Pular para o conteúdo principal

Filmes de marketing

Nada melhor do que aliar prazer e novos aprendizados, certo? É nisso que estávamos pensando quando preparamos este post, que traz uma lista com filmes sobre marketing que você deve assistir.
Não se iluda, manter-se atualizado não é um diferencial importante para a sua carreira profissional. É algo básico, independentemente da área de atuação.
E, como você sabe, um bom filme pode fazer muita diferença.  No caso das produções que têm o marketing como temática central, trata-se de uma excelente maneira de expandir os nossos conhecimentos sobre as abordagens possíveis nessa área, mas sem abrir mão da diversão.
Não estranhe: a relação que preparamos é eclética! Tem desde blockbusters atuais, até alguns mais antigos, porém considerados verdadeiros clássicos para quem atua nesse segmento.

1. Amor por contrato

Aí está uma história que ajuda a entender bem o poder de influência do marketing. Por isso, é considerado básico para quem atua nessa área.

O longa tem Demi More como protagonista e um enredo que diverte, mas também convida à reflexão. A pessoa tem que ser muito insensível para não se questionar sobre a sua responsabilidade na determinação das relações de consumo.
Imagine a situação: de repente, você descobre que os seus vizinhos, muito simpáticos, na verdade são atores contratados para influenciar as suas decisões de compra.
Calma, parece spolier, mas não é. O melhor do filme é acompanhar como as relações vão sendo construídas no dia a dia, que tipo de apelo pode ser mais eficiente, como as pessoas podem ser facilmente seduzidas.
E, como se trata de uma produção tipicamente hollywoodiana, claro que tem também um bom romance e a dose certa de drama.
Preste atenção em como eles são muito bons para dizer (e fazer) exatamente o que o público-alvo quer ouvir. Assim como acontece nas estratégias de marketing eficientes, eles adotam uma linguagem adequada para cada tipo de pessoa.
Enfim, é possível ter uma boa noção sobre o comportamento do consumidor —ainda que o objetivo seja fazer uma crítica ao consumismo

2. O homem que mudou o jogo


O protagonista de Moneyball (este é o título original) é Brad Pitt, que dá vida ao personagem de Billy Beane. O enredo aparentemente parece banal: treinador assume o comando de um time ruim e, com muito esforço e dedicação, consegue virar o jogo.
Você já viu essa historinha em centenas de longas-metragens, certo?
Mas colocamos esta produção na lista dos melhores filmes sobre marketing por uma boa razão: a estratégia empregada por Billy para reverter a situação pouco favorável do time de beisebol.
Sem verba para investir em grandes estrelas para a equipe, o treinador resolver apostar numa tática diferenciada, apostando suas fichas na contratação de um especialista em estatísticas.
Ele vai usar os seus conhecimentos para detectar talentos e, na hora de definir as estratégias, toma como base os dados reunidos, de forma minuciosa, sobre os adversários.
A iniciativa dá certo e o Oakland A’s consegue uma série de 20 vitórias no campeonato, recorde na Liga Americana de beisebol.
Vale a pena analisar as táticas que são usadas no treinamento da equipe, principalmente em relação ao processo de gestão de pessoas.
No decorrer da história, eles mostram que muitos dos problemas enfrentados pelas empresas podem ser resolvidos com medidas simples.
Uma delas é manter os colaboradores bem informados sobre os processos da empresa e aproximá-los das lideranças.
A principal lição de Moneyball para quem atua na área empresarial é bem clara: com um plano bem estruturado, é possível fazer algo diferente e, com isso, vencer a concorrência, mesmo que ela tenha mais estrutura.

3. Jobs

A trajetória de Steven Jobs é importante sob qualquer perspectiva, mas tem um valor ainda maior para quem atua com marketing. Afinal, os rumos da atividade seriam totalmente diferentes se ele não tivesse investido na ideia do computador pessoal.

Lembra-se daquela história de conseguir ampliar o seu repertório cultural? Então, este filme ajuda a compreender melhor como se deu a evolução tecnológica que tem marcado tanto o dia a dia de quem está à frente das estratégias das marcas.
Lançado em 2013, Jobs é estrelado por Ashton Kutcher. O ator não recebeu críticas muito positivas pela atuação, mas a verdade é que conseguiu levar para a telona muitas das características que formam a personalidade do cofundador da Apple.
Jobs foi o primeiro filme inspirado na biografia do criador do iPod. Aliás, o longa só narra a sua história até este ponto, ou seja, vai da década de 1970 até 1984.
A opção dos diretores foi mostrar que Jobs não era exatamente o gênio técnico por trás das criações, e sim o responsável por transformar as ideias “malucas” dos nerds em oportunidades comerciais.
Trata-se de uma obra-prima do cinema? Não, mas é um programa obrigatório para quem gosta de tecnologia e quer conhecer melhor os passos seguidos por Steven Jobs que, apesar de toda a controvérsia, será sempre lembrando por ser um visionário.

4. The Circle



Este é o filme mais recente da nossa lista. Lançado em 2017, conta a história de uma empresa que, vejam só, é responsável por reunir os dados das pessoas, relacionando suas informações com o serviço de email, as compras realizadas e outros detalhes da sua vida privada.
O elenco reúne Tom Hanks e Emma Watson, responsáveis por dar o tom à trama, marcada pelo suspense.
Para os profissionais de marketing, é uma boa oportunidade de refletir sobre o futuro da atividade.
O que se sabe é que teremos cada vez mais condições de entender o comportamento do consumidor, mas não há como fugir dos debates relacionados à questão da privacidade.
Voltando ao longa, há quem critique a forma como problemas tão complexos foram tratados. De qualquer forma, o que nos interessa é acompanhar de perto essas discussões.
Quem atua com marketing digital, por exemplo, precisa compreender muito bem as transformações que estão ocorrendo nas relações de consumo.

5. Do que as mulheres gostam



De 2012, o filme Do que as mulheres gostam é uma comédia sobre o universo feminino e tem como cenário principal a agência de publicidade Sloane Curtis.
Mel Gibson interpreta o diretor de criação Nick Marshall que, de repente, ganha o dom de ouvir os pensamentos das mulheres. O enredo é bem divertido, principalmente ao tratar das relações dele com Darcy Maguire (interpretada por Helen Hunt).
Ela é contratada para ajudar o publicitário, mas nem imagina que ele tem formas bem eficientes de captar as suas ideias — acredita que ele tem o dom da empatia e muita sensibilidade para entender a alma feminina.
Para os gestores de marketing, o longa deixa excelentes lições. Evidencia muito bem a importância de se definir com precisão o público-alvo (no marketing digital vamos mais fundo nisso, trabalhando com o conceito de persona).
Além disso, mostra a relevância do trabalho em equipe e, para os mais observadores, dá boas dicas de como funciona o dia a dia de uma agência de propaganda.
Como destaca o filme, parece simples, mas a abordagem do consumidor depende de atenção com diversos detalhes envolvidos na composição das mensagens.

6. À Procura da Felicidade



Se você é sensível, prepare a caixinha de lenços. “À Procura da Felicidade”, que traz Will Smith no papel principal, tem uma boa dose de drama. A história mostra a sua jornada na busca do “sonho americano”.
Para piorar a situação, tem que lidar com as sérias dificuldades financeiras ao lado do seu filho, interpretado por Christopher Smith (aliás, pai e filho na vida real).
Seria uma história até bem comum, mas os roteiristas acertaram a mão no enredo: ele mostra o personagem lidando com as dificuldades de ser um sem teto (sim, eles são despejados do apartamento e não têm dinheiro para pagar o hotel), ao mesmo tempo em que tenta se dar bem numa corretora em Wall Street.
Por que este filme está na nossa lista?
Ele é inspirador para quem tem receio de não conseguir atingir os seus objetivos. Numa palavra, perseverança é um conceito-chave para o sucesso. Mesmo em condições precárias, ele consegue se superar porque não deixa de perseguir o seu objetivo.

7. Piratas do Vale do Silício



Este longa é de 1999, mas traz importantes referências para quem quer ser bem-sucedido no ambiente empresarial.
Primeiro, porque nos ajuda a conhecer melhor as trajetórias de duas empresas que foram determinantes para a configuração atual do mercado mundial: Apple e Microsoft.
A história é contada sob a perspectiva de seus co-fundadores (Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates, Steve Ballmer, entre outros) e, como era de se esperar, há excelentes lances relacionados à rivalidade estabelecida entre as duas organizações.
É uma chance única, também, de entender como era o contexto cultural na época do lançamento dos microcomputadores. Hoje parece simples, mas houve reações à popularização dos equipamentos de uso pessoal.
Para quem se interessa por tecnologia (difícil fazer marketing hoje sem ter apreço por essa área), é muito bom ver como foram os primeiros insights para o desenvolvimento de hards e softwares que fazem parte da nossa vida, como a interface gráfica do Windows.
Inspirado nas histórias reais, o filme mostra que os líderes dessas áreas jogaram pesado para estabelecer suas posições no mercado e que não foram poucos os lances de rivalidade entre eles.
Para sua referência: Noah Wyle interpreta Steve Jobs, enquanto Bill Gates é vivido por Anthony Michael Hall.

8. A rede social



Como não ver o filme que revela os bastidores da criação do Facebook?
Hoje a empresa lidera com larga vantagem este universo das redes sociais, tão importante para as nossas estratégias de marketing e de comunicação, mas não foi fácil alcançar essa posição.
Os críticos não foram muito favoráveis ao longa, mas reconhecem que realmente é difícil retratar a complexa personalidade de Mark Zuckerberg — coube a Jesse Eisenberg a missão de interpretar a figura.
Mas é bem interessante ver como nasceu uma plataforma que tornou-se tão presente nas nossas vidas. Como é revelado no filme, a inspiração inicial de Mark Zuckerberg foi mesmo o ciúme, a vontade de ganhar algum destaque entre as garotas de Havard.
Quem diria que, a partir dessa motivação, ele conseguiria chegar num sistema que tem alterado de forma significativa as relações humanas?
Sem falar, é claro, nas boas sequências que mostram, mais uma vez, que o sucesso dessas empresas não ocorreu por acaso.
Sim, são todos gênios em suas respectivas áreas, mas souberam usar as armas necessárias para driblar a concorrência e mostrar o seu valor.

9. Chef



Para fechar nossa lista de filmes sobre marketing considerados imperdíveis, que tal uma viagem à área gastronômica?
É esta a proposta de Chef, que tem um time de primeira no elenco: Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Dustin Hoffman, John Leguizamo e Jon Favreau são os atores que dão vida aos personagens principais.
Divertido, o longa narra a história de Carl Casper que, depois de perder seu emprego no restaurante, resolve embarcar no mundo dos food trucks.
Nessa passagem, preste atenção aos embates que ele trava com o dono do restaurante. Enquanto o chef quer oferecer novas experiências para o público que frequenta o local, o proprietário (Dustin Hoffman está muito bem no papel de Riva) prefere a regularidade, ou seja, apostar no que já deu certo.
Num momento de tanta discussão sobre o que faz um empreendedor ter sucesso, é bom ver as dificuldades do personagem em entender o que move a sua carreira, se está onde deveria para ser feliz.
Em seu negócio próprio, um food truck de lanches cubanos, Carl passa a contar com a ajuda de seu filho. Além da boa dinâmica da dupla, quem trabalha com internet vai se divertir ao ver a forma como eles resolvem aproveitar a força das redes sociais.
Percy, o filho de Carl, domina bem o assunto e fica com a missão de ensinar como ele deve reagir nesse ambiente.  Com o uso das ferramentas apropriadas, ele ajuda o pai a trabalhar adequadamente a sua presença digital.
Quem trabalha com marketing digital consegue identificar as estratégias empregadas e, quem ainda não está com a mão na massa, pode ter uma boa noção de como isso funciona.

10. Obrigado por fumar



Obrigado por Fumar é um filme que trabalha com uma das indústrias que mais gerou vendas através da publicidade e do Marketing.
O filme acompanha os bastidores da indústria dos cigarros pelo ponto de vista de um lobista, Nick Naylor, que é o porta-voz das grandes empresas de cigarro.
Nick ganha a vida defendendo os direitos do fumantes nos Estados Unidos, fazendo de tudo para evitar que uma imagem negativa recaia sobre o cigarro.
O filme trabalha diversas questões interessantes como o uso de cigarros em filmes de Hollywood vendendo a imagem que os mocinhos fumam.
Algumas das melhores cenas estão nos diálogos entre Nick e seus amigos lobistas, um representando a indústria armamentista e outra a indústria do álcool. Mostrando o poder que uma boa publicidade tem para passar uma imagem positiva para um produto!

11 – Amor sem escalas (Up in the Air)

Foto promocional do filme Amor sem escalas (Up in the air) com George Clooney, Anna Kendrick e Vera Farmiga que está na lista de filmes na Netflix para quem é do mundo do marketing
“Amor sem escalas” é a história de Ryan Bingham (George Clooney), um executivo cujo trabalho é demitir outras pessoas. Ele passa a maior parte de seu tempo voando ao redor dos Estados Unidos demitindo funcionários para outras empresas.
É um bom filme para qualquer profissional ou estudante de marketing, uma vez que lida com questões de Recursos Humanos, habilidades de comunicação e problemas pessoais de um executivo. Ele também mostra como é importante olhar para o todo quando se pensa sobre a eficiência nos negócios.

12 – Rede de intrigas (Network)

Foto promocional do Rede de intrigas(Network) com Willian Holden que está na lista de filmes na Netflix para quem é do mundo do marketing
“Rede de intrigas” é um clássico da década de 1970, em que Howard Beale (Peter Finch) é um âncora de uma rede de televisão americana e é demitido pela baixa audiência de seu programa. Após anunciar que se suicidará no ar, os índices de audiência voltam a subir.
Trata-se de um filme sarcástico, com diálogos geniais, que expõem as hipocrisias do universo midiático e dos negócios. É muito à frente de seu tempo, por fazer previsões sobre a mídia moderna no século 21, tratando de reality shows antes de eles se tornarem moda no mundo inteiro.
“Rede de Intrigas” mostra muito bem sobre como o mundo do marketing e o jornalismo se juntaram cada vez mais, e levanta importantes questionamentos sobre a ética e os limites deste tipo de negócio.

13 – Wall Street: Poder e cobiça (Wall Street)

Foto promocional do filme Wall Street: Poder e cobiça(Wall Street) com Charlie Sheen e Michael Douglas que está na lista de filmes na Netflix para quem é do mundo do marketing
“Wall Street: Poder e cobiça” é a história do jovem corretor da bolsa Buddy Fox (Charlie Sheen), que quer chegar ao topo com pressa.
É mais um exemplo que mostra as armadilhas do ambiente corporativo de alta competitividade. A vida de dinheiro fácil e rápido faz com que Fox questione seus motivos e valores, uma vez que entra em conflito com sua educação de classe média.
Um filme importante para qualquer estudante de marketing ou gestão que está entrando no mundo do marketing e sonha em crescer profissionalmente em um curto espaço de tempo.

14 – As mil palavras (A thousand words)

Foto promocional do filme As mil palavras (A thousand words) com Eddie Murphy que está na lista de filmes na Netflix para quem é do mundo do marketing
“As mil palavras” é uma comédia engraçada com Eddie Murphy no papel principal. Ele interpreta um executivo que consegue os melhores negócios por meio da oratória. Um feitiço, no entanto, faz com que ele tenha que economizar suas palavras, sob um custo altíssimo.
O filme mostra, de forma descontraída, que às vezes é necessário buscar abordagens pouco convencionais para os problemas e desafios no cotidiano do mundo do marketing.

15 – Kramer vs Kramer

Foto promocional do filme As mil palavras Kramer vs. Kramer com Dustin Hoffman que está na lista de filmes para aprender Estratégias de Marketing na Netflix
Em “Kramer vs. Kramer“, Dustin Hoffman interpreta Ted Kramer, um publicitário que trabalha demais e cuja a obsessão com o seu trabalho lhe custa seu casamento.
É uma excelente reflexão para quem precisa lidar com a carreira de maneira mais equilibrada. E hoje em dia, quem não precisa?

16 – Antes só do que mal acompanhado (Planes, trains and automobiles)

Foto promocional do filme As mil palavras Antes só do que mal acompanhado(Planes trains and Automobiles) com Steve Martin que está na lista de filmes para aprender sobre o mundo do Marketing na Netflix
Para terminar com bom humor, “Antes só do que mal acompanhado” mostra a conturbada relação entre o mal humorado publicitário Neal Page (Steven Martin) com o vendedor Del Griffith (John Candy).

17 - Globalização Milton Santos - O mundo global visto do lado de cá.

O mundo global visto do lado de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, gravada quatro meses antes de sua morte. O cineasta conheceu Milton Santos em 1995, e desde então tinha planos para filmar o geógrafo. Os anos foram passando e, somente em 2001, Tendler realizou o que seria a última entrevista de Milton (que viria a morrer cinco meses depois). Baseado nesse primeiro ponto de partida o documentário procura explicar, ou até mesmo elucidar, essa tal Globalização da qual tanto ouvimos falar. O documentário percorre algumas trilhas desses caminhos apontados por Milton, vemos movimentos na Bolívia, na França, México e chegamos ao Brasil, na periferia de Brasília. Em Ceilândia, a câmera nos mostra pessoas dispostas a mudar as manchetes dos jornais que só falam da comunidade para retratar a violência local. Adirley Queiroz, ex-jogador de futebol, hoje cineasta, estudou os textos de Milton e procura novos caminhos para fugir do 'sistema' ou do Globaritarismo -- termo criado por Milton Santos para designar a nova ordem mundial.

É isso aí uma atividade na qual voce vai se divertir e aplicar o que aprendeu, o link esta aqui: 

18 - o Diabo veste Prata



Demostra o poder do mercado publicitário e a força das marcas no comportamento das pessoas. É possível ver como as pessoas  mudam seu estilo, amigos comportamentos de acordo com o ambiente em que vivem

19 - A grande Muralha

Um grupo de soldados britânicos está lutando na China e se depara com o início das construções da Grande Muralha. Eles percebem que o intuito não é apenas proteger a população do inimigo mongol e que a construção esconde na verdade um grande segredo.
É isso aí uma atividade na qual voce vai se divertir e aplicar o que aprendeu, veja o trailer aqui: 


20. Mad Men (Serie)


Com o lema “não importa o que você é ou o que quer, mas sim como você se vende”, Mad Men é uma das maiores séries de sucesso sobre o mundo do marketing e da publicidade. A história se passa nos anos 60 e conta o dia a dia dos funcionários da Sterling Cooper, uma agência de publicidade que tenta vender a ideia do “sonho americano”.
Temporadas: 7

21. The Crazy Ones (serie)

Essa série mostra a relação entre Simon Roberts, um talentoso publicitário e dono de uma agência, e sua filha, que, ao contrário pai, é totalmente focada e a responsável por livrar a empresa das enrascadas criadas por Simon. Por ser uma série de comédia, The Crazy Ones mostra a realidade de uma moderna agência de publicidade com um tom mais leve.
Temporadas: 1

22. Selfie

Selfie conta a história de uma jovem que, após ser ter um vídeo seu viralizado na internet, contrata um publicitário para mudar a sua imagem nas redes sociais. Como você pode perceber, a série ensina sobre marketing pessoal no universo online.

23. Do Que As Mulheres Gostam

Após sofrer um grave acidente, um publicitário começa a ouvir o pensamento das mulheres ao seu redor e utiliza dessa “vantagem” para se destacar no seu cargo. Um dos grandes ensinamentos desse filme é sobre entender o ponto de vista de outras pessoas, sejam elas colegas de trabalho ou clientes, para melhorar a sua prática de marketing.
Duração: 127 minutos

24. Clube da Luta

O Clube da Luta é um dos filmes mais famosos da história do cinema. Nele, um homem deprimido e viciado em fazer compras conhece um vendedor desconhecido. Após um tempo, os dois começam um clube em que homens lutam um contra os outros. Esse filme é importante para que profissionais de marketing aprendam o quanto o consumismo pode ser prejudicial e, por isso, agir com consciência em seu trabalho.
Duração: 139 minutos

25. Amor Por Contrato

Uma empresa de marketing invisível envia para uma pequena cidade uma “família perfeita”. Com o tempo, essa família começa a servir de exemplo para todas as outras, influenciando o consumo de todos na cidade. Esse filme mostra o poder da estratégia de marketing e que o “boca a boca” ainda sobrevive e funciona em alguns casos.
Duração: 96 minutos

26. Jerry Maguire: A Grande Virada

Depois de perder o emprego por defender que agentes esportivos cuidem da carreira de seus atletas de forma mais humana, Jerry Maguire perdeu todos os seus clientes exceto um jogador de futebol americano. O filme aborda a importância da gestão de marca, formas de cativar o cliente e também o quão relevante é o marketing de relacionamentos.
Duração: 138 minutos

27. Scandal

A série de Shonda Rhimes conta a história pessoal de Olivia Pope e também o dia a dia na sua agência de gestão de crise, a “Pope & Associates”. Apesar dos meios pouco ortodoxos, a série mostra como é ter que lidar com crises políticas e empresariais, ocultando tudo que não pode cair na boca da mídia.
Temporadas: 6 (até o momento)

28. O Lobo de Wall Street

Estrelado por Leonardo Dicaprio, o filme conta a história de vida de Jordan Belfort, um dos corretores da bolsa de valores dos Estados Unidos. Apesar de não expor situações vividas por um profissional de marketing, a história mostra estratégias de vendas e como trabalhar com metas e sob muita pressão.

29. Lemonade

Esse documentário mostra a vida de um publicitário recém-desempregado. Esse filme pode um choque de realidade para aqueles que idealizam que publicitários e profissionais do marketing vivem apenas no glamour.

30. Cidadão Kane

Cidadão Kane é um filme obrigatório para todos que trabalham com comunicação. Apesar de ter sido feito em 1941, a história ainda é referência como um ótimo exemplo de storytelling e de como construir uma narrativa convincente.
Duração: 119 minutos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um Mapa de Empatia

Um mapa de empatia é uma ferramenta visual que ajuda a entender e mapear as emoções, pensamentos, necessidades e experiências de um público-alvo específico. Ele é frequentemente usado no campo do design thinking, marketing e desenvolvimento de produtos para criar empatia com os usuários e clientes, o que ajuda a tomar decisões mais informadas e criar soluções mais centradas no usuário. Aqui está uma explicação passo a passo de como criar um mapa de empatia: Defina o público-alvo: Comece identificando o grupo de pessoas que você deseja entender melhor. Isso pode ser seus clientes, usuários de um produto específico ou qualquer grupo de interesse relevante. Nomeie o mapa: Dê um nome ao mapa de empatia para que todos saibam qual público ele representa. Preencha as seções: O que eles veem: Nesta seção, você deve se perguntar o que seu público-alvo vê no ambiente ao seu redor. Isso inclui objetos, pessoas, tecnologia, etc. Por exemplo, se você está projetando um aplicativo de saúde, seu p

Estratégias de Análise SWOT

Depois do levantamento de todas as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que impactam direta ou indiretamente no negócio, como já vimos chamado de análise de mercado, é necessário elaborar a Análise SWOT, na qual nos permite analisar a situação atual da organização e entender suas possibilidades futuras. Foi Kenneth Andrews (apud Ghemawat, 2000) que desenvolveu a análise SWOT em 1971, provavelmente a ferramenta mais utilizada para a formulação de estratégia. caso voce não tenha feito essa primeira parte, recomendo que venha até esse texto para entender como fazer -  http://cafecomw.blogspot.com/2013/03/analise-de-mercado.html A sigla SWOT vem do acrônimo das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities and threats , ou seja, pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Conforme Polizei (2005, p. 34), “na análise SWOT, todos os pontos são colocados em confronto e o planejador pode ter uma ideia mais ampla do conceito a ser definido no plano e as imp

Potencial de mercado

Como calcular potencial de mercado? O que empresários novos e, muitas vezes, até mesmo empresários velhos e experientes não sabem é que  existe um estudo que diz   qual é o real tamanho do mercado, qual é a verdadeira capacidade econômica que suporta  e, principalmente,  até quando é o período de expansão e quando começa o período de retração . Aqui está o Erro Número 1 das empresas que quebram e acumulam verdadeiras fortunas de dívidas: Não saber ler o mercado! Não saber que está na hora de enxugar e não continuar avançando. Saber fazer a leitura correta do mercado, não lhe dá só uma vantagem competitiva sobre os concorrentes, mas também garante a longevidade de um negócio sólido e lucrativo, permitindo que você saiba exatamente como fazer as suas metas e projeções de vendas ao longo do ano, sabendo que é possível atingir cada meta que foi estabelecida. Muitas empresas investem verdadeiras fortunas em Marketing, Publicidade, “Gurus de Vendas” e outras coisas mais. Entretanto,