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Endomarketing

  Visão Geral do Endomarketing O Endomarketing consiste em ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir o cliente. O que é marketing interno? Também conhecido como comunicação interna, o marketing interno é a prática dentro de uma empresa que cuida de toda a comunicação entre a organização e os colaboradores. Ele tem um caráter social, prezando sempre pelo relacionamento interpessoal e agindo para a propagação da marca e da cultura da empresa internamente. O que é endomarketing? Já o endomarketing tem o papel de vender a imagem da empresa, seus produtos e/ou serviços internamente. Dessa forma, faz com que os colaboradores se tornem propagadores da marca. Para colocar isso em prática, são usadas estratégias e ferramentas do marketing. Diferente do marketing interno, o endomarketing tem um caráter comercial, tratando o público como clientes. O objetivo é fazê-los acreditar na marca

Calcular o markup

Calcular o markup para seus produtos ou serviços pode facilitar sua gestão e dar mais segurança às suas negociações. Aprenda aqui como fazê-lo. O preço de venda do produto ou do serviço que você oferece está correto? Ele cobre os custos de produção e distribuição, os encargos e ainda proporciona lucro? Para obter essa resposta, você precisa entender bem sobre o termo econômico que tem exatamente a função de indicar o quanto do preço desse produto ou serviço está acima daquilo que ele custa para ser obtido: o markup. Neste artigo, vamos abordar o markup de forma introdutória, para que você entenda do que se trata e descubra como calcular o preço de venda utilizando o índice. Um índice? Sim. O markup é exatamente isso: um índice multiplicador que é aplicado sobre o custo de um produto ou de um serviço para que se forme o preço de venda, baseado na ideia de preço margem – adicionando ao custo unitário do bem uma margem de lucro. Trata-se de um método de precificação com base

Potencial de mercado

Como calcular potencial de mercado? O que empresários novos e, muitas vezes, até mesmo empresários velhos e experientes não sabem é que  existe um estudo que diz   qual é o real tamanho do mercado, qual é a verdadeira capacidade econômica que suporta  e, principalmente,  até quando é o período de expansão e quando começa o período de retração . Aqui está o Erro Número 1 das empresas que quebram e acumulam verdadeiras fortunas de dívidas: Não saber ler o mercado! Não saber que está na hora de enxugar e não continuar avançando. Saber fazer a leitura correta do mercado, não lhe dá só uma vantagem competitiva sobre os concorrentes, mas também garante a longevidade de um negócio sólido e lucrativo, permitindo que você saiba exatamente como fazer as suas metas e projeções de vendas ao longo do ano, sabendo que é possível atingir cada meta que foi estabelecida. Muitas empresas investem verdadeiras fortunas em Marketing, Publicidade, “Gurus de Vendas” e outras coisas mais. Entretanto,

Construção de Personas (B2B)

Você tem uma empresa e vende para outras empresas? Portanto seu público-alvo é B2B (business to business)! E como você faz para definir esse público e encontrá-lo? Seguem aqui dicas práticas. 1. Mapear a sua base de clientes Olhar para dentro da empresa pode trazer respostas às perguntas que esteja atrás. Se você já tem uma operação em andamento vá atrás dos clientes e faça uma análise deles! Se você ainda não tem operação e está montando sua empresa vá atrás dos concorrentes. Se pergunte: – Quais tipos de empresas trazem a maior receita? – Quais empresas apresentam a maior chance de fechar uma venda? – Quais empresas realizam compras recorrentes? Sendo assim, pense como a empresa (cliente) se beneficiaria em adquirir algo seu. 2. Segmento da empresa Saber identificar os segmentos da empresa que queremos como público-alvo é um grande diferencial. Qual a solução (de produto ou serviço) é oferecido e qual o segmento de empresa poderá se beneficiar mais dela? Para ver sobre se

Análise de concorrência (Microambiente)

Análise da concorrência é o processo de identificar e avaliar os concorrentes- chave de uma empresa. É através dela que se desenvolverá uma estratégia competitiva de marketing que posicione solidamente a empresa contra os concorrentes e lhe dê a maior vantagem competitiva possível. Philip Kotler e Gary Armstrong, Princípios de Marketing, 7a. Ed., Rio de Janeiro, LTC Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1999, p. 409. Concorrentes - O mercado concorrente é composto pelas pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou semelhantes aos que você pretende oferecer. Este mercado deve ser analisado criteriosamente, de maneira que sejam identificados: quem são meus concorrentes? que mercadorias ou serviços oferecem? Quais são as vendas efetuadas pelo concorrente? quais os pontos forte e fracos da minha concorrência? os seus clientes lhes são fiéis? Para ser bem sucedida a empresa deve satisfazer as necessidades e os desejos de seus clientes melhor que seus conco