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Ciclo de Vida de Produto (CVP)

  Ciclo de Vida do Produto (CVP) O  ciclo de vida do produto , que   é uma ferramenta para a decisão de marketing que pressupõe que um produto percorre quatro fases distintas ao longo de sua presença no mercado: introdução, crescimento, maturidade e declínio. O ciclo de vida de um produto representa seu histórico de vendas e de lucro durante seu período de existência. Sua importância está em fornecer uma visão geral da situação do produto no mercado, o que ajuda a planejar estrategicamente os próximos passos e as decisões que devem ser tomadas. Assim como todo ser humano, um produto passa por várias fases na vida (introdução, crescimento, maturidade e declínio).  COMO TRAZER ISSO PARA O DIA-A-DIA? Sabemos que o mercado é muito variável, volátil, com muito sobe e desce, sendo assim em um determinado período, um produto está em alta, faturando bem, já em outro momento, estará em baixa, podendo dar prejuízos ou receitas baixas. Sabendo disso você deve analisar o ciclo de vida dos seus pro

Endomarketing

  Visão Geral do Endomarketing O Endomarketing consiste em ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir o cliente. O que é marketing interno? Também conhecido como comunicação interna, o marketing interno é a prática dentro de uma empresa que cuida de toda a comunicação entre a organização e os colaboradores. Ele tem um caráter social, prezando sempre pelo relacionamento interpessoal e agindo para a propagação da marca e da cultura da empresa internamente. O que é endomarketing? Já o endomarketing tem o papel de vender a imagem da empresa, seus produtos e/ou serviços internamente. Dessa forma, faz com que os colaboradores se tornem propagadores da marca. Para colocar isso em prática, são usadas estratégias e ferramentas do marketing. Diferente do marketing interno, o endomarketing tem um caráter comercial, tratando o público como clientes. O objetivo é fazê-los acreditar na marca

Calcular o markup

Calcular o markup para seus produtos ou serviços pode facilitar sua gestão e dar mais segurança às suas negociações. Aprenda aqui como fazê-lo. O preço de venda do produto ou do serviço que você oferece está correto? Ele cobre os custos de produção e distribuição, os encargos e ainda proporciona lucro? Para obter essa resposta, você precisa entender bem sobre o termo econômico que tem exatamente a função de indicar o quanto do preço desse produto ou serviço está acima daquilo que ele custa para ser obtido: o markup. Neste artigo, vamos abordar o markup de forma introdutória, para que você entenda do que se trata e descubra como calcular o preço de venda utilizando o índice. Um índice? Sim. O markup é exatamente isso: um índice multiplicador que é aplicado sobre o custo de um produto ou de um serviço para que se forme o preço de venda, baseado na ideia de preço margem – adicionando ao custo unitário do bem uma margem de lucro. Trata-se de um método de precificação com base

Potencial de mercado

Como calcular potencial de mercado? O que empresários novos e, muitas vezes, até mesmo empresários velhos e experientes não sabem é que  existe um estudo que diz   qual é o real tamanho do mercado, qual é a verdadeira capacidade econômica que suporta  e, principalmente,  até quando é o período de expansão e quando começa o período de retração . Aqui está o Erro Número 1 das empresas que quebram e acumulam verdadeiras fortunas de dívidas: Não saber ler o mercado! Não saber que está na hora de enxugar e não continuar avançando. Saber fazer a leitura correta do mercado, não lhe dá só uma vantagem competitiva sobre os concorrentes, mas também garante a longevidade de um negócio sólido e lucrativo, permitindo que você saiba exatamente como fazer as suas metas e projeções de vendas ao longo do ano, sabendo que é possível atingir cada meta que foi estabelecida. Muitas empresas investem verdadeiras fortunas em Marketing, Publicidade, “Gurus de Vendas” e outras coisas mais. Entretanto,

Construção de Personas (B2B)

Você tem uma empresa e vende para outras empresas? Portanto seu público-alvo é B2B (business to business)! E como você faz para definir esse público e encontrá-lo? Seguem aqui dicas práticas. 1. Mapear a sua base de clientes Olhar para dentro da empresa pode trazer respostas às perguntas que esteja atrás. Se você já tem uma operação em andamento vá atrás dos clientes e faça uma análise deles! Se você ainda não tem operação e está montando sua empresa vá atrás dos concorrentes. Se pergunte: – Quais tipos de empresas trazem a maior receita? – Quais empresas apresentam a maior chance de fechar uma venda? – Quais empresas realizam compras recorrentes? Sendo assim, pense como a empresa (cliente) se beneficiaria em adquirir algo seu. 2. Segmento da empresa Saber identificar os segmentos da empresa que queremos como público-alvo é um grande diferencial. Qual a solução (de produto ou serviço) é oferecido e qual o segmento de empresa poderá se beneficiar mais dela? Para ver sobre se