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Missão, Visão, Metas e Objetivos!


Seja você dono ou funcionário, profissional experiente ou em início de carreira, o segredo está em saber qual SUA missão, visão e valores e também conhecer profundamente a visão, missão e valores da empresa em que trabalha. Ambas precisam estar perfeitamente alinhadas.

Missão

Missão é razão de existir da empresa no seu Negócio.

Missão é a expressão da razão da existência da empresa, em um ambiente em crescentes mudanças é fundamental dotá-la de flexibilidade para que possa acompanhar as transformações ambientais. A missão é como o DNA da empresa, definindo a sua identidade e não costuma mudar ao longo do tempo.

É a função que esta desempenha de modo a tornar útil sua ação, justificar seus lucros, do ponto de vista dos grupos a ela ligados e da sociedade em que atua. A missão expressa onde e como a empresa espera obter lucros através da prestação de um serviço considerado útil e desejável.

·         Perguntas chave para Formulação da Missão
  •         Fazer o quê?
  •         Qual é o nosso negócio / ramo do negócio?
  •         Para quem? Quem é nosso cliente?
  •         Onde? Base, prioridade, estratégia de lugar do negócio.
  •         Como? Desafio, diferencial da instituição.
  •         Com que finalidade? Complemento social
  •         Menciona o produto ou serviço
  •         Menciona os principais mercados ou clientes
  •         Lista as principais atividades desempenhadas
  •         Lista os fatores que diferenciam a organização de seus concorrentes

A missão significa "estabelecer a razão de existência da organização (o porque), qual o seu negócio (o que faz) e de que forma atua nesse negócio (como faz)".


 Visão

E o que é visão? Já a visão de uma empresa representa um estado futuro para o negócio, onde ela deseja chegar, o que quer alcançar. Diferente da missão, a visão da empresa é criada para um período de tempo pré-determinado, portanto a visão pode mudar ao longo do tempo, de acordo com o momento que organização se encontra.

“Visão sem ação é ilusão. Ação sem visão é perda de tempo. Visão associada à ação move montanhas”.

Visão é a explicitação do que se visualiza para a empresa.

A Toyota definiu sua visão de futuro nos anos 60, onde dizia que a empresa iria ser a maior montadora do mundo em 50 anos.  A visão foi alcançada em 48 anos

·         Expressa um sonho / desejo

·         Representa a direção estabelecida pelos gestores

·         O que a organização pretende ser

·         Deve ser comunicada e alinhada com todas as pessoas da empresa

A liderança reforça a direção (visão) através da motivação e encorajamento dos comportamentos que asseguram o comprometimento em todos os níveis da organização.

Para se construir uma boa Visão é preciso:

1- CRIAR: a visão deve ser criada como um meio de direcionar as mudanças na empresa. Ela deve servir de base para o desenvolvimento da estratégia organizacional. Por isso, as frases de efeito, mas sem sentido prático, devem ser totalmente abolidas.
2 - COMUNICAR: a empresa deve usar todos seus meios para comunicar a visão e a estratégia que a acompanha. Temos o costume de ver a visão da empresa enfeitando paredes e outros relatórios, mas isso não suficiente, já que não garante a compreensão e adesão da equipe a ela.
3 - DAR CONDIÇÕES: se a visão gera uma estratégia, e a estratégia gera um plano de ação, a empresa deve ser coerente e dar condições para que a equipe possa executá-lo.  Não se trata somente de ter a visão, e sim de investir os recursos necessários para que ela possa se tornar realidade. Não fazer isso gera frustração entre os funcionários, e o efeito acaba sendo invertido.A realização de uma visão requer mudança. Sistemas e processos devem ser mudados e riscos devem ser assumidos. A função da organização e sua liderança remover os obstáculos à mudança necessária.
4 - SUPORTAR: também não adianta criar uma bela visão e investir recursos nela se não existirá um suporte de longo prazo. Neste caso não se trata de recursos, e sim de atitude.
A visão deve facilitar as respostas para as seguintes perguntas:

O que a empresa quer se tornar?
Onde queremos chegar?
Em que direção devemos apontar os esforços dos dirigentes e colaboradores?
Para onde os recursos investidos estão levando a empresa?
O que eu estou ajudando a construir?

Uma dica fantástica é que o enunciado da visão deve conter tanto aspiração como inspiração.

A visão é a luz orientadora da sua empresa, algo que inspira e envolve. Precisa ter um propósito maior associado, que leve as pessoas a buscar por isto e não apenas ganhar mais dinheiro.

Valores

Uma vez definida a missão (quem sua empresa é) e a visão (aonde ela quer chegar), precisamos definir algumas “regras” para o jogo, ou seja, de quais valores da empresa não podemos abrir mão.
Existem muitas formas de se atingir um objetivo (visão), mas precisamos ter em mente quais são os princípios ou crenças que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões de todas as pessoas envolvidas na busca dos seus objetivos para que a empresa exerça sua missão e busque alcançar sua visão.

Uma das empresas que admiro muito e que tem uma lista de valores fantástica é a Zappos, que podemos dizer aqui (por enquanto) que é uma “loja de sapatos”. Veja os valores deles:

Entregue um “UAU” através dos serviços
Abrace e conduza mudanças
Crie diversão e um pouco de maluquice
Seja aventureiro, criativo e cabeça aberta
Procure sempre por crescimento e aprendizagem
Crie relacionamentos abertos e honestos através da comunicação
Crie um time positivo e um espírito de família
Faça mais, usando menos
Seja apaixonado e determinado

Seja humilde


Metas

Meta: É uma posição no futuro. Deve estar relacionada a tempo e valor. Exige tempo e dedicação para ser atingida. Meta é um objetivo quantificado. Uma meta, além de mostrar a direção, detalha os requisitos e o espaço de tempo em que o caminho deve ser percorrido. Resumindo, as metas são a maneira que escolhemos para chegar ao nosso objetivo. São etapas na nossa vida que acertamos e erramos, e que nos faz ser tão exclusivos em relação aos outros.

Uma meta é uma posição no futuro.  Deve estar relacionada a tempo e valor. Exige tempo e dedicação para ser atingida. Uma meta deve ser positiva. Uma meta deve ser escrita e divulgada.

 A meta deve ser seguida pelo acrônimo SMART:


S – Specic (Especíca)

M – Measurable (Mensurável)

A – Attainable (Atingível)

R – Realistic (Realista)

T – Timely (Em Tempo)

Detalhando as características

S – Speci
c (Especíca)

Quanto mais especíca for a meta, menor a possibilidade de interpretações duvidosas e mais chances da meta ser atingida.

Busque responder: Quem está envolvido? O que deve ser atingido exatamente? Onde deve ser atingido esta meta? Qual é o período no qual esta meta deve ser atingida? Quais são os requisitos e restrições? Quais propósitos ou benefícios existem em atingir esta meta?

Exemplo: Obtenção de 10% no aumento de vendas nacionais nas áreas de negócios A, B e C pela equipe X, durante o próximo ano scal, sem redução da margem de lucros e mantendo o nível de satisfação do cliente.

Portanto: Qualquer meta que não possa ser transformada claramente em um número permite a manipulação e interpretação para que os interessados a considerem atingida ou não.


M – Measurable (Mensurável)

Qualquer meta que não possa ser transformada claramente em um número permite a manipulação e interpretação para que os interessados a considerem atingida ou não.

Por exemplo, “Melhorar a satisfação dos clientes da loja A em 20% em 3 meses” parece ser um objetivo especíco. Entretanto, se a loja em questão não tiver um sistema adequado de medição da satisfação do cliente, a meta não poderá ser mensurada.

A – Attainable (Atingível)

As metas devem ser agressivas, mas nunca impossíveis de atingir. É importante lançar um desao para que a equipe se supere e lute por algo que parece ser difícil. A equipe deve concordar com a meta que deve ser atingida.

Aspectos que também devem ser considerados: Nossa equipe e liderança têm as habilidades necessárias para atingir esta meta? Nossos produtos ou serviços possuem a qualidade necessária para tornar a meta realidade? Existe um potencial real no mercado que permita a denição desta meta?

R – Realistic (Realista)


Uma meta pode ser atingível, mas não realista. Uma meta realista está em sincronia com os valores da equipe e da empresa.

Para saber se a meta é realista, pergunte: A equipe aceitará perseguir a meta? Esta meta está alinhada com a missão e visão da empresa? Algum princípio ético é ferido com esta meta?

T – Timely (Em Tempo)

Uma meta deve ser atingida dentro de um período de tempo, com início e m bem denidos. Esse período de tempo não pode ser curto que torne a meta impossível e nem longo demais que cause dispersão da iniciativa com o tempo.

Uma meta tangível é aquela que pode ser sentida, observada ou tocada. Metas tangíveis têm maiores chances de serem realizada. Tudo que melhora o dia-a-dia do time será visto com bons olhos e o incentivará.

Sendo assim, a ideia é construir um texto que tenha todas as características em um único texto e não criar uma meta para cada letra

Ex:
Obj - Aumentar em 10% as vendas no 1º ano
Meta 1- Obter 10% no aumento de vendas nacionais nas áreas de negócios A, B e C pela equipe X, durante o ano, sem redução da margem de lucros.

Meta 2 - Aumentar em 10% o número de contatos com clientes pelo departamento de marketing nas duas primeiras semanas de cada mês durante 1 ano. Aumento de 2% ao mês.

Dicas dos especialistas para arrasar as metas


  • Escreva uma frase com a sua meta, quando deseja alcançá-la e como fará para conquistá-la.
  •  Depois de escrevê-la, leia-a em voz alta. Isso irá fixá-la na sua memória e fazer com que você sempre lembre que existe aquele objetivo a ser cumprido em tal dia.
  •  Tenha disciplina e pense no seu futuro como vendedor.
  •  Desesperar-se, jamais! Avalie o que foi feito e o que falta fazer. Se você não acredita na sua meta, ninguém acreditará por você.
  • Acompanhe semanalmente sua equipe para saber se ela está indo em direção à meta.
  •  Se não estiver, faça as correções necessárias.
  •  Aborde cada vendedor com uma conversa franca e necessária para entender o motivo de ele não estar caminhando rumo à meta.
  •  Ouça e pondere reclamações da área comercial.





Objetivo:

Um objetivo fornece uma direção.

“Objetivos são os resultados futuros que o empresário pretende atingir. São os alvos que a empresa seleciona e busca atingir, dentre de um certo espaço de tempo.” (LOPES, 1976)

Quais são seus objetivos?

Comprar um carro? Construir uma casa? Abrir uma empresa? Mudar de emprego? Emagrecer? Seus objetivos estão relacionados ao seu propósito? Aumentar o lucro em 50%? Abrir uma nova loja? Contratar mais uma equipe de vendas? Oferecer um novo serviço?

Exemplo de Objetivos

Marketing “Atingir e manter de maneira lucrativa e ética uma participação de mercado de 40% ao longo dos próximos 3 anos” “Iniciar operações em 3 pontos de venda, na região de BH, no período de 6 meses, mantendo o retorno atual”

Financeiros “Atingir e manter a liquidez corrente de 2:1 dentro de um período máximo de 6 meses– Reduzir em 30% as contas a receber, nos próximos 3 meses

Produção “Aumentar em 10% a produtividade da fábrica II no período de 8 meses”
Segundo Certo e Peter (1993, p. 88) são identificadas oito áreas-chave de atuação dos objetivos:
1.Posição no mercado: posição em relação aos seus concorrentes.
2.Inovação: qualquer mudança feita para melhorar métodos de condução do negócio.
3.Produtividade: quantidade de bens ou serviços produzidos pela organização.
4.Níveis de recursos: quantidade de diversos recursos mantidos pela organização.
5.Lucratividade:capacidade da organização em obter receitas.
6.Desempenho e desenvolvimento do administrador: qualidade do desempenho do administrador.
7.Desempenho e atitude do empregado: qualidade do desempenho do pessoal não administrativo.
8.Responsabilidade social: objetivo de melhorar o bem estar da sociedade.

Aplicando:

Objetivo: Aumentar em 10% vendas de produtos em 2013.
Meta (já com SMART):  Obter 10% no aumento de vendas nacionais nas áreas de negócios A, B e C pela equipe X, durante o ano 2013, sem redução da margem de lucros e mantendo o nível de satisfação do cliente.

Objetivo: Comprar um carro novo este ano.
Meta 1: Comprar um carro da marca Chevrolet, modelo Agile, ano 2013, versão LTZ, na cor vermelha, pelo preço de R$ 43.000,00 até 30 de outubro de 2013.
Meta 2: Economizar 20% de meus rendimentos mensais, (R$ xxxxx),  durante 10 meses deste ano.
Meta 3:Efetuar pesquisa em pelo menos 5 lojas na região X, 2 meses antes do prazo final de minha meta para verificar qual a loja me oferece melhores condições.

Proposito
Qual é o seu propósito?
Por que acordo todos os dias de manhã para trabalhar? O que eu faço com entusiasmo? Por que faço o que eu faço? Por que sou importante para as pessoas? Por que a minha empresa existe? Por que estamos fazendo este projeto? Por que a minha empresa é importante para meus clientes?

Para uma empresa orientada pelo Planejamento Estratégico, o primeiro passo é ter a missão, visão e valores bem definidos, lembrando que é do Planejamento Estratégico que vão surgir os planos de ação para os próximos anos de sua empresa e que darão base inclusive para elaboração do Orçamento Empresarial e dos demais planos para alcançar os resultados planejados.



Autor: Wagner Gonsalez

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