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Statusphera

Statusphera

Por: Wagner Gonsalez
Saiu na Trendwatching em maio de 2010: Não importa de qual tipo de indústria estejamos falando, tudo se trata de status . Os consumidores estão encontrando maneiras cada vez mais diversificadas para obter seu status mas será que as empresas estão preparadas?
A necessidade de reconhecimento e status está no coração de cada tendência de consumo. Status é o definitivo (escondido) motivo, uma força subconsciente, mas sempre presente.
Agora, em uma sociedade de consumo tradicional, onde o consumo é um dos principais (se não o principal)  indicador de sucesso, aqueles que consomem mais (e especialmente aqueles que consomem os produtos mais raros e mais caros), normalmente também atingem o mais alto status . É por isso que as marcas têm, ao longo de décadas,  bens, serviços e experiências que os ajudem (corajosamente ou sutilmente) a impressionar seus pares e ajudar a aliviar suas ansiedades sobre o modo como é percebido pelos outros.
No entanto, as sociedades de consumo maduras estão mudando, e assim é o “STATUSPHERE ‘: um número crescente de consumidores que deixaram de ser (apenas) obcecados com a posse ou a sentirem-se melhores com o que é mais caro. Novas características como produtos ecologicamente corretos influenciam o modo de consumo de muitos.
Veja abaixo 5 modos que os consumidores estão utilizando para obter status nos dias de hoje:
1 – Maior, melhor e mais difícil
2 – Generosidade
3 – credenciais verde, anticonsumismo
4 – importância e competências
5 – conectividade
O crescimento da classe média e economias emergentes de países como o Brasil e a China impulsionam o consumo de luxo e não é à toa que a venda de produtos dete segmento aumentem, mesmo com crises econômicas nos demais países. Isso não quer dizer que nada tenha mudado na forma como as pessoas consomem para obter status. Atualmente as histórias de status predominam mais do que os símbolos de status. Isso acontece através de experiências promovidas pelas marcas.
Possuir não é mais a única forma de os consumidores obterem seu status.O ato de doar torna-se importante também.
Preste atenção na crescente importância da” generosidade “da sociedade. A emergência de uma cultura on-line é alimentada por indivíduos que compartilham, dão, participam, criam e colaboram em grandes números.
Por trás da generosidade esta a criação colaborativa, o crowdsourced e o movimento de partilha que, especialmente on-line gerou maneiras totalmente novas a que as pessoass se sintam parte de um bem maior, para contribuir , para ajudar. Mas o mundo online, claro, também faz com que seja fácil de mostrar e compartilhar os acertos de altruísmo.
Como sociedades inteiras têm abraçado a sustentabilidade como o caminho a seguir, as credenciais verdes são uma fonte inesgotável de status.
Existe também o status social conseguido através da conectividade no mundo online.
Estamos falando de amigos no Facebook, Twitter, Retweets, seguidores, o número de pontos de vista para uma foto no Flickr ou um vídeo no YouTube. Estes são todos os símbolos e números que estão associados com o status social e que podem ser compartilhados instantaneamente e em grande escala, no reino de conectividade.
Os consumidores desejam cada vez mais manter e melhorar sua presença online com um fluxo constante de conteúdo: pensamentos, imagens, vídeos, músicas, opiniões, histórias e assim por diante.
A procura por status continuará existindo e evoluindo pois é natural do homem a vaidade e o desejo em ser reconhecido, visto, admirado, ouvido e invejado.
Imagem Nike
Ação Social Nike
Source: www.trendwatching.com. One of the world’s leading trend firms, trendwatching.com sends out its free, monthly Trend Briefings to more than 160,000 subscribers worldwide.

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