Pular para o conteúdo principal

Aplicativos para plano de negócios

Negócios antes do APP

Primeiramente antes de entrar no ponto da criação do app, vamos falar de negócios. Você não cria um negócio no app, você cria um negócio e usa o app nele. Como assim? Você me pergunta;
Te respondo exemplificando. Eu vou montar uma empresa de limpeza residencial, na qual contratarei diaristas para minha faxina. Esta empresa eu irei montar pelo fato de uma experiencia pessoal ter me motivado a essa construção. Certa vez fui limpar a casa e vi que eu não tinha afinidade, logo fui procurar uma indicação, não encontrei boas indicações, fui na internet e me deparei com a falta de  garantia ou segurança da procedência da pessoa que colocaria em minha casa.
Senti a falta deste serviço, então criei (ficticiamente) a empresa Zé limpinho. Esta empresa contratava prestadores de serviço de limpeza residencial em diversos grupos diferentes de serviços (vidro, carpete de madeira, porcelanato, lavanderia, passanderia, etc). Estas pessoas eram contratadas pelo preenchimento de fichas cadastrais on line, que validavam a idoneidade do prestador de serviço, porém havia a mão de obra que não tem tanta habilidade no uso de recursos digitais, logo percebi que precisava de um escritório com uma pessoa de RH para selecionar estas pessoas, assim como um profissional de TI para cadastrar e alimentar dados de sistema, e outros profissionais administrativos... ou seja precisava de uma infraestrutura de negócios.
Nessa breve história quero aqui de forma resumida mostrar que foi preciso estudar o mercado de limpeza residencial (realizar análise macro e micro, análise SWOT deste setor), desenvolver o mix de marketing (popular 4Ps), entender como seria o estudo da capacidade produtiva, logística de leva e traz dos prestadores, processo de agendamento on line, cadastro de recebimento e pagamentos, vínculos bancários, etc....
Ou seja, precisei estudar e abrir um negócio antes de falar em desenvolver app, portanto, projetos que vão usar app, devem pensar na infra antes e não apenas... vou fazer um projeto de vender limpeza por app....isso é o fim do processo e não a razão do processo.

Inserindo APP no negócio


Agora entrando no mundo da informática e no recurso do app, vamos entender que com a evolução da internet, as empresas estão cada vez mais atentas às atualizações digitais. É perceptível que nossa experiência digital recente é marcada pelo uso da internet na telefonia móvel, principalmente na figura dos aplicativos. No entanto, os apps estão longe de ser a única das ferramentas digitais relevantes. Além disso, trazem também uma série de desafios e complicadores.
Há uns 10 anos, ninguém pensava em fazer um App, a maioria das empresas ainda estava se perguntando: Será que eu preciso de um site? E na verdade, pesquisei isso rapidamente no Google e, pra minha surpresa, essa ainda é uma dúvida muito atual.
As pessoas continuam perguntando isso em fóruns e sites especializados. Então já dá pra imaginar que essa reflexão sobre os apps também vai durar muito tempo, hoje ainda se perguntam se preciso fazer um site ou simplesmente construir uma fanpage (facebook), manter a mesma “linkada” com as redes sociais da empresa.

Um aplicativo móvel é mais um ponto de contato com o seu usuário ou consumidor (software digital aplicado em celulares para realização e tarefas, semelhante há um softwares de PC conectado a internet). Também podemos incluir que é mais uma forma de mostrar a sua informação, de colocar sua voz e seu produto para o mundo. Na linguagem de um programador, um aplicativo é mais um “front-end” da sua aplicação.
Mas para pensar se um app é importante ou não, o primeiro passo aqui é voltar realmente nesse nível: O que é um App? O que eu preciso colocar dentro dele? O que eu quero mostrar para o mundo com o meu aplicativo?
Saindo dessa parte mais conceitual, na prática, isso significa que o App não pode ser apenas um processo da sua área de TI (Ou de alguma empresa que você contratar). A sua criatividade, seu marketing, planejamento, seu design, plataforma, tudo tem que estar envolvido nesse desenvolvimento.

Os aplicativos mobile, por exemplo, estão sendo cada vez mais utilizados pelas empresas. Muitas ainda acham que é algo caro, que não traz retorno satisfatório, mas quem pesquisa e está ligado na tecnologia sabe os benefícios que eles são capazes de gerar.
Segundo a pesquisa We Are Social 2016, 91% da população brasileira nos centros urbanos possui um dispositivo móvel, ou seja, cerca de 150 milhões de pessoas.
Sabendo dessa informação não faltam motivos para se desenvolver um app, não é mesmo? Existem bilhões de usuários de smartphone no mundo. Uma pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicou que, até o fim de 2017, o Brasil tem um smartphone por habitante. Boa parte desses usuários acessa regularmente um grupo de apps que considera relevante. Na grande maioria dos casos, farão parte desse grupo alguns dos gigantes digitais, como o WhatsApp, Facebook e Instagram.
Os apps possuem um potencial muito maior do que sites mobile. Não estou dizendo aqui que você deve ter apenas um app e não ter um site responsivo.

Já vi isso como estratégia de alguns sites, em que o mobile site redireciona automaticamente para um app, o usuário não pode nem escolher ficar no site. Mas isso já é outra discussão. Os Apps possuem sim funcionalidades que não se encontra em sites móveis.
Os aplicativos móveis possuem uma infinidade de funcionalidades interessantes como Biometria, geolocalização, câmeras, sensores, realidade aumentada, jogos 3D, entre outras.
Nenhuma dessas funcionalidades existem em um website mobile e podem melhorar o seu relacionamento e influência com seus usuários, gerar mais fidelidade e fazer com que você se destaque no meio da concorrência.
Mesmo que o seu app não tenha todas essas funcionalidades, só de estar lojas de aplicativos você já garante boa parte do benefício, que é poder ser encontrado quando um usuário está buscando pela sua marca ou então por palavras relacionadas ao seu negócio. Caso você não esteja, você está deixando as oportunidades para seus concorrentes.


Seu aplicativo seria útil?

Para sobreviver frente a esse cenário, qualquer nova aplicação precisa combinar uma série de atrativos – entre eles utilidade, facilidade de acesso e, evidentemente, marketing.
Quantos apps você usa atualmente? Quantos deleta após poucos acessos? Sua ideia para criar um aplicativo precisa ser forte o bastante para fazer o seu cliente instalar o programa e mantê-lo em uso.

Seu modelo de negócios comporta um app?

Criar e gerenciar um aplicativo representa um investimento considerável. Para a concepção, você precisará de ajuda técnica (seja obtendo um treinamento no software adequado ou contratando auxílio especializado). Além disso, o app necessita de um bom suporte ao usuário, pronto para responder o cliente.
Não se esqueça das atualizações – em sistemas como Android ou iOS, em constante evolução, atualizar os programas é indispensável.

Seu aplicativo será competitivo?

É essencial que você pesquise outros aplicativos que já existem na sua área de negócios. Ao verificar os números da concorrência (quantas pessoas baixaram, usam e recomendam os apps), é possível fazer uma projeção de como o seu projeto se sairia.
Se já existem milhares de aplicações com os mesmos objetivos, talvez seja melhor mudar a estratégia então – a não ser que sua proposta vá oferecer um grande diferencial.

Conheça as alternativas

Já sabemos que criar um aplicativo não é a solução universal e que pode ser bem difícil de executar. Outras tendências recentes oferecem caminhos promissores.
Otimizar o site da sua empresa para mobile é uma ótima possibilidade, já que se trata de uma ferramenta multiplataforma (vai rodar em dispositivos diversos e em computadores).
Investir também nas redes sociais, como páginas oficiais no Facebook, Instagram, e presença no Twitter, é uma ótima pedida para expandir sua base de clientes e lidar melhor com os já fiéis.


O que fazer para ser bem aceito pelos consumidores no desenvolvimento de APP (Aplicativos)


Os principais recursos listados abaixo são funções iniciais de um APP, que devem ser confeccionados buscando os 6 resultados básicos para o recurso
Os usuários podem tirar fotos por meio do seu app e postar
Seu App pode avisar os usuários de novidades e ofertas por meio de notificações push
Seu app logado gera muitas informações sobre o usuário, tempo de uso, recorrência, navegação… e você pode fazer campanhas específicas para ele
Com o login social, você pode conhecer a rede social do seu usuário e ele mesmo pode ser um canal de divulgação do seu app.
Apps de realidade aumentada permitem que o seu consumidor experimente um produto, veja como o móvel vai ficar na sala dele e muito mais.

6 recursos básicos para seu app

1. Entregar valor aos consumidores

Valor vamos entender como (valor percebido) aquilo que o cliente sente quando adquire um produto de uma determinada empresa, pode ser uma experiência de compra como comprar chocolates na loja da MMs em Nova York , ou até mesmo um atendimento especial como a loja de calçado Zappo.

Credibilidade, engajamento e satisfação são três palavras que, unidas, podem fazer com que a sua empresa tenha ótimos resultados no mercado. Por meio de um aplicativo é possível fazer com que os clientes confiem na sua marca, que possam finalizar suas compras e divulgar sua boa experiência com amigos, colegas e familiares. Um ponto bem positivo, tendo em vista que você não precisará investir muito por isso.
Oferecer uma boa experiência aos usuários com uma comunicação de qualidade e agilidade nas demandas, satisfaz o público e, consequentemente, resulta na conquista de credibilidade. Característica importantíssima para ajudar a aumentar a divulgação orgânica (posicionamento grátis no Google)— que é o sonho e objetivo da maioria dos empresários.

2. Aumentar o alcance

A partir do momento que a sua empresa lança um aplicativo, ela passa a alcançar milhares de pessoas em qualquer lugar do mundo e a qualquer momento.
As restrições geográficas se tornam praticamente inexistentes e, por isso, o alcance é muito mais efetivo, desta maneira o deixamos cada vez mais difundidos no meio empresarial e as pessoas mais motivadas a utilizá-los. Então, criando um app — e fazendo uma boa divulgação dele, com certeza você poderá obter ótimos resultados, tendo em vista que, por meio de um app, seu negócio estará sempre online para os consumidores, o que não difere de um site ou uma fanpage.

3. Fidelizar os clientes

Tornar um cliente fiel à sua marca é um grande desafio e também é o objetivo da maioria das empresas modernas. Não é uma formula pronta ou idêntica, isso vai muito além de app, vai de encontro com diferenciação e posicionamento de marca, assim como as estratégias de negócios empregadas, mas algumas atitudes podem ajudar. A criação de um suporte rápido e um canal de relacionamento direto são bons exemplos, estes por sua vez podem ser por aplicativo mobile, whatsapp, facebook, site, etc..
Desta forma, quando uma empresa conquista a credibilidade e a confiança dos clientes, o negócio tem tudo para dar certo! A chance de conseguir transformar os consumidores em clientes fiéis e evangelizadores da sua marca são muito grande.

4. Divulgar promoções e lançamentos

A divulgação de promoções e lançamentos, por exemplo, são diretamente responsáveis pelos resultados da fidelização. Um aplicativo permite inovar e atrair os clientes de diversas formas.
Para ficar mais claro, vamos considerar o seguinte cenário: uma empresa que acabou de criar o seu aplicativo. No lançamento desse app, ela resolve oferecer aos 100 primeiros clientes que fizerem o download 30% de desconto em todos os produtos ou serviços da loja. Isso é bastante atrativo para os consumidores, sejam eles novos ou não.
O que quero dizer com isso é que, por meio de um aplicativo, é possível divulgar promoções, lançamentos e ofertas, e fazer com que os clientes passem a se interessar ainda mais pela sua empresa, aumentando o engajamento. Reitero, é possível fazer isso por outras plataformas on line, porém o foco está na demonstração de app.

5. Criar uma comunicação direta

O aplicativo pode fazer com que a sua empresa tenha mais um canal de comunicação direta e eficiente com os clientes.
Segundo pesquisa realizada pela Anatel, o crescimento do tráfego de dados móveis até 2018 deverá ser 11 vezes o atual. Isso significa que, até lá, o número de pessoas que possuirão um smartphone será muito maior.
Então, com o avanço da tecnologia e também do número de pessoas que acessam a internet via mobile, os aplicativos estão cada vez mais em alta, podendo trazer ótimos resultados para as empresas. Se a sua marca estiver no lugar certo, no momento certo, com certeza os potenciais clientes irão encontrá-la.
Com esses dados, fica claro a necessidade de manter sua empresa presente no mundo mobile. Afinal, o seu público já está lá.

6. Ter um canal de sugestões

É impossível deixarmos esse benefício de fora ao falar de aplicativos empresariais. Por meio de um app, é possível que a sua empresa crie um canal de sugestões, onde os clientes possam deixar um feedback sobre o serviço prestado por ela. O mesmo pode ser feito hoje pelo whatsapp, que é um app grátis no qual todos tem, porém ainda pode haver restrições quanto ao uso pessoal x profissional.
Em um caso de atraso de entrega, por exemplo, os clientes poderão falar diretamente com você, deixar sugestões de empresas transportadoras, rotas, pontos de referência e outras sugestões.
Nesse momento, mesmo que o feedback não tenha sido positivo, você deverá responder ao cliente e explicar com sinceridade o motivo do ocorrido. Assim, além de deixar o consumidor mais tranquilo, os outros clientes que forem procurar informações sobre o seu negócio verão que você responde as dúvidas e críticas com prontidão, e passarão a ter confiança na sua marca.
Além de todos esses motivos, investir em um aplicativo para sua empresa tem um custo relativamente baixo — se comparado aos benefícios que ele é capaz de trazer para o sucesso do seu negócio.

Como criar um aplicativo

Eu mostrei alguns benefícios de ter um app, mas é claro que também existem os custos, que podem ser financeiros ou o custo do seu tempo gasto para criar o app.
Hoje existem várias opções desde apps muito bem projetados a Apps baratos e gerados quase automaticamente por ferramentas. Olhando esse modelo mais simples, também surge a dúvida de: Será que vale a pena criar um app simples e de baixo custo?
Eu acredito que a resposta pra essa pergunta é sim. Se você não quer ou não pode investir altas quantias de tempo ou dinheiro para criar um aplicativo para o seu negócio, criar um app simples para estar presente nas app stores é uma estratégia interessante para:

1.Garantir que os seus usuários mais fiéis te encontrem quando estiverem procurando sua marca nas App Stores
2.Ter visibilidade nas App Stores e ficar na frente dos seus concorrentes
3.Já ter uma base sólida de usuários com seu app instalado para quando você quiser fazer um app mais profissional.
É bem mais fácil fazer a sua base de usuários atualizar o seu app, do que convencer todos os seus clientes e usuários a baixar o seu novo Aplicativo. Se você perder a oportunidade de ganhar esses downloads orgânicos por não ter um app, você provavelmente vai perder usuários de alta qualidade para os concorrentes que aparecerem na busca.
Por outro lado, se você já tem um aplicativo para celular como parte importante na sua estratégia e quer fazer um aplicativo de alta qualidade, pode ter que investir em uma agência de desenvolvimento de apps e gastar uma quantia razoável que pode variar entre R$10 mil a R$100 mil no desenvolvimento inicial dependendo da complexidade do projeto.
É claro que apps mais complexos ou de grandes empresas podem custar mais, mas não são o padrão. Se você pretende investir essa quantia, já é essencial também ter em mente investimentos em Mobile Marketing como em App Store Optimization, entre outras formas de divulgação para conquistar usuários e fazer valer a pena o esforço do desenvolvimento.
Em ambos os casos, seja desenvolvendo de forma rápida e barata, ou investindo em um aplicativo profissional, o que você não pode é ficar esperando um momento mágico em que você perceba que os apps dominaram o mercado.
Isso já aconteceu, porque os usuários atualmente passam mais tempo em aplicativos de celular do que na televisão ou até mesmo nos websites.
Então esse momento mágico é exatamente agora. Se você não quer chegar em um momento em que a sua concorrência já dominou o mercado de apps e você tem que correr atrás, o melhor é realmente se adiantar

Conclusão: Crie um App

Ter um aplicativo hoje é essencial. Os usuários querem ter acesso à informação da forma que eles considerarem mais fácil e interessante. Dê mais uma opção para seu usuário ter contato com você ou sua marca.
Então, embora criar um app sempre exija esforço, planejamento e desenvolvimento, fica bem claro que ele já é um ativo necessário para sua empresa. Eu acho que a decisão do “depende” realmente existe entre um app bem profissional e um app simples e barato.
Nesse caso depende sim e você deve entender qual é o momento atual do seu negócio, avaliar os custos e as oportunidades para saber o quanto deve investir atualmente. Mas de toda forma, crie o seu app. Nem que seja um app gerado por uma ferramenta, que seja basicamente o mesmo conteúdo do seu site.
Em um mundo ideal, o seu app deve oferecer muito mais do que o seu site móvel. Mas se isso ainda não é sua realidade, tenha um app para que os seus usuários engajados, seus early-adopters realmente já tenham a opção de te encontrar e baixar o app. Você terá mais um ponto de contato com esse cliente, mais visibilidade e presença na vida dele.

Autoria: Wagner Gonsalez (09/2018)


Comentários

  1. blog massa demais, quero fazer algo assim na agencia de marketing sp , recomendo a leitura desse post, muito bacana mesmo, muito bom!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gente olha o que eu descobri, acho que isso vai te ajudar muito sobre marketing: acesse cafécomW - dominemarketing

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um Mapa de Empatia

Um mapa de empatia é uma ferramenta visual que ajuda a entender e mapear as emoções, pensamentos, necessidades e experiências de um público-alvo específico. Ele é frequentemente usado no campo do design thinking, marketing e desenvolvimento de produtos para criar empatia com os usuários e clientes, o que ajuda a tomar decisões mais informadas e criar soluções mais centradas no usuário. Aqui está uma explicação passo a passo de como criar um mapa de empatia: Defina o público-alvo: Comece identificando o grupo de pessoas que você deseja entender melhor. Isso pode ser seus clientes, usuários de um produto específico ou qualquer grupo de interesse relevante. Nomeie o mapa: Dê um nome ao mapa de empatia para que todos saibam qual público ele representa. Preencha as seções: O que eles veem: Nesta seção, você deve se perguntar o que seu público-alvo vê no ambiente ao seu redor. Isso inclui objetos, pessoas, tecnologia, etc. Por exemplo, se você está projetando um aplicativo de saúde, seu p

Estratégias de Análise SWOT

Depois do levantamento de todas as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que impactam direta ou indiretamente no negócio, como já vimos chamado de análise de mercado, é necessário elaborar a Análise SWOT, na qual nos permite analisar a situação atual da organização e entender suas possibilidades futuras. Foi Kenneth Andrews (apud Ghemawat, 2000) que desenvolveu a análise SWOT em 1971, provavelmente a ferramenta mais utilizada para a formulação de estratégia. caso voce não tenha feito essa primeira parte, recomendo que venha até esse texto para entender como fazer -  http://cafecomw.blogspot.com/2013/03/analise-de-mercado.html A sigla SWOT vem do acrônimo das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities and threats , ou seja, pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Conforme Polizei (2005, p. 34), “na análise SWOT, todos os pontos são colocados em confronto e o planejador pode ter uma ideia mais ampla do conceito a ser definido no plano e as imp

Potencial de mercado

Como calcular potencial de mercado? O que empresários novos e, muitas vezes, até mesmo empresários velhos e experientes não sabem é que  existe um estudo que diz   qual é o real tamanho do mercado, qual é a verdadeira capacidade econômica que suporta  e, principalmente,  até quando é o período de expansão e quando começa o período de retração . Aqui está o Erro Número 1 das empresas que quebram e acumulam verdadeiras fortunas de dívidas: Não saber ler o mercado! Não saber que está na hora de enxugar e não continuar avançando. Saber fazer a leitura correta do mercado, não lhe dá só uma vantagem competitiva sobre os concorrentes, mas também garante a longevidade de um negócio sólido e lucrativo, permitindo que você saiba exatamente como fazer as suas metas e projeções de vendas ao longo do ano, sabendo que é possível atingir cada meta que foi estabelecida. Muitas empresas investem verdadeiras fortunas em Marketing, Publicidade, “Gurus de Vendas” e outras coisas mais. Entretanto,