Pular para o conteúdo principal

Estratégias de Análise SWOT



Depois do levantamento de todas as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que impactam direta ou indiretamente no negócio, como já vimos chamado de análise de mercado, é necessário elaborar a Análise SWOT, na qual nos permite analisar a situação atual da organização e entender suas possibilidades futuras.
Foi Kenneth Andrews (apud Ghemawat, 2000) que desenvolveu a análise SWOT em 1971, provavelmente a ferramenta mais utilizada para a formulação de estratégia.

caso voce não tenha feito essa primeira parte, recomendo que venha até esse texto para entender como fazer - http://cafecomw.blogspot.com/2013/03/analise-de-mercado.html





A sigla SWOT vem do acrônimo das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities and threats, ou seja, pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
Conforme Polizei (2005, p. 34), “na análise SWOT, todos os pontos são colocados em confronto e o planejador pode ter uma ideia mais ampla do conceito a ser definido no plano e as implicações do seu lançamento”. Seu objetivo é detectar pontos fortes e fracos, com a finalidade de tornar a empresa mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências.

A análise do ambiente de marketing é composta pela avaliação dos seguintes pontos: 
 1) variáveis Controláveis (Microambientais), composto do ambiente interno ou próximo a empresa, no qual identificamos as FORÇAS E FRAQUEZAS;
 2) variáveis não controláveis (macroambientais) composto do ambiente externo a empresa, no qual identificamos as AMEAÇAS E OPORTUNIDADES.

Voce pode ver o vídeo resumo aqui - https://www.youtube.com/watch?v=zp6E3fy3ZSk


Quando realizada em formato matriz deve sempre feita em quadrantes, ou seja, em quatro quadrados iguais. Em cada quadrado são registradas as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades para a implantação do negócio.
Porém isso não é uma regra, depende de como e onde vai exibir essa informação, pode ser adotado tópicos, tabelas, colunas, o importante é ter a informação transmitida de forma clara e legível.


FORÇAS


São as vantagens oferecidas em relação aos seus concorrentes:
1. Qual a principal vantagem competitiva?
2. Qual nível de conhecimento no segmento?
3. Quais recursos e tecnologias disponíveis?
4. Qual diferencial oferecido para o seu cliente?
5. O que é feito de melhor e com menor esforço?

FRAQUEZAS
Fatores que impedem resultados potencialmente melhores, quais desvantagens perante seus concorrentes:
1. Como é a qualificação das pessoas da organização?
2. Qual motivo contribui para perda de vendas?
3. Quais as reclamações constantes sobre a organização?
4. Qual o principal gargalo operacional?

OPORTUNIDADES

Brechas de mercado e soluções para nichos, o que é comum ao mercado mas que sua empresa pode aproveitar:
1. Quais problemas sem solução satisfatória no mercado?
2. Quais são as dificuldades que os concorrentes vão ter para superar?
3. Quais influências sociais, políticas podem ser favoráveis?
4. Quais novas tecnologias podem ser favoráveis ao negócio?

AMEAÇAS
Fatores externos que podem reduzir potencial da empresa, o que é comum para todas as empresas que pode prejudicar o desempenho do setor:
1. Como a organização é afetada em oscilações  econômicas?
2. Velocidade de adaptação a novas tecnologias?
3. Como lida com a legislação e regulação do setor?
4. Mudanças culturais que impactam a organização?

SWOT CRUZADA
Nesta parte voce deve cruzar as informações das análises realizadas objetivando adotar as estratégias de acordo com sua análise.

FORÇA X OPORTUNIDADE
Área de domínio da empresa, na qual usamos habitualmente a Estratégia Ofensiva: (quanto uma força ajuda na possibilidade de um oportunidade acontecer) - 
Ação: CAPITALIZAR - nesta parte voce vai investir em que ponto de sua força para aproveitar as oportunidades

AMEAÇA X FORÇAS
Área de risco defensável, na qual utilizamos a Estratégia de Confronto: (como as forças do seu negócio podem minimizar a chance das ameaças ocorrer) 
Ação: MONITORAR - o que deve ser monitorado das ameaças para que não venha perder mercado

FRAQUEZA X OPORTUNIDADE
Área de Possibilidade de mudança, sendo sugerido aplicar a Estratégia de Reforço: (diminuir os impactos das fraquezas que impedem a oportunidade ocorrer) 
Ação: MELHORAR - o que vai melhorar de suas fraquezas para aproveitar as oportunidades identificadas.

AMEAÇA X FRAQUEZA
Área de risco de mercado, na qual caberia a Estratégia de Defesa: (minimizar a chance de uma fraqueza fazer com que uma ameaça se torne realidade) - 
Ação: ELIMINAR - quais fraquezas irá eliminar para reduzir as ameaças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um Mapa de Empatia

Um mapa de empatia é uma ferramenta visual que ajuda a entender e mapear as emoções, pensamentos, necessidades e experiências de um público-alvo específico. Ele é frequentemente usado no campo do design thinking, marketing e desenvolvimento de produtos para criar empatia com os usuários e clientes, o que ajuda a tomar decisões mais informadas e criar soluções mais centradas no usuário. Aqui está uma explicação passo a passo de como criar um mapa de empatia: Defina o público-alvo: Comece identificando o grupo de pessoas que você deseja entender melhor. Isso pode ser seus clientes, usuários de um produto específico ou qualquer grupo de interesse relevante. Nomeie o mapa: Dê um nome ao mapa de empatia para que todos saibam qual público ele representa. Preencha as seções: O que eles veem: Nesta seção, você deve se perguntar o que seu público-alvo vê no ambiente ao seu redor. Isso inclui objetos, pessoas, tecnologia, etc. Por exemplo, se você está projetando um aplicativo de saúde, seu p...

como fazer um Plano de Negócios de forma simples

  Por Wagner Gonsalez Descubra como criar um plano de negócios eficiente para impulsionar o sucesso do seu pequeno empreendimento. Este guia abrangente irá orientá-lo desde a introdução do tema até a conclusão, passando pelas etapas essenciais, análise de mercado, estratégia de marketing e plano financeiro. Conceitos Iniciais e Objetivos A arte estará na maneira de como o empreendedor irá traduzir esses passos realizados racionalmente para um documento que simbolize e explore as potencialidades de seu negócio, assim como também os riscos específicos a esse mesmo negócio. Esse é o OBJETIVO de um bom plano de negócios: que seja um instrumento que o empreendedor utilize para expor suas ideias, em uma linguagem simples que os leitores entendam, e, com o foco de mostrar efetividade e possibilidade de sucesso em seu negócio. Veja o modelo completo aqui