Pular para o conteúdo principal

Permission Marketing e Participation Marketing

Como todos sabemos precisamos nos adequar as novas formas de trabalho e as novas formas de comportamento de pessoas. Precisamos mudar a forma de pensar o marketing, sair do invasivo para o permissivo, mas o que é o marketing permissivo? Veja alguns exemplos.
Um pretendente esperançoso vai a um bar de solteiros cujo público se ajusta demograficamente ao ideal de sua futura esposa. Dirige-se à mulher mais próxima e lhe propõe casamento; se o recusa, vai para a seguinte, e repete este mecanismo uma e outra vez. Esta tática é a que utilizam os responsáveis do marketing para dirigir-se ao mundo: Interrompem às pessoas com publicidades e esperam que 1 pessoa entre 100 lhes compre algo.

Uma alternativa são os encontros amorosos: duas pessoas aceitam ir jantar; se tudo vai bem, encontram-se várias vezes mais, até que se sentem o bastante cômodas como para falar do que esperam de uma relação e, eventualmente, casam-se.
Disto se trata, em essência, o marketing de permissão.

E conquanto exige uma boa dose de tempo e paciência, o resultado é uma relação interativa a longo prazo, como explica o Prof. Seth Godin no seu livro: Permission Marketing: Turning Strangers into Friends and Friends into Customers.

Veja um outro exemplo: Quando tinha 10 anos beijei pela primeira vez a uma mulher. Comportei-me como um cavaleiro. Aproximei-me ao objeto de meus desejos (ela era uma impressionante garota de 11 anos) e lhe perguntei submissamente: Posso beijar-te? Afirmou com a cabeça, acercou-me sua bochecha e eu cumpri torpemente.

Isto é Permission Marketing. O marketing de permissão funciona assim:
FASE 1 - Primeiro, o vendedor oferece um incentivo desde informação grátis até a oportunidade de ganhar um prêmio para induzir ao cliente a aceitar o primeiro contato. Por exemplo, ao cliente que procura livros de um autor determinado, Amazon lhe oferece avisar-lhe quando saia à venda o próximo livro deste autor. O incentivo que propõe Amazon?: informação grátis. A RECOMPENSA que obtém?: um novo contato.

FASE 2 - O objetivo do segundo encontro não é, necessariamente, fechar uma venda, senão inspirar confiança. Se uma organização respeita os limites estabelecidos pelos indivíduos, sua recompensa será que lhe prestarão atenção: (associe isso a forma de abordagem de sua paquera)

FASE 3 - Por sua vez, eles lerão seus e-mails, atenderão os telefonemas e lerão as cartas; e tudo isto servirá para instruir aos consumidores a respeito dos produtos ou serviços da companhia. (voce começa a ser visto, analisado, comparado e até pode ser o escolhido)

Para ajudá-lo com relação ao marketing de permissão, eis algumas sugestões usadas para internet:

1) As mensagens opt-in são os únicos de permissão: As mensagens de marketing opt-in são os que se mandam quando o consumidor o pede expressamente, por exemplo, ao chamar uma caixa de diálogo ou janela de opções no web site da companhia. As mensagens opt-out são os que se enviam à força, até que o receptor pede, em forma explícita, não os receber mais. Uma prática ilegal.

2) Provar como louco: Você pode lançar uma grande campanha de marketing em um ou dois dias. Mais ainda: receberá 80% de suas respostas dentro das 48 horas seguintes. De maneira que: a experimentar! O Prof. Godin sugere enviar até 100 mensagens de correio eletrônico ao mesmo tempo até detectar qual é o conteúdo que funciona.

3) Cumprir com as promessas: Se um cliente potencial aceita receber uma newsletter mensal sobre vitaminas, não lhe envie uma atualização semanal sobre o processo de fabricação dos medicamentos. Este não foi o trato; não se pode expandir a permissão em forma unilateral.

4) Aproxime o diálogo: Faça que seja fácil, para o consumidor, pôr-se em contato com um ser humano, por via telefônica ou do correio eletrônico, redes sociais, cada vez que tenha uma pergunta.

5) Manter o vínculo: Convide a cada assinante a reafirmar sua permissão cada seis meses e, desta forma, se porá em dia com as mudanças em seus temas de interesse. Tenha registro das mensagens abertas e não abertas: assim saberá quem viu e qual a taxa de crescimento ou desinteresse.

Agora falando de Marketing de participação, veja o exemplo.

Vários anos depois beijei outra garota. Mas esta vez foi diferente. Ela não me deu simplesmente permissão, devolveu-me o beijo. E sem entrar em detalhes foi uma experiência mais cúmplice e gratificante.
Isto é Participation Marketing.

Depois que passamos da fase 3, vem a devolutiva, participação, recomendação, etc;
FASE 4 - Hipoteticamente em uma relação amorosa bem sucedida, (ela não deveria terminar), mas como estamos em uma nova era, a "Era do Ficar", a qual você não consegue fidelização de clientes da forma antiga. Vamos imaginar que a relação amorosa foi muito boa enquanto durou, que houve uma separação amigável entre os dois ficantes. Aquela garota na qual beijei, falou muito bem de mim enquanto estava comigo, me apresentou a suas amigas, sempre me elogiou e agora que não estamos mais juntos ainda tem boas recordações e recomenda a suas colegas de rede sociais do novo país em que ele mudou-se.
Percebeu, agora ela te indica, recomenda e pode até abrir portas.

Para ajudá-lo com relação ao marketing de participação, eis algumas sugestões usadas para internet:

1) Ampliação de contatos: como você fez seu dever de casa na aproximação e diálogo, você ampliou sua base de contatos e possíveis prospecções destes contatos, replique o marketing de permissão a cada um , volte a Fase 1.

2) Manutenção: mantenha-se com a mesma forma de percepção vista para o cliente iniciador (aquele seu primeiro contato que te recomendou) para os clientes intermediários.

3) Relevância: Seja relevante em suas ações de redes sociais, afim de que mantenha-se na mente de cada cliente

4) BUZZ: Crie ações diferenciadas, criativas, mas sempre relevantes, itens que não pareçam campanhas publicitárias, e que serão encaminhadas a outros novos contatos.

5) Relacionamento: Faça ações de relacionamento frequente com todos estes clientes. Leiam em um próximo post sobre as ações de relacionamento.

Para maiores detalhes sobre Marketing de Permissão leia sobre Prof. Seth Godin. foi vice-presidente de Marketing Direto da Yahoo!, o criador da Yoyodyne, primeira empresa a criar promoções e campanhas de mala direta on-line, e ajudou a moldar a companhia com base no pioneiro Marketing de Permissão on-line. É formado em filosofia e ciência da computação na Universidade Tufts e concluiu o mestrado em marketing na Stanford Business School.
Foi agraciado com o Momentum Award de 1998, que premia feitos importantes na área da Internet. Livros Publicados: Marketing IdéiaVírus / Sobreviver Não é o Bastante / A Vaca Roxa / Brinde! Grátis! Aproveite! / Todo Marqueteiro é Mentiroso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um Mapa de Empatia

Um mapa de empatia é uma ferramenta visual que ajuda a entender e mapear as emoções, pensamentos, necessidades e experiências de um público-alvo específico. Ele é frequentemente usado no campo do design thinking, marketing e desenvolvimento de produtos para criar empatia com os usuários e clientes, o que ajuda a tomar decisões mais informadas e criar soluções mais centradas no usuário. Aqui está uma explicação passo a passo de como criar um mapa de empatia: Defina o público-alvo: Comece identificando o grupo de pessoas que você deseja entender melhor. Isso pode ser seus clientes, usuários de um produto específico ou qualquer grupo de interesse relevante. Nomeie o mapa: Dê um nome ao mapa de empatia para que todos saibam qual público ele representa. Preencha as seções: O que eles veem: Nesta seção, você deve se perguntar o que seu público-alvo vê no ambiente ao seu redor. Isso inclui objetos, pessoas, tecnologia, etc. Por exemplo, se você está projetando um aplicativo de saúde, seu p

Estratégias de Análise SWOT

Depois do levantamento de todas as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que impactam direta ou indiretamente no negócio, como já vimos chamado de análise de mercado, é necessário elaborar a Análise SWOT, na qual nos permite analisar a situação atual da organização e entender suas possibilidades futuras. Foi Kenneth Andrews (apud Ghemawat, 2000) que desenvolveu a análise SWOT em 1971, provavelmente a ferramenta mais utilizada para a formulação de estratégia. caso voce não tenha feito essa primeira parte, recomendo que venha até esse texto para entender como fazer -  http://cafecomw.blogspot.com/2013/03/analise-de-mercado.html A sigla SWOT vem do acrônimo das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities and threats , ou seja, pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Conforme Polizei (2005, p. 34), “na análise SWOT, todos os pontos são colocados em confronto e o planejador pode ter uma ideia mais ampla do conceito a ser definido no plano e as imp

Potencial de mercado

Como calcular potencial de mercado? O que empresários novos e, muitas vezes, até mesmo empresários velhos e experientes não sabem é que  existe um estudo que diz   qual é o real tamanho do mercado, qual é a verdadeira capacidade econômica que suporta  e, principalmente,  até quando é o período de expansão e quando começa o período de retração . Aqui está o Erro Número 1 das empresas que quebram e acumulam verdadeiras fortunas de dívidas: Não saber ler o mercado! Não saber que está na hora de enxugar e não continuar avançando. Saber fazer a leitura correta do mercado, não lhe dá só uma vantagem competitiva sobre os concorrentes, mas também garante a longevidade de um negócio sólido e lucrativo, permitindo que você saiba exatamente como fazer as suas metas e projeções de vendas ao longo do ano, sabendo que é possível atingir cada meta que foi estabelecida. Muitas empresas investem verdadeiras fortunas em Marketing, Publicidade, “Gurus de Vendas” e outras coisas mais. Entretanto,