O Power Point é uma ferramenta comum para apresentações de ideias,
as apresentações de slides e são hoje importante veículo para os profissionais
e empreendedores venderem suas ideias nas mais diversas situações. Não que ela
seja a melhor, mas ela é a mais utilizada e até a mais intuitiva, sendo assim
as dicas aqui apresentadas servem tanto para Power Point quanto outros
softwares como o Prezi por exemplo. Mas para ter sucesso ao fazer uma
apresentação é válido passar por alguns pontos.
A primeira fase é o planejamento da apresentação, com o
entendimento de qual o objetivo daquela apresentação, qual a mensagem que deve
ficar ao final, quais as características do público alvo, tempo de
apresentação, estilo da apresentação, local de apresentação e estrutura.
Depois de planejada a apresentação, o ideal é construir um
roteiro, uma base em texto mesmo, montando a história que deve ser contada
segundo o planejamento acima. Este texto deve estar na linguagem voltada ao
público alvo, entender o começo-meio-fim da apresentação, limitado ao tempo da
apresentação, e servir de linha base para a criação dos slides.
A terceira fase que é a criação de uma identidade visual da
apresentação, depende muito do contexto da apresentação, das características do
público alvo e do objetivo da apresentação.
Uma fase importantíssima que as pessoas as vezes não dão a
devida importância é o treinamento do apresentador. Seja na frente do espelho,
seja para um amigo ou colega de trabalho, a única forma de garantir aderência
entre os slides e o apresentador é com treinamento. Repetir, melhorar, repetir
de novo.
·
Use pouco texto - Seja o mais conciso possível.
O slide ideal tem poucas palavras e linhas.
·
Evite o uso de marcadores - Só use marcadores quando necessário, como no
slide introdutório, por exemplo, em que você pode enumerar as ideias a serem
expostas.
·
Separe os assuntos - Procure colocar apenas uma ideia
ou gráfico por slide. Caso seja necessário, divida as suas informações em
vários slides.
·
Tipologia - Use dois ou três tipos de fonte: uma
para os títulos, outra para o texto e outra para destaques. De preferência, use
fontes sem serifa, como a Arial e a Tahoma, mas faça de acordo com seu publico,
use fontes legíveis e adequadas.
·
Nada de letrinhas miúdas - Evite usar fontes menores que 22 pontos.
·
Enfatize o que é importante - Ao montar um gráfico, destaque sua informação
mais relevante, e faça isso no próprio slide, deixe negrito, sublinhado, em vez
de usar o laser pointer.
·
Faça os gráficos certos - Gráfico de pizza?
Prefira a versão 2D. A versão 3D distorce as imagens, use cores adequadas.
·
Aplique a regra dos 5 segundos - Depois de terminar sua apresentação, releia
os slides e veja se cada um deles pode ser compreendido em no máximo 5
segundos.
·
Recursos Visuais - Recursos visuais em excesso
no slide confundem o público e faz com que eles se concentrem em decifrar as
imagens, em vez de se concentrarem no que você está dizendo.
·
Design - Use a proximidade de elementos, deixe
itens relacionados ao tema a ser falado próximos,
·
Repetições de características - use elementos
que se repitam nos slides seguintes, seja por cores, pequenos objetos,
tamanhos, ícones, etc.
·
Padrão - mantenha o padrão de cores, marcadores,
fontes, alinhamentos e tudo o que esta em seu material.
·
Cores - Mantenha contraste de cores e textos,
faça com que seus textos possam ser lidos com diferenciais de cores de fundos e
letras.
·
Alinhamentos - Cuidados com os alinhamentos
justificados, sobram muitos espaços entre palavras, adeque com seu perfil de
público, e lembre-se se tem muito texto já há algo errado aí.
·
Efeitos e animações - Limite ou elimine o uso de
animações. Claro, eles podem ser legais e consolidar muitas informações em um
único slide, mas podem fazer sua audiência se concentrar na ação da tela, em
vez de se concentrarem no que você está dizendo.
·
Slide Oculto - Para não excluir slides e usar
apenas em casos específicos, Usar a função de slide oculto é uma maneira
inteligente de consolidar informações e ser mais flexível no tamanho de sua
apresentação. Informações secundárias ou aprofundadas podem ser ocultadas, de
forma que não sejam exibidas na apresentação de slides principal, mas possam
ser acessadas caso sejam necessárias para ilustrar um ponto com mais detalhes
de última hora. Quando você oculta um slide, ele permanece no arquivo embora
não seja visto quando se executa a apresentação no modo Apresentação de Slides.
É possível ativar e desativar a opção "Slide Oculto" individualmente
para cada slide da apresentação.
·
Tempo - Não há uma regra quanto ao tempo de
apresentação, mas para se ter uma ideia básica inicial, um iniciante demora
1:30 (um minuto e trinta segundos por slide) e tem pessoas mais experientes que
demoram 20 minutos por slide, tudo depende de quanto você tem a acrescentar em
sua apresentação e adequar ao tempo disponível.
·
Agora que os slides foram elaborados, volte e
pense em como você poderia enxugar sua apresentação ainda mais. Cada
apresentação verdadeiramente bem-sucedida de PowerPoint consiste no equilíbrio entre o que você diz e
o que você mostra. Use essas dicas para encontrar a combinação ideal entre
mostrar e explicar.
Finja que você fará a apresentação sem nenhum slide. Como
você ajustaria sua narração para compensar? Agora, comece adicionando somente
os slides que ajudam você a destacar, e não repetir, os pontos que você falará
em voz alta.
Nunca leia diretamente dos slides; sua narração deverá
contar a história com suas próprias palavras. Leia apenas o que seja muito importante
ou conceitual.
Use as notas do orador na parte inferior de cada slide
usando a ferramenta de acionamento acima da barra de rolagem horizontal (ou
acesse a adapte as notas abrindo a tela de visualização "Anotações").
Isso permitirá que você organize seus pensamentos e que você os veja na tela do
apresentador, mas eles não serão exibidos para o público no projetor ou segundo
monitor.
Corte slides e seja flexível com sua narração. Não se pode
excluir slides às pressas, mas é possível estender ou encurtar seu diálogo para
se manter dentro do tempo estabelecido.
Por fim, o Microsoft PowerPoint é uma ferramenta de
comunicação incrivelmente útil, mas somente se você utilizá-la para enriquecer
sua apresentação, não sobrecarregá-la de informações. Se existe uma regra-chave
que se deve ter em mente, ela é: o menos é mais. Mantenha sua apresentação
visualmente curta e inteligente, e você será surpreendido pela maneira como os
roncos se transformarão em aplausos.
Em outro tópico falaremos de técnicas e dicas de
apresentação (postura).
Até breve.
Comentários
Postar um comentário
Gente olha o que eu descobri, acho que isso vai te ajudar muito sobre marketing: acesse cafécomW - dominemarketing