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Psicologia das cores, verdade ou mito??


Quem não conhece a bem sucedida franquia do McDonald’s e seu slogan “Amo muito tudo isto!”? O McDonald’s usa as cores de uma paleta análoga na qual o amarelo é que predomina em função de esta marca focar seu público nas crianças, procurado criar uma atmosfera lúdica e de felicidade. O vermelho funciona bem como uma cor de apoio e serve para aumentar a pressão arterial e evocar fome. Aliás, esta combinação de cores tem influenciado muitas outras cadeias de fast food.

Mas de onde vem esta história? será verdade mesmo????



Segundo relatos as cores do McDonalds é porque:

vermelho: aumenta pressão sanguínea, emociona. É frequentemente utilizado em desenhos de logotipos para captar a atenção e é  reconhecida por levantar a pressão arterial ou despertar o apetite  nas pessoas.

Amarelo: energizante, feliz, estimula a fala,  Amarelo é frequentemente utilizado no design de logotipo para obter atenção, criar alegria e cordialidade.



Vejamos...

Em 15 de maio de 1940 um restaurante com o nome de MCDONALD’S BAR-B-Q foi inaugurado na famosa Rota 66, depois em sua reformulação em 1948 surgiu, mesmo que de forma indireta, o famoso M amarelo: para chamar a atenção dos motoristas ainda quando estivessem longe, a arquitetura do prédio dispunha de dois grandes arcos amarelos de neon (à noite, quando ligados, ficavam cor-de-rosa).

Será que não foi simplesmente por estar em uma estrada, na qual só tinha verde, marrom e cinza (de árvores e asfalto) eles escolheram cores que chamassem a atenção???



Sem mais delongas...hoje o Mc Donalds usa cores diferentes marrom ao fundo e letras em branco.



Ao analisar a aplicação das cores significaria então que:

Marrom indica natureza, folclore e utilidade. Usado em logotipos onde se deseja simplicidade, cordialidade e neutralidade. Mesmo sendo a cor menos favorita de homens e a terceira menos favorita de mulheres no Brasil.

Branco é a cor universal da paz e da pureza. Muitas vezes pode ser encontrada invertida em logotipos como texto ou espaço negativo. Mesmo sendo a cor menos citadas em pesquisas por mulheres.

O Mc Donalds decidiu usar. Mas e aquele conto da fome e tudo mais???



Perceberam que mesmo o McDonalds mudando de cores, que em minha opinião ficou melhor, suas filas são as maiores em praças de alimentação de shoppings? Continuam vendendo fast food, focando em complementos menos calóricos é verdade.

Perceberam que os seus concorrentes diretos, Burguer King e Subway não usam o vermelho predominante e tem grandes filas???

Vamos pensar com outro exemplo exagerado, mas de comparação.

Médicos cirurgiões trabalham com transplantes e sangue o dia todo e não tem maior apetite por ver o vermelho e nem quando vem uma capa de gordura amarela. sendo assim....

Volto ao início então... será que essa história de psicologia de cores para esta marca foi verdadeira? Se alguém tiver o número do estudo realizado que me encaminhe, por favor.

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