das ameaças ocorrer)
Ação: MONITORAR - o que deve ser monitorado das ameaças para que não venha perder mercado
FRAQUEZA X OPORTUNIDADE
Área de Possibilidade de mudança, sendo sugerido aplicar a Estratégia de Reforço: (diminuir os impactos das fraquezas que impedem a oportunidade ocorrer)
Ação: MELHORAR - o que vai melhorar de suas fraquezas para aproveitar as oportunidades identificadas.
AMEAÇA X FRAQUEZA
Área de risco de mercado, na qual caberia a Estratégia de Defesa: (minimizar a chance de uma fraqueza fazer com que uma ameaça se torne realidade) -
Ação: ELIMINAR - quais fraquezas irá eliminar para reduzir as ameaças.
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Gente olha o que eu descobri, acho que isso vai te ajudar muito sobre marketing: acesse cafécomW - dominemarketing