A
Acordos vinculados acordos
em que os fabricantes de uma marca forte às vezes vendem para os revendedores
apenas se estes trabalharem com outros produtos da linha, ou mesmo com a linha
toda.
Adaptação de comunicação adaptação
dos programas de comunicação a cada mercado local.
Adaptação de produto modificação
de um produto para atender às condições ou às preferências locais.
Adaptação de produto/comunicação adaptação tanto do produto como da comunicação ao mercado
local.
Administração de marketing a
arte e a ciência da escolha de mercados-alvo e da captação, manutenção e
fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um
valor superior para o cliente.
Alianças e programas de afiliação quando empresas virtuais trabalham juntas, uma anunciando a
outra.
Ameaça ambiental desafio
imposto por uma tendência ou um evento desfavorável que acarretaria a
deterioração das vendas ou do lucro.
Ampliação da linha extensão
de uma linha de produtos de uma empresa para além da faixa atual.
Análise conjunta método
para obter os valores de utilidade que os consumidores associam a níveis
variáveis dos atributos de um produto.
Análise da lucratividade do cliente (ALC)
meio de avaliar e classificar a lucratividade do cliente com o emprego de
técnicas de contabilidade, como o custeio baseado em atividade (ABC).
Análise de cenário desenvolvimento
de uma representação plausível do possível futuro de uma empresa, tendo como
base diversas suposições sobre as forças que impulsionam o mercado e as
diferentes incertezas a ele inerentes.
Análise de desempenho em relação ao atendimento aos clientes desempenho da empresa, ano após ano, em algumas avaliações que
têm como base os clientes.
Análise de desempenho para os interessados monitoramento da satisfação das várias entidades que têm
interesse e causam impacto no desempenho da empresa.
Análise de oportunidade de mercado (AOM)
sistema usado para determinar a atratividade e a probabilidade de sucesso de
uma oportunidade.
Análise de ponto de equilíbrio meio pelo qual a gerência estima quantas unidades do produto a
empresa precisa vender para cobrir os custos, dada determinada estrutura de
preços e custos.
Análise de preço líquido análise
que compreende o preço de tabela do produto de uma empresa, o desconto médio
aplicado e o gasto com promoções e publicidade cooperativa para se chegar ao
preço real do produto.
Análise de risco método
pelo qual se fazem estimativas para cada variável que afete a lucratividade; é
calculada uma distribuição da probabilidade da taxa de retorno, que mostra o
intervalo de possíveis taxas de retorno e suas probabilidades.
Análise de valor para o cliente técnica para descobrir as forças e as fraquezas da empresa em
relação aos vários concorrentes.
Análise de variação das vendas meio pelo qual se mede a contribuição relativa de diferentes
fatores para um desvio no desempenho das vendas.
Análise de vendas meio
pelo qual se medem e avaliam as vendas reais em relação às metas de vendas.
Anúncios relacionados a busca anúncios
em que os termos de pesquisa são usados como referência para os interesses de
consumo do usuário, e links relevantes são listados ao lado dos resultados da
busca.
Aprendizagem mudanças no
comportamento de uma pessoa resultantes da experiência.
Assessoria de imprensa tarefa
de assegurar espaço editorial — em oposição a espaço pago — na imprensa e na
mídia eletrônica, com vistas a promover ou divulgar um produto ou serviço.
Associações de marca todos
os pensamentos, sentimentos, percepções, imagens, experiências, crenças,
atitudes etc. ligados ao nó de marca.
Atenção seletiva processo mental em que a pessoa filtra alguns estímulos e dá
maior atenção a outros.
Atitude avaliações,
sentimentos e tendências de ação duradouros, favoráveis ou não, a algum objeto
ou ideia.
Auditoria de marca uma
série de procedimentos para avaliar a saúde de uma marca, desvendar suas fontes
de brand equity e sugerir maneiras de aprimorá-lo e estimulá-lo.
Auditoria de marketing exame
abrangente, sistemático e independente e periódico do ambiente, dos objetivos,
das estratégias e das atividades de marketing de uma empresa ou unidade de
negócios de.
Avaliação de marca estimativa
do valor dos ganhos de hoje ou no fluxo de caixa que se espera seja gerado pela
marca no futuro.
B
Banco de dados informações
completas sobre o produtos e serviços comprados pelos clientes; volumes, preços
e lucros anteriores, entre outras.
Banco de dados de clientes conjunto
de dados abrangentes sobre clientes atuais ou potenciais, atualizado, acessível
e prático para fins de marketing.
Banners pequenas
caixas retangulares contendo texto e às vezes uma imagem para promover uma
marca.
Benefício central serviço
ou benefício fundamental que o cliente está realmente comprando
Bens de capital bens
de longa duração que facilitam o desenvolvimento ou o gerenciamento do produto
acabado.
Bens de compra comparados bens
que o cliente, durante o processo de seleção e compra, caracteristicamente compara
em termos de adequação, qualidade, preço e modelo.
Bens de conveniência bens
que o consumidor compra com frequência, imediatamente e com um mínimo de
esforço.
Bens de especialidade bens
com características singulares ou identificação de marca pelos quais um número
suficiente de compradores está disposto a fazer um esforço extra de compra.
Bens não-procurados bens
que o consumidor não conhece ou normalmente não pensa em comprar, como
detectores de fumaça.
Brand equity avaliação
subjetiva e intangível que o cliente faz da marca acima e além do valor
percebido objetivamente.
Brand equity baseado no cliente efeito diferencial que o conhecimento de marca exerce na
resposta do consumidor ao marketing dessa marca.
Branding dotar produtos
e serviços com o poder de uma marca.
Branding interno atividades
e processos que ajudam a informar e inspirar funcionários.
C
Cadeia de valor da marca maneira
estruturada de avaliar as fontes e os resultados do brand equity, bem como a forma
pela qual as atividades de marketing criam o valor da marca.
Canais de comunicação pessoal duas
ou mais pessoas comunicando-se diretamente uma com a outra, seja pessoalmente
— em forma de diálogo ou de exposição para uma plateia —, seja
pelo telefone ou por e-mail.
Canais de marketing conjuntos
de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar um produto
ou serviço para o uso ou consumo.
Canais híbridos uso
de múltiplos canais de distribuição para chegar aos consumidores em um
determinado mercado.
Canal de marketing convencional formado por um fabricante independente, atacadista(s) e
varejista(s).
Canal de nível zero (canal de marketing direto)
fabricante que vende diretamente ao consumidor final.
Classes sociais divisões
relativamente homogêneas e duradouras de uma sociedade.
Cliente lucrativo pessoa,
família ou empresa que, ao longo do tempo, rende um fluxo de receita que excede
por uma margem aceitável o fluxo de custos de atração, venda e atendimento
relativos a ele.
Codificação refere-se a
como e onde as informações é armazenada na memória.
Competência central atributo
que (1) é uma fonte de vantagem competitiva, uma vez que contribui de maneira
significativa para os benefícios percebidos pelos clientes; (2) tem aplicações
em uma grande variedade de mercados; (3) é difícil de se imitada pelos
concorrentes.
Compra organizacional processo
de tomada de decisão pelo qual as organizações estabelecem a necessidade de compra
de produtos e serviços, bem como identificam, avaliam e escolhem, entre as
marcas e os fornecedores disponíveis, qual a melhor opção.
Comunicação integrada de marketing (CIM)
conceito de planejamento de comunicação de marketing que reconhece o valor
agregado de um plano abrangente.
Comunicações de marketing meios
pelos quais as empresas tentam informar, persuadir e lembrar os clientes —
direta ou indiretamente — das marcas que vendem.
Confiabilidade mensuração
da probabilidade de um produto não quebrar ou apresentar defeitos durante
determinado período.
Conflito de canal quando
as ações de um membro impedem que o canal atinja seu objetivo.
Conscientização de marca capacidade
dos consumidores de identificar uma marca em diferentes condições.
Contabilidade mental maneira
como os consumidores codificam, categorizam e avaliam resultados de suas
escolhas.
Contato com a marca qualquer
experiência informativa que um cliente ou um cliente potencial tem com a marca,
com a categoria do produto ou com o mercado relacionado ao produto ou serviço
da empresa.
Conteinerização colocação
dos produtos em caixas ou reboques fáceis de transferir de um meio de
transporte a outro.
Coordenação de canal quando
os membros atuam em conjunto para atingir os objetivos do canal, em oposição a seus
objetivos individuais potencialmente incompatíveis.
Crença pensamento descritivo que uma pessoa
mantém a respeito de alguma coisa.
Cultura principal
determinante dos desejos e do comportamento de uma pessoa.
Cultura corporativa a
experiência, as histórias, as convicções e as normas compartilhadas que
caracterizam uma empresa.
Curva de experiência (curva de aprendizagem)
declínio no custo médio advindo da experiência de produção acumulada.
Custeio baseado em atividade (ABC) procedimento usado para quantificar a
verdadeira lucratividade de diferentes atividades mediante a identificação de
seus custos reais.
Custo ao longo do tempo custo
da compra do produto somado ao custo de manutenção e reparo menos o valor obtido
com o descarte.
Custo médio custo por
unidade em um nível específico de produção; é igual aos custos totais divididos
pela produção.
Custo total para o cliente conjunto
de custos em que os consumidores esperam incorrer para avaliar, obter, utilizar
e descartar um produto ou serviço, incluindo os custos monetários, de tempo, de
energia física e psíquicos.
Customerização combina
a customização em massa com o marketing customizado, dando aos consumidores
autonomia para desenhar o produto e o serviço de sua escolha.
Custos fixos (custos indiretos)
custos que não variam segundo a produção ou a receita das vendas.
Custos totais soma
dos custos fixos e variáveis para qualquer nível de produção dado.
Custos variáveis custos
que oscilam em proporção direta com o nível de produção.
D
Data mining garimpagem de
dados e obtenção de uma visão atualizada de segmentos de clientes
negligenciados, tendências recentes de consumo e outras informações úteis.
Data warehouse conjunto
de dados atuais coletados, organizados e armazenados em uma central de contato
da empresa.
Database marketing processo
de construir, manter e usar os bancos de dados de clientes e outros registros
para efetuar contatos e transações e para construir relacionamentos com o
cliente.
Declaração de missão declarações
que as organizações desenvolvem para compartilhar com gerentes, funcionários e
(em muitos casos) com clientes.
Demanda da empresa participação
estimada da empresa na demanda de mercado segundo níveis alternativos de esforço
de marketing, ao longo de um determinado período.
Demanda de mercado volume
total de um produto que seria comprado por um grupo de clientes definido, em uma
área geográfica definida, em um período de tempo definido, em um ambiente de
marketing definido e sob um programa de marketing definido.
Determinação de custo-alvo dedução
da margem de lucro desejada do preço pelo qual o produto pode ser vendido, dados
seu apelo e os preços dos concorrentes.
Determinação de preço com base no valor conquista de clientes fiéis cobrando um preço relativamente
baixo por uma oferta de alta qualidade.
Determinação de preço de penetração de mercado estratégia de determinação de preços em que se aplicam preços
baixos para aumentar o volume de vendas, atraindo consumidores sensíveis a preço
e lucrando no longo prazo com a diminuição dos custos de produção.
Determinação de preço de retorno-alvo determinação do preço que renderia a taxa-alvo de ROI da
empresa.
Determinação de preços ‘alto-baixo’ o varejista cobra preços mais altos, mas realiza promoções frequentes.
Determinação de preços de mercado estabelecimento de preços pela empresa, orientando-se em grande
parte pelos preços dos concorrentes.
Determinação de preços por desempenho situação em que as empresas oferecem (1) descontos para compras
antecipadas (2) preços mais altos para compras de última hora e (3) as tarifas
mais baratas para evitar a ociosidade.
Determinação de preços por desnatamento estratégia em que os preços começam altos e são reduzidos
gradualmente com o tempo para aumentar o lucro com clientes menos sensíveis a
preço.
Diluição da marca os
consumidores deixam de associar uma marca a um produto específico ou a produtos
altamente similares ou passam a lhe dar menos importância.
Discriminação reconhecimento
de diferenças em séries de estímulos semelhantes e adaptação das respostas de acordo
com essas diferenças.
Distorção seletiva tendência
das pessoas de transformar a informação em significados pessoais e
interpretá-la de modo que se adapte a seus prejulgamentos.
Distribuição exclusiva limitação
severa do número de intermediários para manter o controle sobre o nível e a
produção dos serviços oferecidos pelos revendedores.
Distribuição intensiva colocação,
pelo fabricante, de suas mercadorias ou serviços no maior número possível de pontos-de-venda.
Distribuição seletiva utilização
de determinados intermediários que queiram comercializar um produto específico.
Diversão com a marca uso
de esportes, música, artes ou outras atividades de entretenimento para criar
brand equity.
Dumping situação em
que uma empresa cobra menos do que seus custos, ou menos do que cobra no
mercado de seu próprio país, visando entrar em um mercado ou dominá-lo.
Durabilidade mensuração da
vida operacional esperada do produto sob condições naturais ou estressantes.
E
e-business uso de meios e
plataformas eletrônicos para conduzir os negócios de uma empresa.
e-commerce comércio
eletrônico; a empresa ou o site realiza ou facilita a venda de produtos e
serviços on-line.
e-marketing esforços da
empresa para informar, comunicar, promover e vender seus produtos e serviços
pela Internet.
e-purchasing compra de
produtos, serviços e informações de vários fornecedores on-line.
Elementos de marca diferentes
componentes de uma marca que podem ser registrados como propriedade e que servem
para identificar e diferenciá-la, tais como nome, logo e personagem.
Empresa global empresa
que opera em mais de um país e cujos custos lhe conferem vantagens financeiras,
de P&D, de produção, de logística e de marketing, além de uma reputação que
não está ao alcance dos concorrentes que atuam apenas localmente.
Empresas virtuais empresas
que lançaram um site sem nenhuma existência prévia como empresa tradicional.
Empresas virtuais e reais empresas
existentes que acrescentaram um site de informações e/ou e-commerce a suas operações.
Entrega qualidade com
que um produto ou serviço é entregue ao cliente.
Envolvimento do consumidor nível
de engajamento e processamento ativo do consumidor em resposta a um estímulo de
marketing.
Equipe de empreendimento grupo
interdepartamental, ou multifuncional, que tem como objetivo desenvolver um produto
ou negócio específico
Escala de probabilidade de
compra uma escala para medir as intenções de compra dos consumidores.
Escalada dos preços aumento
no preço de um produto devido aos custos adicionais para sua venda fora do
país.
Estilo visual do produto e a sensação que ele
passa ao comprador.
Estilo de vida padrão
de vida de uma pessoa expresso por atividades, interesses e opiniões.
Estratégia de marca número
e natureza de elementos de marca comuns e diferenciados aplicados aos vários
produtos vendidos pela empresa.
Estratégia plano de ação
de uma empresa para atingir suas metas.
Estratégia pull (atração) o fabricante utiliza a propaganda e a
promoção ao consumidor para induzi-lo a pedir o produto aos intermediários,
fazendo com que estes o encomendem.
Estratégia push (pressão) o uso da equipe de vendas e da promoção
dirigida ao revendedor para induzir os intermediários a expor, promover e vender
o produto aos usuários finais.
Estudos de rastreamento coleta
de informações rotineiras dos consumidores.
Extensão de categoria uso
do nome da marca-mãe para introduzir uma categoria de produto daquela por ela atendida.
Extensão de linha lançamento
de um produto novo com o mesmo nome da marca-mãe em um novo segmento de mercado
dentro de uma categoria de produto atendida pela marca-mãe.
Extensão de marca uso
de nome de marca estabelecido para a empresa lançar um produto novo.
Extensão direta lançamento
do produto no mercado internacional sem nenhuma mudança.
F
Facilidade de pedido facilidade
que o cliente encontra para fazer um pedido à empresa.
Facilidade de reparo mensuração
da facilidade de consertar um produto que funcione mal ou que deixe de
funcionar.
Família de orientação pais
e irmãos.
Família de procriação o
cônjuge e os filhos.
Fidelidade compromisso de
comprar ou recomendar repetidamente um produto ou serviço.
Força de vendas contratada representantes
comerciais, vendedores autônomos ou corretores, que recebem comissão com base
nas vendas efetuadas.
Força de vendas direta funcionários
da própria empresa que trabalham em tempo integral ou parcial.
Forma tamanho, formato ou estrutura física de um
produto.
Formulação de meta processo
de desenvolvimento de metas específicas para o período de planejamento.
G
Gerenciamento da cadeia de suprimento tentativa de suprir os insumos corretos (matérias-primas,
componentes e bens de capital), convertê-los eficientemente em produtos acabados
e despachá-los ao destinos finais.
Gerenciamento estratégico da marca desenvolvimento e implementação de atividades e programas de
marketing para criar, avaliar e gerenciar marcas, a fim de maximizar seu valor.
Gestão da qualidade total (Total Quality Management — TQM)
abordagem p que busca a melhoria contínua de todos os processos, produtos e
serviços da organização.
Gestão de relacionamento com o parceiro atividades empreendidas pela empresa para construir
relacionamentos duradouros mutuamente satisfatórios com parceiros-chave, como
fornecedores, distribuidores, agências de publicidade e institutos de pesquisa
de marketing.
Grupo de foco reunião
de seis a dez pessoas cuidadosamente selecionadas com base em determinadas
considerações demográficas e psicográficas, entre outras, para discutir vários
tópicos de interesse a fundo.
Grupo estratégico organizações
que adotam a mesma estratégia, direcionada para um mesmo mercado-alvo.
Grupos de afinidade grupos
que exercem influência direta sobre uma pessoa.
Grupos de aspiração grupos
aos quais uma pessoa espera pertencer ou gostaria de fazê-lo.
Grupos de dissociação grupos
cujos valores ou comportamento são rejeitados.
Grupos de referência todos
os grupos que exercem alguma influência direta ou indireta sobre as atitudes ou
o comportamento de uma pessoa.
Grupos primários grupos
com os quais a pessoa interage contínua e informalmente, como família, amigos,
vizinhos e colegas de trabalho.
Grupos secundários grupos
normalmente formais e que exigem menor interação contínua, como grupos
religiosos e profissionais ou associações de classe.
H
Heurística regras
básicas, ou atalhos mentais, do processo de decisão.
Heurística conjuntiva determinação,
pelo consumidor, de um nível mínimo aceitável para cada atributo e escolha da
alternativa que atenda a esse padrão.
Heurística da ancoragem e ajustamento os consumidores fazem um julgamento inicial e depois ajustam
essa primeira impressão com base em informações adicionais.
Heurística da disponibilidade os
consumidores baseiam suas previsões na rapidez e na facilidade com que
determinado exemplo de resultado lhes vem à memória.
Heurística da representatividade quando os consumidores baseiam suas previsões na
representatividade ou na semelhança de um resultado em relação a outros
exemplos.
Heurística de eliminação de aspectos situação em que o consumidor compara marcas com base em um
atributo selecionado probabilisticamente e as marcas são eliminadas se não
atingirem o nível mínimo aceitável.
Heurística lexicográfica o
consumidor escolhe a melhor marca com base no atributo percebido como mais
importante.
Hierarquia de valor para o cliente cinco níveis de produto que devem ser considerados pelo profissional
de marketing no planejamento de sua oferta ao mercado.
I
Imagem conjunto de crenças, ideias e impressões
que uma pessoa tem sobre um objeto.
Imagem de marca percepções
e crenças do consumidor, as quais dependem das associações refletidas em sua memória.
Implementação do marketing processo
que transforma planos de marketing em ações e assegura que elas sejam executadas
de maneira que se realizem os objetivos declarados no plano.
Impulso forte estímulo
interno que impele à ação.
Indicadores de marketing conjunto
de medidas que ajudam as empresas a quantificar, comparar e interpretar o desempenho
de seu marketing.
Índice de desenvolvimento de marca índice de vendas de uma marca em relação às vendas da
categoria.
Índice de penetração de mercado comparação do nível atual de demanda do mercado com o nível
potencial de demanda.
Índice de penetração de participação comparação da participação de mercado atual de uma empresa com
seu potencial de participação.
Influência pessoal efeito
que uma pessoa tem sobre a atitude ou a probabilidade de compra de outra
pessoa.
Informes publicitários anúncios
impressos que oferecem conteúdo editorial favorável à marca, muito semelhantes a
artigos de jornal e revistas.
Inovação qualquer
produto, serviço ou ideia que seja percebido por alguém como novo.
Instalação o trabalho
feito para tornar-se um produto operacional no local planejado.
Integração vertical situação
em que os fabricantes tentam controlar ou ser donos de seus intermediários.
Interstitials anúncios,
frequentemente com vídeo ou animação, que aparecem entre uma página visitada de
um site e a página seguinte que o usuário quer acessar.
Invenção à frente criação
de um produto novo para satisfazer uma necessidade em outro país.
Invenção de produto criação
de algo novo mediante o desenvolvimento de produto ou de outros meios.
Invenção retrógrada relançamento
de formatos de produtos anteriores que possam se adaptar bem às necessidades de
outro país.
J
Joint-venture empresa
cuja propriedade e controle são compartilhados por múltiplos investidores.
L
Líder de opinião pessoa
que realiza uma divulgação informal, oferecendo conselhos ou informações sobre
um produto ou categoria de produtos específicos.
Linha de marca todos
os produtos, tanto originais como extensões de linha e categoria, vendidos com
determinada marca.
Lista de mala direta de clientes uma série de nomes, endereços e números de telefones.
Logística de mercado o
planejamento, a implementação e o controle dos fluxos físicos de materiais e de
produtos finais entre os pontos de origem e os pontos de uso, com o objetivo de
atender às exigências dos clientes e de lucrar com esse atendimento.
Lucratividade direta de produto (LDP)
avaliação dos custos de manuseio de um produto do momento em que ele chega ao
depósito até a compra pelo cliente final na loja.
M
Manutenção e reparo programa
de atendimento destinado a auxiliar os clientes a manter em boas condições de funcionamento
os produtos comprados.
Marca nome, termo símbolo, desenho — ou a
combinação desses elementos — que deve identificar os bens ou serviços de uma
empresa ou um grupo de empresas e diferenciá-los dos da concorrência.
Marca de família situação
em que uma marca-mãe já está associada a diversos produtos por meio de
extensões de marca.
Marca de ingrediente forma
especial de combinação de marcas que envolve a criação de um brand equity, ou
uma identidade individual, para materiais, componentes ou peças que necessariamente
entram em produtos finais de outras marcas.
Marca original/mãe marca
preexistente que origina uma extensão de marca.
Marca própria marca
que pertence a um varejista ou atacadista, utilizada em uma linha ou variedade
de itens sob distribuição controlada ou exclusiva.
Marketing processo de
planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a
distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas
individuais e organizacionais.
Marketing de causa relaciona
as contribuições da empresa em prol de determinada causa com a disposição dos clientes
para manter transações com essa empresa e, assim, gerar receita para ela.
Marketing de pedido direto sistema
de marketing interativo que busca obter uma resposta mensurável, geralmente um
pedido do cliente.
Marketing de relacionamento construção
de relacionamentos de longo prazo mutuamente satisfatórios com partes-chave, a fim
de conquistar ou manter negócios com elas.
Marketing direto uso
de canais diretos ao consumidor para chegar ao consumidor e oferecer produtos e
serviços sem intermediários.
Marketing holístico o
desenvolvimento, o projeto e a implementação de programas, processos, com o
reconhecimento da amplitude e das interdependências envolvidas no ambiente de
marketing atual.
Marketing integrado mescla
e combinação das atividades de marketing a fim de maximizar os esforços
individuais e coletivos.
Marketing multicanal uma
única empresa utiliza dois ou mais canais de marketing para atingir um ou mais
segmentos de clientes.
Marketing social ações
de marketing realizadas por organizações sem fins lucrativos ou governamentais
para promover uma causa, como “diga não às drogas. ”
Marketing viral uso
da Internet pelas empresas para criar um efeito boca a boca para atrair a
atenção para seus sites. Envolve a transmissão de produtos, de serviços ou de
informações desenvolvidos pela empresa de um usuário para outro
Markup determinação de preços mediante a adição
de um aumento padrão ao custo de um item.
Materiais e peças bens
que entram no processo de fabricação dos produtos manufaturados.
Megamarketing estratégia
coordenada de habilidades econômicas, psicológicas, políticas e de relações
públicas que tem como finalidade ganhar a cooperação de determinado número de
participantes para poder entrar ou operar em um mercado.
Megatendências grandes
mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que se formam lentamente
e, uma vez estabelecidas, exercem influência por algum tempo, de sete a dez anos
no mínimo.
Memória de curto prazo repositório
temporário de informações.
Memória de longo prazo repositório
mais permanente de informações.
Mercado-alvo parte do
mercado disponível que a empresa decide buscar.
Mercado atendido conjunto
de consumidores que estão comprando o produto da empresa.
Mercado disponível conjunto
de consumidores que possuem renda, interesse e acesso a determinada oferta.
Mercado empresarial todas
as organizações que adquirem bens e serviços utilizados na produção de outros
produtos e serviços que serão vendidos, alugados ou fornecidos a terceiros.
Mercado institucional escolas,
hospitais, creches, presídios e outras instituições que têm como função
fornecer bens e serviços às pessoas sob sua responsabilidade.
Mercado paralelo produtos
de marca são desviados dos canais de distribuição normais ou autorizados, no
próprio país de origem ou através de fronteiras internacionais.
Mercado potencial conjunto
de consumidores que demonstram um nível de interesse sufi ciente por uma oferta
ao mercado.
Método de desenvolvimento de mercado identificação de todos os compradores potenciais em cada
mercado e uma boa estimativa de suas compras.
Microanálise de vendas exame
de produtos específicos, territórios etc. que não conseguiram produzir as vendas
esperadas.
Microsite site pequeno,
especializado, administrado e pago por um anunciante/empresa externo.
Mix de comunicações de marketing propaganda, promoção de vendas, relações públicas e assessoria
de imprensa, eventos e experiências, marketing direto e vendas pessoais.
Mix de marca conjunto de
todas as linhas de marca que um fornecedor disponibiliza aos compradores.
Mix de produtos veja
sortimento de produto.
Modelo de expectativa em relação ao valor os consumidores avaliam produtos e serviços combinando suas
crenças de marca — positivas e negativas — de acordo com sua importância.
Modelo de rede associativa modelo
que considera que a memória é formada por uma série de nós e ligações; os nós
são informações armazenadas e conectadas, e as ligações representam a
intensidade com que as informações estão associadas.
Modelos não compensatórios quando
as considerações de atributos positivos e negativos não são necessariamente comparadas.
Modismo mania
imprevisível, de curta duração, sem significado social, político e econômico.
Movimento dos consumidores movimento
organizado por cidadãos e pelo governo para reforçar os direitos e os poderes
dos compradores em relação aos vendedores.
Multitarefas fazer duas ou
mais coisas ao mesmo tempo.
O
Oferta ao mercado flexível (1)
uma solução básica, com produtos e serviços valorizados por todos os membros do
segmento e (2) opções, com produtos e serviços valorizados por alguns membros
do segmento.
Oportunidade de marketing quando
uma empresa pode lucrar ao atender às necessidades dos consumidores de determinado
segmento.
Orçamento de vendas estimativa
conservadora do volume de vendas esperado, utilizado principalmente para
decisões relativas às compras, à produção e ao fluxo de caixa.
Organização estrutura,
políticas e cultura de uma empresa.
Orientação ao cliente todos
os dados, sistemas de informações e serviços de consultoria que a empresa
oferece ao comprador.
P
Pacote misto produtos
disponíveis tanto individualmente como agrupados.
Pacote puro quando uma
empresa só oferece produtos na forma de um pacote.
Papel atividades esperadas que uma pessoa deve
desempenhar.
Partição de mercado processo
de investigação da hierarquia dos atributos que os consumidores examinam ao
escolher uma marca quando utilizam uma estratégia de decisão em etapas.
Participação de mercado atendido vendas expressas como uma porcentagem das vendas totais no
mercado atendido.
Participação de mercado relativa razão entre a participação de mercado de uma empresa e a
participação de mercado do maior concorrente.
Participação de mercado total vendas
da empresa expressas como uma porcentagem das vendas no mercado total.
Patrocínio apoio financeiro
para um evento ou atividade em troca de reconhecimento e gratidão ao
patrocinador.
Percentual de penetração do produto porcentagem de posse ou utilização de um produto ou serviço em
uma população.
Percepção processo por
meio do qual alguém seleciona, organiza e interpreta as informações recebidas
para criar uma imagem significativa do mundo.
Percepção subliminar recebimento
e processamento de mensagens subliminares que afetam o comportamento.
Personalidade traços
psicológicos distintos, que levam a reações relativamente coerentes e contínuas
a um estímulo do ambiente.
Personalidade de marca combinação
específica de características humanas que podem ser atribuídas a uma marca em
particular.
Pertencentes à categoria produtos
ou conjuntos de produtos com os quais uma marca compete e que funcionam como
seus substitutos próximos.
Pesquisa de marketing elaboração,
coleta, análise e a edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes
sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa.
Pesquisa do efeito da comunicação pesquisa que procura determinar se um anúncio está comunicando
a mensagem de maneira eficaz.
Planejamento da cadeia de demanda processo de planejamento da cadeia de suprimentos a partir do
mercado alvo.
Plano de marketing documento
escrito que resume o que o profissional de marketing sabe sobre o mercado e
indica como a empresa planeja alcançar seus objetivos, com vistas a coordenar
os esforços de marketing.
Plano de marketing estratégico estabelecimento dos mercados-alvo e da proposta de valor que
será oferecida, com base na análise das melhores oportunidades de mercado.
Plano de marketing tático especifica
as táticas de marketing, incluindo características do produto, promoção,
comercialização,
determinação de preços, canais vendas e serviços.
Poder de canal habilidade
de mudar o comportamento de membros do canal rumo a uma atitude cooperativa.
Ponto-de-venda local
onde se faz uma compra, geralmente visto como um ambiente de varejo.
Portfólio de marca conjunto
de todas as marcas e linhas da marca que uma empresa oferece a compradores de uma
categoria específica.
Potencial de mercado limite
do qual se aproxima a demanda de mercado, à medida que as despesas do setor em marketing
chegam perto de se tornarem infinitos em determinado ambiente de marketing.
Preço de transferência valor
cobrado de outra unidade da empresa para mercadorias despachadas a subsidiárias
no exterior.
Preço discriminatório venda
de um produto ou serviço por dois ou mais preços que não refletem uma diferença
proporcional de custos.
Preço justo preço cobrado
por outros concorrentes pelo mesmo produto ou por um produto semelhante
Preços baixos todos os dias (everyday low pricing — EDLP) no varejo, um preço baixo constante,
todos os dias, sem descontos temporários ou promoções.
Preços compostos taxa
fixa e taxa de utilização variável.
Preços de referência informações
sobre determinação de preço que um consumidor retém na memória ou que usa para
interpretar e avaliar um novo preço.
Previsão a arte de
antecipar aquilo que os compradores provavelmente fariam sob determinadas
condições.
Previsão de mercado demanda
de mercado correspondente ao nível de despesas do setor em marketing.
Previsão de vendas da empresa nível
esperado de vendas com base em um planejamento de marketing selecionado e em um
ambiente de marketing hipotético.
Princípio da congruência os
comunicadores podem usar sua boa imagem para reduzir algumas impressões
negativas em relação a uma marca, mas durante esse processo podem perder um
pouco da estima do público.
Processo de difusão de inovações disseminação de uma nova ideia, a partir de sua fonte de invenção
ou criação para seus usuários finais ou adotantes.
Produto ampliado produto
cujas características excedem as expectativas do cliente e o diferenciam dos
produtos dos concorrentes.
Produto básico o
que o produto é especificamente.
Produto esperado uma
série de atributos e condições que os compradores normalmente esperam ao
comprar um produto.
Produto licenciado produto
cujo nome de marca foi licenciado para outros fabricantes, que de fato o fazem.
Produto potencial todas
as ampliações e transformações a que um produto pode ser submetido no futuro.
Produtos complementares ou cativos produtos necessários para o uso de outros produtos, como
lâminas de barbear e filmes.
Profissional de marketing alguém
que busca uma resposta (atenção, compra, voto, doação) de outra parte,
denominada cliente potencial.
Programa de distribuição formação
de um sistema de marketing planejado, profissionalmente gerenciado e vertical, que
vai ao encontro das necessidades do fabricante e dos distribuidores.
Programas de frequência de compra planejados para oferecer recompensas aos clientes que compram
com frequência e/ou em grande quantidade.
Promessa de marca visão
da empresa do que a marca deve ser e realizar para os clientes.
Promoção de vendas conjunto
variado de ferramentas de incentivo, principalmente de curto prazo, destinadas
a estimular compras mais rápidas e maiores de determinados produtos ou serviços
por parte de consumidores ou do comércio.
Propaganda qualquer forma
remunerada de apresentação não pessoal e de promoção de ideias, mercadorias ou serviços
por um patrocinador identificado.
Propaganda externa exibição
de anúncios fora da casa do consumidor, em ambientes como o local de trabalho, de
lazer e de compras.
Propaganda focada em conteúdo vinculação
de anúncios não a palavras-chave, mas sim ao conteúdo de páginas Web.
Proposta de valor conjunto
de benefícios que as empresas oferecem aos clientes para satisfazer suas
necessidades.
Público qualquer grupo
que tenha um interesse real ou potencial ou algum impacto sobre a capacidade de
uma empresa de atingir seus objetivos.
Q
Qualidade de conformidade nível
no qual todas as unidades produzidas são idênticas e atendem às especificações prometidas.
Qualidade de desempenho nível
no qual as características básicas do produto operam.
Quota de vendas meta
de vendas estabelecida para uma linha de produtos, uma divisão da empresa ou um
representante de vendas.
R
Recuperação refere-se a
como a informação é extraída da memória.
Recursos atributos que
aprimoram a função básica de um produto.
Rede de entrega de valor cadeia
de suprimentos de uma empresa e as parcerias que por ela formada com
fornecedores e distribuidores para fabricar produtos e levá-los ao mercado.
Rede de marketing a
empresa e aqueles que a apoiam, com quem ela construiu relacionamentos
empresariais mutuamente compensadores.
Rede de valor sistema
de parcerias e alianças que a empresa cria para produzir, aumentar e entregar
suas ofertas.
Relações públicas (RP) variedade de programa destinados a
promover ou proteger a imagem de uma empresa ou de seus produtos.
Relações públicas de marketing publicidade e outras atividades de marketing que apoiam a
promoção de produtos e organização e construção de imagem, facilitando alcançar
as metas.
Relational equity valor
cumulativo da rede de relacionamentos que a empresa mantém com seus clientes,
parceiros, fornecedores, funcionários e investidores.
Retenção seletiva propensão
das pessoas a lembrar os pontos positivos mencionados a respeito de um produto
de que gostam e a esquecer os pontos positivos expostos a respeito dos produtos
concorrentes.
Rotatividade de cliente grande
perda de clientes.
S
Satisfação sensação de
prazer ou desapontamento resultante da comparação entre o desempenho ou
resultado percebido de um produto e as expectativas do comprador.
Seleção de mídia encontrar
a mídia mais eficaz em termos de custo para fornecer o tipo e o número de
exposições desejados ao público-alvo.
Serviço qualquer ato
ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra e
que não resulta na propriedade de nada.
Setor grupo de empresas que oferecem um produto
ou uma categoria de produtos que são substitutos próximos uns dos outros.
Setor global setor no qual
as posições estratégicas dos concorrentes nos principais mercados nacionais ou
geográficos são afetadas basicamente por suas posições globais gerais.
Sinais estímulos menores que determinam quando,
onde e como uma pessoa reage.
Sistema de apoio a decisões de marketing conjunto coordenado de dados, sistemas, ferramentas e técnicas
com software e hardware de apoio, por meio do qual uma empresa coleta e
interpreta informações relevantes provenientes dos negócios e do ambiente e as
transforma em uma base para a ação de marketing.
Sistema de canais de marketing o conjunto específico de canis de marketing utilizados por uma
empresa.
Sistema de consumo maneira
como o usuário desempenha as tarefas de obter, usar, adaptar e descartar o
produto.
Sistema de entrega de valor todas
as experiências que o cliente terá a caminho ao longo do processo de obter e usar
a oferta.
Sistema de informações de marketing (SIM)
pessoas, equipamentos e procedimentos dedicados a coletar, classificar,
analisar, avaliar e distribuir as informações necessárias de maneira precisa e
oportuna para aqueles que tomam decisões de marketing.
Sistema de inteligência de marketing conjunto de procedimentos e fontes usado por administradores
para obter informações diárias sobre eventos no ambiente de marketing.
Sistema de produto grupo
de itens diferentes, porém relacionados, que funcionam de maneira compatível.
Sistema horizontal de marketing duas ou mais empresas não relacionadas unem recursos ou
programas para explorar uma nova oportunidade de mercado.
Sistema vertical de marketing (SVM) composto pelo fabricante, atacadista(s)
e varejista(s), todos atuando como um sistema unificado.
Sistemas logísticos integrados gerenciamento de materiais, sistemas de fluxo de materiais e
distribuição física, com base na tecnologia da informação.
Sortimento de produto conjunto
de todos os produtos e itens que uma empresa põe à venda.
Status posição de uma pessoa em sua hierarquia ou
cultura.
Subcultura grupos com
valores compartilhados que surgem da experiência de vida ou de circunstâncias
especiais.
Seus membros compartilham crenças, preferências e
comportamentos.
Submarca combinação de
uma marca nova com uma marca existente.
Super-segmento conjunto
de segmentos com algumas similaridades que podem ser exploradas.
Suprimentos e serviços empresariais bens de curta duração que facilitam o desenvolvimento ou o
gerenciamento do produto acabado.
T
Telemarketing uso
de operadores de telefone para atrair novos clientes, entrar em contato com
clientes atuais, aferir o nível de satisfação ou receber pedidos.
Tendência direcionamento
ou sequência de eventos com certa força e durabilidade.
Teoria dos prospectos teoria
que preconiza que os consumidores estruturam alternativas de decisão em termos
de ganhos e perdas, segundo uma função de valor.
Transação troca de
valores entre duas ou mais partes: A dá X a B e recebe Y em troca.
Transferência no
caso de presentes, subsídios e doações a obras de caridade, A dá X a B, mas não
recebe nada em troca.
Treinamento do cliente capacitação
dos funcionários do cliente para utilizar o equipamento da maneira mais
apropriada e com eficiência.
Troca processo de obter um produto desejado em
que se oferece algo em troca.
U
Unidades estratégicas de negócios (UENs)
um negócio isolado ou um conjunto de negócios relacionados que pode ser
planejado separadamente do restante da empresa, com seu próprio grupo de
concorrentes e um gerente responsável pelo planejamento estratégico e pelo
desempenho, a quem cabe o controle da maioria dos fatores que afetam os lucros.
V
Valor do cliente ao longo do tempo valor presente do fluxo de lucros futuros que a empresa espera
obter com o cliente em compras ao longo do tempo.
Valor percebido valor
prometido na proposta de valor da empresa e percebido pelo cliente.
Valor percebido pelo cliente (VPC) diferença entre a avaliação que o cliente
potencial faz de todos os benefícios e custos relativos a um produto ou serviço
e as alternativas percebidas.
Valor total para o cliente valor
monetário de um conjunto de benefícios econômicos, funcionais e psicológicos
que os clientes esperam de determinado produto ou serviço.
Valores centrais as
crenças que embasam as atitudes e o comportamento do consumidor e determinam as
escolhas e os desejos no longo prazo.
Vantagem competitiva capacidade
de uma empresa de apresentar, em um ou mais itens, um desempenho que os concorrentes
não podem alcançar.
Vantagem de canal quando
uma empresa consegue fazer seus clientes migrar para canais de menor custo, sem
perda nas vendas ou deterioração da qualidade do serviço.
Varejo corporativo organizações
corporativas de varejo que conseguem grandes economias de escala, maior poder de
compra, maior reconhecimento de marca e funcionários mais bem treinados.
Variantes de marca linhas
específicas de marca fornecidas a um varejista ou a um canal de distribuição
específico.
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