Pular para o conteúdo principal

Statusphera

Statusphera

Por: Wagner Gonsalez
Saiu na Trendwatching em maio de 2010: Não importa de qual tipo de indústria estejamos falando, tudo se trata de status . Os consumidores estão encontrando maneiras cada vez mais diversificadas para obter seu status mas será que as empresas estão preparadas?
A necessidade de reconhecimento e status está no coração de cada tendência de consumo. Status é o definitivo (escondido) motivo, uma força subconsciente, mas sempre presente.
Agora, em uma sociedade de consumo tradicional, onde o consumo é um dos principais (se não o principal)  indicador de sucesso, aqueles que consomem mais (e especialmente aqueles que consomem os produtos mais raros e mais caros), normalmente também atingem o mais alto status . É por isso que as marcas têm, ao longo de décadas,  bens, serviços e experiências que os ajudem (corajosamente ou sutilmente) a impressionar seus pares e ajudar a aliviar suas ansiedades sobre o modo como é percebido pelos outros.
No entanto, as sociedades de consumo maduras estão mudando, e assim é o “STATUSPHERE ‘: um número crescente de consumidores que deixaram de ser (apenas) obcecados com a posse ou a sentirem-se melhores com o que é mais caro. Novas características como produtos ecologicamente corretos influenciam o modo de consumo de muitos.
Veja abaixo 5 modos que os consumidores estão utilizando para obter status nos dias de hoje:
1 – Maior, melhor e mais difícil
2 – Generosidade
3 – credenciais verde, anticonsumismo
4 – importância e competências
5 – conectividade
O crescimento da classe média e economias emergentes de países como o Brasil e a China impulsionam o consumo de luxo e não é à toa que a venda de produtos dete segmento aumentem, mesmo com crises econômicas nos demais países. Isso não quer dizer que nada tenha mudado na forma como as pessoas consomem para obter status. Atualmente as histórias de status predominam mais do que os símbolos de status. Isso acontece através de experiências promovidas pelas marcas.
Possuir não é mais a única forma de os consumidores obterem seu status.O ato de doar torna-se importante também.
Preste atenção na crescente importância da” generosidade “da sociedade. A emergência de uma cultura on-line é alimentada por indivíduos que compartilham, dão, participam, criam e colaboram em grandes números.
Por trás da generosidade esta a criação colaborativa, o crowdsourced e o movimento de partilha que, especialmente on-line gerou maneiras totalmente novas a que as pessoass se sintam parte de um bem maior, para contribuir , para ajudar. Mas o mundo online, claro, também faz com que seja fácil de mostrar e compartilhar os acertos de altruísmo.
Como sociedades inteiras têm abraçado a sustentabilidade como o caminho a seguir, as credenciais verdes são uma fonte inesgotável de status.
Existe também o status social conseguido através da conectividade no mundo online.
Estamos falando de amigos no Facebook, Twitter, Retweets, seguidores, o número de pontos de vista para uma foto no Flickr ou um vídeo no YouTube. Estes são todos os símbolos e números que estão associados com o status social e que podem ser compartilhados instantaneamente e em grande escala, no reino de conectividade.
Os consumidores desejam cada vez mais manter e melhorar sua presença online com um fluxo constante de conteúdo: pensamentos, imagens, vídeos, músicas, opiniões, histórias e assim por diante.
A procura por status continuará existindo e evoluindo pois é natural do homem a vaidade e o desejo em ser reconhecido, visto, admirado, ouvido e invejado.
Imagem Nike
Ação Social Nike
Source: www.trendwatching.com. One of the world’s leading trend firms, trendwatching.com sends out its free, monthly Trend Briefings to more than 160,000 subscribers worldwide.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marketing Mix de Serviços (8Ps)

Os 8Ps de marketing de serviços As bases de marketing, quando criadas, buscavam dentro da amplitude de atuação, definir elementos que demonstrassem todo o seu vasto campo em premissas que pudessem sintetizar de forma rápida e clara todo um sistema. Para isso, surgiram os 4 famosos P’s de marketing, todos derivados de definições de palavras inglesas que foram adaptadas para as línguas dos mais diversos mercados. Assim sendo, os 4P’s são: Place, Price, Promotion and Product. Com a tradução para a língua portuguesa, obtivemos os famosos: Praça – ou localidade onde serão inseridas as ações. Esta poderá ser dividida em região satélite ou principal, e secundárias; Preço – ação realizada frente a questão da prática de agregar um valor monetário a algo, ou seja, atribuir um valor àquilo que estará sendo disponibilizado ao mercado; Promoção – ações promocionais que estarão incidindo sobre certo produto e/ou serviço, de forma a estimular a sua comercialização ou divulgação; Produto – ...

Matriz BCG, como montar?

O que é matriz BCG? A matriz BCG é um método desenvolvido por Bruce Henderson em 1970 para analisar o desempenho dos produtos e serviços ofertados por uma empresa, e avaliado como eles são aceitos pelo seu consumidor. Conceito: A Matriz BCG, que oficialmente é chamada de Matriz Crescimento-Participação, foi criada em meados dos anos 60 por Alan J. Zakon, executivo da empresa de consultoria em planejamento estratégico Boston Consulting Group (BCG), e por William W. Wommack, executivo da Mead Corporation . Porém ela ficou conhecida por meio do executivo do Boston Consulting Group, o senhor Bruce Henderson, em 1970. O objetivo principal da matriz BCG é descobrir o relacionamento quantitativo e significativo entre a empresa e os mercados envolvidos no negócio. Auxilia na decisão estratégica e na análise da carteira de produtos ou portfólio de produtos. Como funciona a matriz BCG? A matriz BCG é dividida em dois eixos, O primeiro eixo refere a taxa de crescimento do mercado . Enquanto o...

A Importância das Hashtags nas Redes Sociais

  A Importância das Hashtags nas Redes Sociais As hashtags são ferramentas poderosas nas redes sociais, permitindo que seu conteúdo alcance um público mais amplo e específico. Elas funcionam como etiquetas que agrupam postagens sobre um mesmo tema, facilitando a descoberta de conteúdo relevante por parte dos usuários.  Aqui estão alguns pontos essenciais sobre o uso de hashtags: Relevância das Hashtags Segmentação do Público:  Utilizar hashtags adequadas ajuda a direcionar seu conteúdo para pessoas com interesses específicos. Por exemplo, se você está postando sobre saúde, hashtags como  #medicina  e  #saúde  podem atrair estudantes e profissionais da área, aumentando o engajamento e a visibilidade do seu post. Por que essas hashtags?  Todas as hashtags sugeridas estão diretamente relacionadas ao seu produto e aos benefícios que ele oferece, garantindo que seu conteúdo seja relevante para o público-alvo. Proporção das Hashtags Hashtags Muito Usada...