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Estratégias de Análise SWOT



Depois do levantamento de todas as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que impactam direta ou indiretamente no negócio, como já vimos chamado de análise de mercado, é necessário elaborar a Análise SWOT, na qual nos permite analisar a situação atual da organização e entender suas possibilidades futuras.
Foi Kenneth Andrews (apud Ghemawat, 2000) que desenvolveu a análise SWOT em 1971, provavelmente a ferramenta mais utilizada para a formulação de estratégia.

caso voce não tenha feito essa primeira parte, recomendo que venha até esse texto para entender como fazer - http://cafecomw.blogspot.com/2013/03/analise-de-mercado.html





A sigla SWOT vem do acrônimo das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities and threats, ou seja, pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
Conforme Polizei (2005, p. 34), “na análise SWOT, todos os pontos são colocados em confronto e o planejador pode ter uma ideia mais ampla do conceito a ser definido no plano e as implicações do seu lançamento”. Seu objetivo é detectar pontos fortes e fracos, com a finalidade de tornar a empresa mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências.

A análise do ambiente de marketing é composta pela avaliação dos seguintes pontos: 
 1) variáveis Controláveis (Microambientais), composto do ambiente interno ou próximo a empresa, no qual identificamos as FORÇAS E FRAQUEZAS;
 2) variáveis não controláveis (macroambientais) composto do ambiente externo a empresa, no qual identificamos as AMEAÇAS E OPORTUNIDADES.

Voce pode ver o vídeo resumo aqui - https://www.youtube.com/watch?v=zp6E3fy3ZSk


Quando realizada em formato matriz deve sempre feita em quadrantes, ou seja, em quatro quadrados iguais. Em cada quadrado são registradas as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades para a implantação do negócio.
Porém isso não é uma regra, depende de como e onde vai exibir essa informação, pode ser adotado tópicos, tabelas, colunas, o importante é ter a informação transmitida de forma clara e legível.


FORÇAS


São as vantagens oferecidas em relação aos seus concorrentes:
1. Qual a principal vantagem competitiva?
2. Qual nível de conhecimento no segmento?
3. Quais recursos e tecnologias disponíveis?
4. Qual diferencial oferecido para o seu cliente?
5. O que é feito de melhor e com menor esforço?

FRAQUEZAS
Fatores que impedem resultados potencialmente melhores, quais desvantagens perante seus concorrentes:
1. Como é a qualificação das pessoas da organização?
2. Qual motivo contribui para perda de vendas?
3. Quais as reclamações constantes sobre a organização?
4. Qual o principal gargalo operacional?

OPORTUNIDADES

Brechas de mercado e soluções para nichos, o que é comum ao mercado mas que sua empresa pode aproveitar:
1. Quais problemas sem solução satisfatória no mercado?
2. Quais são as dificuldades que os concorrentes vão ter para superar?
3. Quais influências sociais, políticas podem ser favoráveis?
4. Quais novas tecnologias podem ser favoráveis ao negócio?

AMEAÇAS
Fatores externos que podem reduzir potencial da empresa, o que é comum para todas as empresas que pode prejudicar o desempenho do setor:
1. Como a organização é afetada em oscilações  econômicas?
2. Velocidade de adaptação a novas tecnologias?
3. Como lida com a legislação e regulação do setor?
4. Mudanças culturais que impactam a organização?

SWOT CRUZADA
Nesta parte voce deve cruzar as informações das análises realizadas objetivando adotar as estratégias de acordo com sua análise.

FORÇA X OPORTUNIDADE
Área de domínio da empresa, na qual usamos habitualmente a Estratégia Ofensiva: (quanto uma força ajuda na possibilidade de um oportunidade acontecer) - 
Ação: CAPITALIZAR - nesta parte voce vai investir em que ponto de sua força para aproveitar as oportunidades

AMEAÇA X FORÇAS
Área de risco defensável, na qual utilizamos a Estratégia de Confronto: (como as forças do seu negócio podem minimizar a chance das ameaças ocorrer) 
Ação: MONITORAR - o que deve ser monitorado das ameaças para que não venha perder mercado

FRAQUEZA X OPORTUNIDADE
Área de Possibilidade de mudança, sendo sugerido aplicar a Estratégia de Reforço: (diminuir os impactos das fraquezas que impedem a oportunidade ocorrer) 
Ação: MELHORAR - o que vai melhorar de suas fraquezas para aproveitar as oportunidades identificadas.

AMEAÇA X FRAQUEZA
Área de risco de mercado, na qual caberia a Estratégia de Defesa: (minimizar a chance de uma fraqueza fazer com que uma ameaça se torne realidade) - 
Ação: ELIMINAR - quais fraquezas irá eliminar para reduzir as ameaças.

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