Como qualquer atividade profissional, cada setor esta repleto de termos de marketing digital. Quando ficamos tentando descobrir do que os profissionais estão conversando, perdemos tempo e ficamos sem saber do que se trata.
Reuni alguns termos mais importantes do marketing digital para que você não se sinta para trás. Afinal, para obter os resultados você precisa entender do que o mercado está falando.
Você já deve estar familiarizado com alguns desses termos, pois muitos deles não são novos, mas todos são imprescindíveis para quem quer começar a entender os termos de marketing digital. Esperamos que você faça uma ótima leitura e volte aqui sempre que precisar. Vamos começar?
LISTA EM CONSTANTE EVOLUÇÃO
Análise
A análise é essencial para a
descoberta de padrões significativos no comportamento dos usuários. No que diz
respeito ao marketing digital, é possível gerar relatórios de visitantes do
site, páginas mais visitadas, origem dos acessos, avaliar tendências e desenvolver
insights relevantes para tomar decisões mais bem informadas.
API
API (acrônimo para Application
Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos) são
uma série de regras na programação de computadores, que permitem que um aplicativo
extraia informações de um serviço e use os dados coletados em sua própria
ferramenta ou em uma análise de dados. As APIs facilitam a movimentação de
dados necessários para fornecer soluções para os problemas do cliente.
É importante que você entenda o
mínimo do que são as APIs para poder incluí-las em suas estratégias quando
necessário. Por exemplo, o Facebook oferece uma API que permite integrar os
dados da rede social com a sua estratégia de marketing digital, possibilitando
a criação de anúncios mais dinâmicos com o seu público.
Automação de
Marketing
É a união de tecnologias utilizadas
com o objetivo de criar ações em escala com o objetivo de aumentar os
resultados de uma empresa. Por meio da automação de marketing você pode
identificar, acompanhar e agir de maneira personalizada com o seu público,
melhorando o relacionamento com o cliente e, consequentemente, aumentando o
número de vendas.
Algoritmo
Um algoritmo é tipo uma receita que
apresenta as etapas necessárias para a realização de uma atividade. Por
exemplo, o algoritmo dos mecanismos de pesquisa usa sequências de
palavras-chave como entrada, pesquisa no banco de dados associados às
páginas da web relevantes e retorna com os resultados.
AIDA
A sigla representa
as etapas do processo de relacionamento com o consumidor utilizado no marketing
(Atenção, Interesse, Desejo e Ação) e se baseia no comportamento humano. Essa
técnica pode ser usada desde os títulos de conteúdos até em vídeos, passando
por todos os tipos de contatos com o público.
Alt text (texto
alternativo)
É usado para
descrever uma imagem na internet. Esse texto é lido pelos motores de busca,
como o Google, sendo um fator importante de SEO. Também é exibido sempre que o
navegador não carrega a imagem.
Analytics
De modo geral, é a
informação que resulta da análise de dados ou estatísticas de um site,
plataforma, e-mail marketing, testes, entre outros. Pode se referir ao Google
Analytics, ferramenta de análise de estatísticas do Google, ou a outras
ferramentas similares.
Autoridade de página
Nível de
valorização de uma página da internet em comparação com suas concorrentes. Essa
relação ajuda a determinar o posicionamento nos resultados da busca referentes
a uma determinada palavra-chave. Os principais parâmetros usados para
determinar a autoridade de página são a quantidade e qualidade de links que
direcionam para ela.
Autoridade do
domínio
Semelhante à
autoridade de página, porém nesse caso está relacionado ao nome/domínio do site
como um todo.
Autorresponder
Sistema
automatizado de envio de mensagens, geralmente utilizado via e-mail ou
Facebook. Com um autorresponder configurado, cada lead (prospecto) que se
cadastra na sua lista de e-mails recebe uma série de e-mails automáticos
pré-programados, sem que você precise disparar a cada pessoa individualmente.
B2B
(Business-to-Business)
Um adjetivo usado para descrever
empresas que vendem para outras empresas. As indústrias que fornecem a
matéria-prima para a fabricação de automóveis são um exemplo tradicional de
B2B.
B2C (Business-to-Consumer)
Um atributo usado para descrever
empresas que vendem diretamente aos consumidores. As principais empresas B2C
são a Amazon, Apple e Nike.
Blog
Essa é a abreviação de weblog. É um
ambiente para produção de conteúdo muitas vezes em texto, mas que também
permite a publicação de imagens, vídeos e áudios. No início, o blog era usado
como um diário pessoal. Vale destacar que o Blog é um elemento essencial do
marketing, pois ele pode realizar várias iniciativas, como o aumento de tráfego
do site, autoridade no assunto e geração de leads.
Branding
Branding é o processo de criar uma
imagem da sua marca na mente dos consumidores. É uma estratégia projetada pelas
organizações para atrair e reter clientes fiéis, oferecendo um produto ou
serviço sempre alinhado com o que a marca promete.
Banner
São os tradicionais anúncios em forma
de imagem veiculados em sites, blogs ou portais de informações. Em geral, o
dono do site cobra um valor para que a empresa anunciante divulgue seus
produtos e serviços. Também pode ser usado pelo próprio dono do site para
conduzir o visitante a páginas específicas.
Base de visitantes
Número de visitantes únicos por dia
regulares em um site, ou seja, uma média de visitas diárias recebidas.
Black hat
Conjunto de práticas de SEO
consideradas antiéticas. Têm a finalidade de posicionar bem um site nas
ferramentas de busca, como o Google.
Blog
Site no qual são publicados artigos,
vídeos e imagens com regularidade, a fim de formar uma base de visitantes e
mantê-los atualizados periodicamente.
Buzz marketing
O buzz marketing é uma técnica de
marketing viral focada em maximizar o potencial boca a boca de uma determinada
campanha ou produto, seja por meio de conversas ou discussões em larga escala
nas plataformas de mídia social. Ao fazer com que os consumidores falem sobre seus
produtos e serviços, as empresas esperam aumentar sua base de conhecimento por
meio do crescimento do tráfego online, além de aumentar o lucro.
Bounce Rate
Significa a Taxa de Rejeição, em que
mostra a porcentagem de visitantes que acessam seu site e saem sem clicar ou
explorar em outras páginas. Uma taxa de rejeição alta geralmente apresenta
níveis de conversões negativas, porque ninguém fica no site por tempo
suficiente para ler o conteúdo ou converter.
Backlink
Backlink é um link de um site para
outro. Mecanismos de busca como o Google, usam o backlink como classificação,
porque quando um site é vinculado a outro, isso significa que eles acreditam
que o conteúdo é digno de reconhecimento. Os backlinks de qualidade ajudam a
aumentar a sua visibilidade nas plataformas de pesquisa.
CTA
Call-To-Action pode ser um link de
texto, um botão ao longo do conteúdo, imagem ou algum tipo de link da internet
que incentiva os visitantes do site a se tornar um lead. Alguns exemplos de CTA
são “Inscreva-se agora” ou “Baixe o material agora mesmo”. Essas frases
combinadas com um link de acesso a um material rico são importantes “iscas”
para converter um usuário em lead.
CTR
Essa é a Taxa de Cliques. Em outras
palavras, a porcentagem de seu público que clica nos links do seu site. Para
encontrar o CTR da sua página, você precisa saber o número total de cliques que
sua página recebeu, dividido pelo número de oportunidades que as pessoas
tiveram em clicar, como a quantidade de visualizações de página, por exemplo.
Lembrando que os dados devem ser relacionados aos mesmos períodos.
Contexto
Contexto é tão fundamental quanto o
conteúdo. Uma vez que veicular um conteúdo valioso requer que seja
personalizado para o público certo. À medida que os consumidores estão cada vez
mais no controle das informações que retêm, é essencial fornecer conteúdo
contextualmente relevante. Se você tem uma churrascaria, não iria querer enviar
um cupom para um jantar vegetariano para os seus clientes, não é mesmo?
CPL
Esse dado se refere ao Custo Por Lead
para a sua empresa. Isso é muito importante para o custo de aquisição do
cliente e é uma métrica que os profissionais de marketing devem ficar atentos.
Conteúdo de
crowdsourcing
Criar seu próprio conteúdo pode levar
mais tempo do que você disponibiliza. É aí que entra o crowdsourcing. Isso
permite que especialistas ou freelancers no assunto criem conteúdo para o seu
blog. Desse modo, você tem a oportunidade de publicar mais informações de
qualidade e em menos tempo.
CMS
O CMS (Sistema de Gerenciamento de
Conteúdo) é uma plataforma online que ajudam na produção, edição e
gerenciamento de um site por usuários leigos no assunto. Como é o caso do
WordPress, por exemplo, do qual disponibiliza diversos plugins interessantes
que facilitam na hora de tornar o conteúdo publicado mais indexável nos
mecanismos de busca.
CRO
Conversion Rate Optimization ou Otimização
da taxa de conversão é o processo de melhorar a conversão do site usando
técnicas de design, princípios de otimização e testes. Isso envolve a criação
de uma experiência para os visitantes do seu site com o objetivo de
convertê-los em clientes. O CRO costuma ser aplicado à otimização de sites, mas
também pode ser utilizado nas mídias sociais, CTAs e outras partes da sua
estratégia.
CAC
Custo de aquisição de cliente é
basicamente seu custo total de vendas e marketing. Para calcular o CAC, siga
estas etapas considerando um determinado período de tempo, podendo ser mensal,
trimestral ou anual.
Adicione todos os gastos com
publicidade + salários + comissões + bônus + despesas gerais. Divida pelo
número de novos clientes no período escolhido. Por exemplo, se você gastar R$
30.000 em um mês e, ao mesmo tempo tiver 100 novos clientes, seu custo de
aquisição de cliente será de R$ 300 naquele período.
CRM
O termo vem do inglês “Customer
Relationship Management” que significa Gerenciamento de Relacionamento com
Cliente. É um conjunto de sistemas que permite acompanhar todas as informações
de contato dos clientes. No entanto, essas ferramentas podem fazer outras
coisas, como rastreamento de e-mail, telefones e endereços, envio de e-mails
personalizados, agendamento de consultas e registro de todas as informações de
atendimento, além de suporte ao cliente.
CSS
CSS significa Cascading Style Sheets,
que define como serão exibidos os elementos contidos no código de uma página da
internet e é isso que dá ao site inteiro seu estilo, como cores, fontes e
imagens de fundo. Esses elementos podem afetar o humor e o tom de uma página,
tornando-a uma ferramenta incrivelmente poderosa.
Calendário
Editorial
É como um roteiro para a produção de
conteúdo, apresentando quais pautas abranger, quais personas segmentar e com
que frequência publicar para melhor apoiar sua estratégia. Manter um calendário
editorial irá mantê-lo mais organizado e mostrar todas as lacunas que você pode
ter na sua biblioteca de conteúdo. Também ajuda a garantir que você não vá
muito além dos planejamentos.
Conteúdo dinâmico
Uma forma de exibir mensagens
diferentes com base nas informações que você já conhece sobre os visitantes.
Nesse caso, você pode aplicar CTAs inteligentes, para que os usuários que
acabaram de entrar acessem uma oferta de alto nível e os que já fazem parte do
seu banco de dados vejam um conteúdo com um pouco mais de informações sobre o
seu produto ou serviço.
Conteúdo evergreen
Também conhecido como conteúdo perene
é aquele que continua a agregar valor aos leitores, independentemente de quando
seja apresentado para eles. Em outras palavras, ele pode ser referenciado,
ainda que muito tempo depois de ter sido publicado originalmente e, mesmo
assim, é valioso. Essas postagens são excelentes, devido ao valor de SEO que
eles fornecem.
Conteúdo viral
Este termo é usado para descrever um
conteúdo que se tornou muito popular na internet por conta do compartilhamento.
Muitas vezes, as pessoas não sabem que uma peça que estão criando será viral
até que ela realmente o faça, o que geralmente é lamentável se for
particularmente embaraçoso.
Conteúdo pago
São conteúdos publicados pelas
empresas por meio de qualquer mídia paga, como anúncios no Facebook (incluindo
impulsionamentos de posts), banners em sites, Google Adwords, anúncios no
Instagram ou Twitter, entre outros.
Conteúdo próprio
Conteúdo criado (ou desenvolvido por
meio de curadoria) pela própria marca para o seu público-alvo. Geralmente
consiste em posts em blogs ou posts de redes sociais, como textos, vídeos,
imagens, gifs, etc. Também entram aqui as mensagens enviadas por e-mail ou
outros canais.
Customer Centric
(CC)
(cliente no centro)? Customer
Centric, ou Cliente no Centro, em uma tradução literal do inglês para o
português, é uma estratégia que, como o nome entrega, coloca o consumidor como
o foco de todas as decisões da empresa
Customer Sucess
(CS)
(sucesso do cliente) é uma estratégia
que surgiu com as empresas de SaaS para manter seus clientes por mais tempo e
assim reter mais receita. É comprovado que empresas que conseguem maiores
receitas e crescem rapidamente possuem fortes estratégias de CS
Chatbots
Chatbots são programas de computador
que conseguem simular o atendimento humano em conversas online (via chat). Ou
seja, quando alguém interage com um chatbot, tem a impressão de estar
conversando com uma pessoa real (e não uma máquina).
Canais
São os meios pelos quais uma marca se
comunica com seu público, como e-mail, redes sociais, blogs, banners em sites
parceiros, etc.
Ciclo de venda
Tempo necessário para uma conversão
(fechamento) de venda, contando a partir do primeiro contato do prospecto com a
marca ou produto.
Consistência
Nada mais é do que a realização de
uma ação com uma frequência regular, como por exemplo a publicação de conteúdos
no blog e redes sociais. A consistência é fundamental para criar uma base de
audiência e construir relacionamento.
Conversão
A conversão é quando o usuário
executa uma ação desejada. Quando uma pessoa preencher seu formulário com o
objetivo de receber um conteúdo gratuito, é um exemplo de conversão. No
entanto, uma conversão definitiva é quando o consumidor adquire o seu produto.
Core
Como a tradução literal do termo já indica, core business refere-se à atividade principal de uma empresa.
CPM
Essa é outra maneira de pagar por
anúncios patrocinados, representando o “Custo Por Mil impressões”. Isto é, a
cada mil vezes que o anúncio é exibido, o anunciante paga uma quantia específica.
Essa alternativa de investimento faz sentido principalmente para empresas que
já têm uma estratégia de marketing bem desenvolvida e grande fluxo de
visitantes.
Criativos
Além de ser um adjetivo bem peculiar
das pessoas que têm ideias brilhantes, nesse caso, criativos são as artes de
anúncios criadas no Facebook e Instagram otimizados para a exibição em
dispositivos móveis e computadores. De qualquer forma, é sempre bom um pouco de
criatividade para criar anúncios que dêem resultado.
Design responsivo
Essa é a prática de desenvolver um
site que se adapte com o dispositivo utilizado para a visualização. Ou seja, em
vez de criar um site para cada ambiente específico, a página reconhece o
dispositivo que seu visitante está usando e gera automaticamente um design que
responde ao dispositivo em que o conteúdo está sendo visualizado, tornando os
sites sempre otimizados para telas de qualquer dimensão, seja smartphone,
tablet ou computador.
Distribuição
Forma ou meio pelo qual um produto ou
serviço é entregue ao consumidor final. No nosso contexto, a distribuição de um
produto pode ser feita por e-mail, por exemplo, caso seja um livro digital. Já
um e-commerce de produtos físicos fará a distribuição via Correios ou outro
meio de transporte.
Engajamento
Engajamento é o envolvimento e a
interação dos usuários com conteúdos das redes sociais. Em uma sociedade
em que as pessoas estão em contato com inúmeras mensagens ao longo do dia, os
consumidores estão aprendendo a filtrá-las. Uma das ações mais significativas
com relação ao engajamento atualmente são os compartilhamentos de mensagens,
por exemplo. Afinal, se a sua publicação merece ser compartilhada, é que as
pessoas estão se envolvendo com a sua marca.
E-book
Os e-books são um tipo comum de
conteúdo, geralmente para ajudar a gerar leads. Eles têm um formato mais longo
do que as postagens de blog e apresentam detalhes mais profundos sobre um tema.
E-mail marketing
O e-mail marketing tem como objetivo
promover produtos ou serviços. Também é um excelente meio para desenvolver
relacionamentos com seus clientes, uma vez que esse canal de comunicação
permite que você crie grupos específicos de contatos com o propósito de
oferecer conteúdos personalizados, o que resulta no aumento das vendas e
fidelização do cliente.
EdgeRank
Algoritmo do Facebook que determina
quais posts são relevantes o suficiente para aparecer no feed de notícias do
usuário. Leva em consideração três fatores principais: formato do post (imagem,
texto, vídeo), idade da postagem (quanto mais recente, melhor) e afinidade (se
houve interações anteriores com a fanpage).
Engajamento
No marketing digital, o termo está
relacionado às interações que os usuários têm com os conteúdos publicados por
uma marca. Pode ser medido em “likes”, comentários, respostas, cliques nos
links, etc.
Entrega
Pode-se referir tanto a mensagens
como a produtos e serviços. Quando uma mensagem (de e-mail, por exemplo) é
enviada a um potencial cliente e é recebida pelo usuário, dizemos que houve a
entrega. O mesmo vale para um serviço fornecido que é aceito pelo cliente.
Facebook
O Facebook é uma rede social com a
qual você provavelmente já está familiarizado, mas é muito mais do que apenas
uma plataforma para publicar conteúdo e conquistar seguidores. Agora você pode
utilizar as incríveis opções de segmentação disponíveis no Facebook Ads para
encontrar e atrair novos contatos para o seu site e fazer com que sejam
convertidos em leads. Contudo, você ainda vai precisar de um conteúdo
sensacional, ok?
Formulário
Local em que os visitantes da sua
página fornecem informações em troca de um conteúdo ou qualquer outra oferta. É
recomendado que você peça apenas informações realmente necessárias para
possibilitar o acompanhamento e qualificação efetiva.
Feed de notícias
Esse é um feed online com inúmeras
fontes de notícias. Por exemplo, no Facebook, o feed de notícias é a página
inicial das contas dos usuários, em que eles podem visualizar as últimas
atualizações de seus amigos. Já no Twitter, esse ambiente é chamado de timeline.
Fluxo de Trabalho
Os fluxos de trabalho são muito
poderosos para a realização de tarefas. Geralmente, incluem diagrama e regras
específicas das quais definem o fluxo entre uma atividade e a próxima. A
sequência de passos é necessária para automatizar determinados procedimentos do
seu negócio, permitindo que sejam transferidos de maneira fluida entre uma
pessoa e outra.
Funil de vendas
Funil de vendas são os estágios da
jornada de compra do seu público, dos quais podem ser topo, meio ou fundo de
funil. Cada uma das etapas afeta o comportamento do consumidor e você precisa
conhecê-lo muito bem. Por isso, a partir do seu próprio site, é possível
coletar dados e entender melhor a sua persona.
Funil de vendas
(Topo do funil)
O topo do funil
refere-se à primeira etapa da jornada de compra. Os leads nesse estágio estão
apenas identificando um problema que eles têm e estão procurando mais
informações. Dessa forma, é importante criar conteúdo útil que ajude a
identificar esse problema e a fornecer as próximas etapas em direção a uma
solução.
Funil de vendas
(Meio do funil)
Refere-se ao
estágio em que um lead entra após identificar um problema. Nessa fase, o
conteúdo pode ser um pouco mais vendedor, mas sem deixar de gerar valor. Uma
vez que ele está realizando pesquisas adicionais para encontrar uma solução.
Desse modo, estudos de caso são muito bem-vindos, desde que tragam o seu
negócio para a equação como solução para o problema que a persona busca
resolver.
Funil de Vendas
(Fundo de funil)
O fundo de funil se
refere a uma etapa da jornada de compra que os leads alcançam quando estão
prestes a se tornarem clientes da sua marca. Eles já passaram pela fase de
identificação do problema e pela busca de possíveis soluções. Agora estão muito
perto de comprar. Nesse estágio, o próximo passo é receber uma ligação de um
representante de vendas, uma demonstração ou uma consulta gratuita, dependendo
da categoria da sua empresa.
Formulário de
conversão
Campos de
informações (nome, e-mail, telefone) que podem ser preenchidos pelo visitante
de um site em troca de algum conteúdo, como um cadastro na newsletter, download
de Ebook ou acesso a uma oferta especial.
Frequência
Periodicidade com
que uma tarefa é executada, como a atualização de um blog ou as postagens de
redes sociais.
Growth hacking
A expressão não tem tradução para o
português, mas isolando as palavras “growth” (crescimento) e “hacking” (ato de
explorar brechas), dá para refletir sobre seu significado. Basicamente, growth
hacking é marketing orientado a experimentos, isto é, encontrar oportunidades
para o sucesso da sua marca e criar estratégias específicas tendo em vista os
resultados rápidos para o crescimento do negócio. Conjunto de estratégias que
buscam gerar um crescimento rápido na base de clientes. Para isso, envolve
diferentes setores e canais, testando diversas ações diferentes.
Gatilho de E-mail
Esse tipo de configuração dispara uma
mensagem a partir de uma ação tomada pelo usuário. Por exemplo, você pode
programar para que todas as pessoas que clicarem em um determinado link da sua
newsletter recebam um segundo e-mail com mais informações sobre o assunto. Os
gatilhos também podem ser usados em outras situações, como vídeos, páginas,
etc.
Google Adwords
Plataforma que permite exibir
anúncios nos resultados das pesquisas do Google (no topo ou no lado direito da
página), ou ainda em uma rede de sites parceiros. É possível segmentar os
anúncios para públicos ou palavras-chave específicas.
Hashtag
As hashtags são uma maneira da sua
marca e seus leitores interagirem entre si nas redes sociais e se comunicarem
sobre um conteúdo específico. Elas vinculam as conversas públicas do Twitter,
Facebook e Instagram em um único fluxo, em que os usuários podem acessar
através de pesquisa por hashtag, clicando em uma ou usando uma ferramenta de
monitoramento.
As hashtags em si, podem ser
definidas por uma palavra ou frase-chave, escrita sem espaços, com um sinal de
cerquilha (#) antes do termo, como #love ou #instagood. Você pode colocar essas
hashtags em qualquer lugar das suas postagens nas redes sociais.
HTML
É a abreviação de HyperText Markup
Language, uma linguagem de programação usada para criar páginas na internet.
Independentemente da complexidade do site ou do número de tecnologias
envolvidas, o HTML fornece sua estrutura básica para que funcione
perfeitamente.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing se
refere às atividades planejadas para atrair o público, em vez de os
profissionais de marketing buscarem ativamente obter a atenção dos clientes em
potencial. Trata-se de despertar a atenção de potenciais clientes, facilitar a
localização online da empresa e atrair pessoas para o site, produzindo conteúdo
interessante e útil. Ao alinhar o conteúdo que você publica com os interesses
da persona, é possível promover naturalmente o tráfego do qual pode ser
convertido, fechado e satisfeito com o tempo.
Inbound Sales
Essa é uma técnica de venda que
prioriza as necessidades, desafios e interesses dos compradores. No inbound
sales, a intenção não é pressionar potenciais clientes a realizar compras, mas
orientá-los no processo da tomada de decisão. Isto é, ao analisar o comportamento
digital dos leads durante as etapas de conscientização e consideração, os
vendedores poderão criar uma abordagem personalizada para cada pessoa.
Infográfico
Um conteúdo altamente visual que é
muito popular entre os profissionais de marketing digital como uma forma de
transmitir conhecimentos complexos de maneira simples.
Instagram
O Instagram se tornou uma rede social
de primeira linha. Muitas empresas estão aproveitando a plataforma para postar
imagens relacionadas ao segmento que seus seguidores e clientes gostariam de
ver. Além disso, é um excelente ambiente para divulgar produtos, uma vez que
possibilita que você marque cada item de uma foto e inclua valores e outras
informações relevantes para os potenciais compradores.
Jornada de compra
É o caminho que seu cliente potencial
percorre antes de realizar uma compra. A jornada de compra funciona como uma
forma de diversificar o relacionamento que você terá com a persona de cada
estágio, da qual consiste em: aprendizado e descoberta, reconhecimento do
problema, consideração da solução e decisão de compra. A forma de se comunicar
muda de acordo com a fase em que cada pessoa está, porque nem todo conteúdo
criado é apropriado, dependendo do estágio em que seu público se encaixa
naquele momento.
JavaScript
JavaScript é uma linguagem de
programação que permite desenvolver sites interativos. A maior parte do
comportamento dinâmico que você observa em um site é graças ao JavaScript. Suas
aplicações incluem pop-ups, criação de senha de segurança, formulários de
verificação, jogos interativos e efeitos especiais. Também é usado para criar
aplicativos para smartphones.
Key Visual
Key visual é um design usado como
referência para toda uma campanha de comunicação. Seu propósito é apresentar
quais ideias, fontes e paleta de cores serão aplicadas nos futuros projetos. É
importante que o key visual forneça informações claras sobre as emoções que
deverão ser causadas no público, por meio de elementos gráficos acompanhado de
uma breve “história”. Ainda que seja bem-feito, é um recurso interno e não deve
ser exibido ao público.
KPI
(Indicador-chave de desempenho)
Essa é uma medida conhecida dos
empresários para avaliar o sucesso de um funcionário ou de uma atividade da
empresa. No caso do marketing digital, os KPIs são analisados para rastrear o
progresso em direção às metas estipuladas. Alguns exemplos são: CAC (Custo de
aquisição do cliente), fontes de tráfego do blog e visualizações da página
inicial. Você pode escolher KPIs que representam de maneira mais apropriada o
desempenho da sua estratégia de marketing.
Landing Page
Uma landing page é uma página de site
que contém um formulário usado para geração de leads. Esta página gira em torno
de uma oferta, como um e-book ou um webinar, e serve para capturar informações
do visitante em troca de um material rico. Uma landing page é o que separa um
visitante do site de se tornar um lead.
Lead
Uma pessoa ou empresa que demonstrou
interesse em um dos seus produtos. Talvez eles tenham preenchido um formulário,
se inscrito em um blog ou compartilhado suas informações de contato em troca de
um conteúdo. A geração de leads é uma parte crítica da jornada de um cliente em
potencial para se tornar um cliente real.
Lead qualificado
Um usuário que já identificou um
problema e está em busca da solução. Nessa etapa, o conteúdo deve ser mais
específico, pois essa pessoa é alguém que está realmente considerando comprar
seu produto ou contratar o seu serviço. Por isso, você precisa convencê-lo de
que sua marca oferece a melhor solução.
Lead scoring
Sistema de pontuação que classifica
os leads de acordo com seus comportamentos. É usado para analisar se um lead é
ou não qualificado (como por exemplo, para receber uma oferta de produto).
LinkedIn
O LinkedIn é uma rede social com um
perfil mais corporativo. Atualmente, o LinkedIn é a rede social mais popular
para profissionais e uma das principais redes sociais, em geral. Entrar na
plataforma, desenvolver um perfil completo e criar conexões ajudou muitos
candidatos a encontrar o trabalho dos sonhos.
Link building
O link building é o processo de
inserir links de outros artigos relacionados ao tema que está falando. Isso
aumenta o tempo do leitor no blog, colabora com o enriquecimento do seu conhecimento
e ainda ajuda a aumentar a autoridade do site nos mecanismos de busca.
Long tail keywords
São as palavras-chave de cauda longa,
que representam termos de pesquisa mais específicos. Sofrem menos concorrência
tanto na busca orgânica como nos leilões de palavras-chave para quem trabalha
com links patrocinados. Por exemplo: em vez “sapato feminino”, poderia ser
utilizado o termo “sapato de salto alto vermelho”.
Marketing de
conteúdo
O marketing de conteúdo é uma
abordagem estratégica focada na criação e distribuição de conteúdo valioso,
relevante e consistente para atrair e reter um público já definido. Desse modo,
em vez de apresentar apenas seus produtos ou serviços, você estará fornecendo
conteúdo realmente útil para a persona, de modo a ajudá-los a resolver seus
problemas.
Materiais ricos
Os materiais ricos especiais para uma
estratégia de marketing de conteúdo, incluindo e-books, whitepapers,
infográficos, webinar. A proposta de um material rico é gerar leads, sendo
enviado para os usuários que preenchem um formulário em uma landing page em
troca do download gratuito.
Mídia espontânea
Este tipo de conteúdo não é criado
pela empresa, mas sim pelos fãs ou outros usuários. Daí o nome mídia
espontânea, já que a marca ganha espaço na mídia sem precisar pagar por ele. Em
geral, são mensagens compartilhadas por fãs nas redes sociais, podendo ter os
mais diversos formatos.
Modelo de negócio
Define como a empresa cria seus
produtos e serviços, como ela os entrega ao público-alvo e como recebe os
pagamentos. É a base de qualquer empreendimento que vise o lucro, a construção
de ativos e a geração de valor para a marca.
MQL
MQL ou Marketing Qualified Leads, são
as leads que foram nutridas e qualificadas pelo time de Marketing, encaminhando
para ficarem prontas para o time de vendas. Quando esses leads estão prontos
para serem abordados pelo time de vendas, eles se tornam SQLs.
Métricas
Refere-se à medida de desempenho da
sua marca por meio da coleta de dados específicos ou gerais. A métrica é um
processo importante, pois a partir dela é possível analisar o andamento de uma
campanha, identificar tendências e comparar resultados.
Mídia paga
Mídia paga refere-se ao esforço
externo de marketing do qual envolve uma veiculação paga. Ela é um componente
essencial do crescimento da receita, engajamento do público e do reconhecimento
de marca.
Mobile Marketing
Considerando que as consultas feitas
por meio de dispositivos móveis ultrapassam oficialmente as realizadas pelo
computador, agora é a hora de explorar esse universo. Mas o que é Mobile
Marketing? Refere-se à prática de otimizar a estratégia para dispositivos
móveis, fornecendo informações personalizadas aos visitantes, para promover
produtos, serviços e ideias.
Newsletter
Newsletter é um conteúdo enviado por
e-mail para uma lista de assinantes de uma empresa que pode compreender
clientes reais e potenciais. O uso da newsletter tem como objetivo manter sua
marca em destaque para os consumidores, estabelecendo autoridade no segmento,
além de notificar os leitores sobre elementos que podem interessá-los.
Nutrição de lead
O cultivo de leads é a prática de desenvolver
uma série de comunicações (e-mails, mensagens de social media) que buscam
qualificar um lead, mantê-lo engajado e encaminhá-lo gradualmente para o funil
de vendas. O inbound marketing tem como objetivo fornecer conteúdo
valioso para o público certo. Logo, a nutrição de leads ajuda a promover isso,
fornecendo informações personalizadas e relevantes a um lead durante os
diferentes estágios do ciclo de compra.
NPS (Net Promoter
Score)
O NPS é uma métrica de satisfação do
cliente que mede, em uma escala de 0 a 10, o quanto as pessoas recomendam sua
empresa para um amigo ou colega. Essa pesquisa ajuda a determinar a finalidade
dos seus clientes aos seus negócios. De acordo com a resposta dada, as pessoas
são classificadas em três grupos diferentes, por exemplo:
- Promotores
(9 ou 10): clientes leais, mais dispostos a responderem pesquisa, com
feedback construtivo e boas sugestões;
- Neutros
(7 ou 8): não têm engajamento com a marca e podem facilmente ser atraídos
pelo concorrente que ofereça melhores ofertas;
- Detratores
(0 a 6): são clientes insatisfeitos. Nesses casos, é válido levantar as
causas da insatisfação, desculpar-se e apresentar soluções.
Para calcular, basta subtrair a
porcentagem de clientes detratores da porcentagem de clientes promotores. O
resultado varia entre -100 e 100. A determinação constante do NPS da sua
empresa permite identificar maneiras de melhorar seus produtos e serviços para
aumentar a lealdade dos clientes.
Otimização para
dispositivos móveis
A otimização para dispositivos móveis
significa tornar o seu site responsivo para facilitar a leitura e a navegação
para quem acessa por meio de smartphones. Vale destacar que hoje em dia o
algoritmo do Google recompensa sites responsivos. Portanto, se a sua plataforma
não estiver otimizada, provavelmente observará um impacto em sua classificação
nas pesquisas referentes aos dispositivos móveis.
Outbound Marketing
Oposto de Inbound Marketing, é o
marketing tradicional, em que anunciantes usam a publicidade para “ir até os
consumidores” ao invés de atraí-los até a marca. Geralmente está relacionado à
interrupção, como nos comerciais de TV ou rádio.
Off Page
Elementos exteriores à página e
que influenciam em seu posicionamento nos resultados de buscadores como o
Google, como os links que direcionam para ela.
On Page
Elementos que estão dentro da
página e que influenciam nos resultados de buscadores como o Google, como page
title, headings e atributo alt em imagens.
Opt-in
É a escolha de optar por receber
informações via email ao inscrever seu endereço de email em um formulário de um
site, dando assim permissão para entrarem em contato com o usuário.
Opt-in duplo
É a prática de enviar para o
usuário um email de confirmação da assinatura em sua lista. Ele só receberá os
emails seguintes se clicar nessa mensagem.
Plano do marketing
Documento que descreve uma estratégia
de marketing que a marca busca implementar para gerar leads e alcançar o
objetivo do planejamento. Um plano de marketing detalha as campanhas de
divulgação a serem realizadas ao longo de um período, incluindo como a empresa
irá mensurar o efeito dessas ações. Esse material é composto por:
- Pesquisa
de mercado;
- Linha
editorial do conteúdo;
- Seleção
de plataforma para a promoção da marca;
- KPIs.
Palavra-chave de
cauda longa
A palavra-chave de cauda longa é um
termo de pesquisa muito segmentado que contém três ou mais palavras.
Geralmente, ele conta com um termo principal, que é baseado em uma pesquisa
mais genérica, além de uma ou duas palavras adicionais que refinam o termo de
pesquisa.
Por exemplo, se o termo principal for
“unicórnio”, a palavra-chave de cauda longa pode ser “jogos online de
unicórnios”, “fantasias de unicórnio para crianças”, “vídeos de unicórnio no
Youtube”. As palavras-chave de cauda longa são mais específicas, o que
significa que os visitantes que acessam seu site a partir de um termo de
pesquisa de cauda longa são mais qualificados e, consequentemente, mais
propensos a converter.
Persona
Essa é a persona do comprador,
uma representação semi-ficcional do seu cliente ideal com base em pesquisas de
mercado e dados reais sobre seus consumidores existentes. Embora isso ajude a
definir seu público-alvo, também pode ajudar os representantes de vendas a
qualificar os leads.
Publicidade nativa
Uma categoria de publicidade online
da qual se baseia na produção de conteúdo em determinados canais. Seu
diferencial é que se torna um anúncio contextualizado de acordo com o dia a dia
do seu público. A publicidade nativa pode vir de várias formas. Uma delas é
muito vista no Youtube, quando um produtor de conteúdo fala de maneira positiva
e natural sobre a marca que o patrocina sem desfocar do tema tratado no vídeo,
por exemplo.
PPC (Pay-Per-Click)
É uma técnica de publicidade na qual
um anunciante coloca uma campanha no ar, seja no Google Ads ou Facebook Ads e
paga um valor específico sempre que um visitante clica no anúncio.
Prova social
A prova social refere-se a um
fenômeno psicológico no qual as pessoas buscam orientação daqueles ao seu redor
para determinar como devem agir ou pensar em uma determinada situação. É como
quando você vê muitos clientes em uma loja e assume que aquele determinado
comércio é realmente bom porque está com alta demanda. Nas redes sociais, a
prova social pode ser identificada pelo número de interações que um conteúdo
recebe ou pelo número de seguidores que sua marca possui. A ideia é que, se
outras pessoas estão compartilhando algo ou seguindo alguém, deve ser bom.
Palavra-chave
Tópicos em que os sites são indexados
nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google. A escolha de
palavras-chave exige muito esforço, pois você deve garantir que o termo tenha
um volume de pesquisa significativo e não seja muito difícil de classificar. Em
seguida, você precisa garantir que as opções se alinhem ao seu público-alvo.
Páginas por visita
Número médio de páginas visualizadas
por um único visitante durante um determinado período de tempo. Por exemplo, se
cada pessoa que entra no seu site acessa em média 3 páginas, essa será a
estatística de páginas por visita.
Páginas
visualizadas (page views)
Número de vezes que uma página web
(ou um conjunto de páginas) é visualizado pelo público durante um determinado
período de tempo.
QR Code
Esse é um código de barras
bidimensional que pode ser lido por aplicativos para leitura de QR Code ou
qualquer câmera dos smartphones mais atuais. O código consiste em módulos
pretos dispostos em um padrão quadrado em um fundo branco. As informações
codificadas podem ser em texto, link, vídeo, imagem ou outros dados.
ROI (Retorno do
investimento)
Uma medida de desempenho usada para
avaliar a eficiência e a lucratividade de um investimento. Para obter o
resultado do ROI, basta subtrair o custo do investimento pelo ganho em um
período específico e dividir pelo custo do investimento. Se o ROI for negativo,
significa que a sua ação fez com que a empresa perdesse dinheiro.
Retweet (RT)
O retweet acontece quando um usuário
do Twitter replica um tweet de outro usuário, podendo ou não incluir um
comentário sobre o tweet original.
Redes sociais
Redes sociais são mídias projetadas
para a interação social, desenvolvidas a partir de técnicas de publicação
altamente acessíveis e organizadas. Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn são
exemplos de redes sociais nas quais se pode ingressar para uso pessoal ou
comercial. São componentes essenciais do Inbound Marketing, pois oferecem
canais adicionais para expandir o alcance, aumentar o crescimento e atingir as
metas de negócios.
Rede de Display do
Google:
Cadeia de sites, portais e blogs que
têm anúncios do Google Adwords exibidos em suas páginas.
Retargeting (Remarketing)
Consiste em impactar usuários que já
tiveram contato com a sua mensagem, site ou conteúdo. Isso é possível por meio
da tecnologia, utilizando os cookies dos navegadores de internet. Dessa forma
você pode, por exemplo, configurar uma campanha para ser exibida a todas as
pessoas que visitaram a sua página de vendas na última semana.
Ruído
Qualquer elemento do seu site que
seja confuso, distraia ou cause estresse aos usuários, fazendo com que eles
deixem sua página. Por exemplo, cores dissonantes, muito texto corrido, menus
de navegação escondidos ou formulários com muitos campos para responder.
SEO on page
Esse tipo de SEO é baseado apenas nos
elementos do HTML para garantir que as partes principais de uma página
específica, como conteúdo, tag de título, URL e tags de imagem incluam a
palavra-chave desejada, com o objetivo de ajudar na melhor classificação da
página nos mecanismos de busca.
SEO off page
Refere-se aos fatores externos que
afetam a forma pela qual uma página é indexada nos resultados da pesquisa.
Elementos como link building e redes sociais desempenham uma função essencial
na SEO off page.
Ainda que seja uma ferramenta
poderosa, essa opção de otimização está fora do controle de um profissional de
marketing. Mas como sempre existe uma solução, crie conteúdo útil e
consistente, pois isso aumentam as chances dos usuários compartilharem.
SEM
O acrônimo para Search Engine
Marketing, é muito utilizado atualmente e descreve a parte do marketing em
mecanismos de busca baseada no tráfego pago. O SEM envolve a compra de anúncios
PPC (pay-per-click) exibidos em uma página de pesquisa. Os anúncios podem ser
criados a partir do Google Ads, Bing Ads ou outras plataformas.
Sitemap
Refere-se a um arquivo no formato XML
com a proposta de mapear os dados relativos a um site e sua navegabilidade para
informar ao Google e outros mecanismos de busca sobre a composição do conteúdo
do site. Desse modo, as plataformas avaliam o arquivo de sitemap para rastrear
sua página de forma inteligente.
SMB (Pequenas e
Médias Empresas)
Geralmente definido como empresas que
possuem entre 10 e 500 funcionários.
SERP (Search Engine
Results Page)
Página que contém os resultados de
uma pesquisa em ferramenta de busca, como o Google.
SQL
Sales Qualified Leads, são aqueles
leads que cumpriram todos os critérios de qualificação mínimos para serem
abordados pelo time de vendas da empresa.
Squeeze page
Uma modalidade de landing page usada
especificamente para captação de emails de potenciais clientes (geração de
leads).
Site
Um site é um conjunto de páginas
interconectadas que recebe informações fornecidas por uma pessoa, grupo ou
organização. Geralmente, os profissionais de marketing criam estruturas
dinâmicas para uma plataforma. Isso porque, esses atributos podem ser usados
para atrair visitantes relevantes, convertê-los em leads e torná-los clientes.
SLA
SLA ou Service Level
Agreement (Acordo de Nível de Serviço) é um contrato que define as
responsabilidades da equipe de vendas e de marketing quando utilizam a
estratégia de Smarketing. Com esse documento, é possível entender o papel de
cada time, resultando em um excelente desempenho e sem falhas na comunicação.
Contudo, todos os envolvidos devem estar de acordo desde o início.
SMP
Social Media Policy é um
documento que fornece diretrizes para o uso das mídias sociais de uma empresa.
Abrange tanto os canais oficiais da sua marca, como a maneira como os
funcionários usam as redes sociais pessoal e profissionalmente. Como as redes
sociais mudam constantemente, a política de mídia social deve acompanhar essas
alterações.
Smarketing
Smarketing é uma palavra que une as
palavras Sales (vendas) + Marketing. Esse é o processo de integração das
equipes de vendas e marketing de uma empresa. O objetivo é que os dois papéis
tenham uma abordagem integrada comum. Na prática, funciona da seguinte maneira:
- a
equipe de marketing produzem conteúdos que serão usados para atrair leads
para o funil;
- a
equipe de marketing monitora os novos leads e marca como oportunidade os
que chegaram até o fundo do funil;
- a
equipe de vendas assume o lead qualificado e realiza o processo de
aquisição de cliente.
Snapchat
Um aplicativo de mensagens, utilizado
para compartilhar fotos, vídeos, textos e desenhos. Embora pareça uma
ferramenta de bate-papo como qualquer outra rede social, o que diferencia o
Snapchat de outras plataformas é que tanto imagens, como textos desaparecem do
smartphone do destinatário após alguns segundos. Sem falar que o aplicativo
ainda notifica você quando um usuário tira print de uma imagem.
TikTok
TikTok é um aplicativo chinês de
compartilhamento de vídeo. Os usuários podem gravar, editar e compartilhar
arquivos de 15 segundos criados com filtros, música, efeitos visuais, entre
outros recursos. Assim como outras redes sociais, outros usuários podem
acompanhar as publicações, curtir e comentar. É um aplicativo muito usado por
pessoas mais jovens, com até 24 anos.
Twitter
Uma rede social que permite aos
usuários compartilharem publicamente mensagens de até 280 caracteres, além de
seguir e ser seguido por outros usuários. É uma plataforma excelente para
socializar tirar dúvidas rápidas de clientes.
Teste A/B
Esse é o processo de comparar duas
variações de um único projeto para determinar qual tem o melhor desempenho para
ajudar a melhorar os esforços de marketing. Isso geralmente é feito em e-mail
marketing, call-to-action e landing pages.
Taxa de Conversão
Essa é a porcentagem de pessoas que
concluíram uma ação desejada em uma única página, como o preenchimento de um
formulário de landing page. Páginas com altas taxas de conversão têm boa
performance, enquanto páginas com baixas taxas de conversão têm baixo
desempenho.
Taxa de abertura
Porcentagem de pessoas que abre um
e-mail enviado pela empresa.
Taxa de cliques
Porcentagem de pessoas que clica em
qualquer um dos links contidos em um e-mail ou outro conteúdo (como uma
publicação nas redes sociais) enviado pela empresa.
Taxa de entrega
Porcentagem de mensagens que são
efetivamente entregues aos usuários ou potenciais clientes. Costuma ser usada
quando o assunto é e-mail marketing, já que as taxas de entrega de e-mails
costumam variar de acordo com a ferramenta utilizada, peso da mensagem,
assunto, entre diversos outros fatores.
Tráfego pago
Também conhecido como link
patrocinado, o tráfego pago é a audiência que o seu site tem originados dos
anúncios publicitários desenvolvidos por meio de plataformas específicas, como
Google Ads e Facebook Ads. As principais formas de criar um tráfego pago são
com base no CPC e CPM. A vantagem dessa modalidade é que você pode lançar uma
campanha hoje e ver se é rentável em poucas horas.
Tráfego orgânico
Oposto ao tráfego pago, os visitantes
gerados de maneira orgânica são usuários que encontraram seu site através de
mecanismos de busca, como o Google. A maneira mais fácil de aumentar o tráfego
orgânico é publicar conteúdo de qualidade em seu blog regularmente. Contudo,
essa é uma das estratégias utilizadas em marketing digital.
Twitter Ads
Plataforma do Twitter que permite
pagar para alcançar mais pessoas na rede social, segmentando usuários de acordo
com o perfil do seu público-alvo.
URL
Abreviação de Uniform Resource
Locator. Basicamente, esse é o endereço de uma informação que pode ser
encontrada na web, como uma página, imagem ou documento (por exemplo,
https://www.seusite.com). Os URLs são importantes para o SEO da página, dado
que os mecanismos de pesquisa vasculham o texto incluso ao pesquisar por
palavras-chave. Por exemplo, se uma palavra-chave que você deseja indexar
estiver no URL, você receberá pontos nos mecanismos de busca.
Webinar
Também chamado de “hangout” ou
“webinário”. É uma aula, palestra, entrevista ou qualquer outro tipo conteúdo
transmitido ao público em formato de seminário on-line, podendo ser exibido ao
vivo ou gravado.
YouTube
O YouTube é um site de
compartilhamento de vídeos no qual os usuários podem fazer upload, compartilhar
e visualizar vídeos. Criado por três ex-funcionários do PayPal, hoje em dia é
uma rede social operada como subsidiária do Google. O YouTube é o maior site de
compartilhamento de vídeos do mundo e se você chegou até aqui, provavelmente
vai dar uma distraída na mente com algum vídeo engraçadinho da plataforma, não
é mesmo?
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Gente olha o que eu descobri, acho que isso vai te ajudar muito sobre marketing: acesse cafécomW - dominemarketing