Pular para o conteúdo principal

Psicologia das cores, verdade ou mito??


Quem não conhece a bem sucedida franquia do McDonald’s e seu slogan “Amo muito tudo isto!”? O McDonald’s usa as cores de uma paleta análoga na qual o amarelo é que predomina em função de esta marca focar seu público nas crianças, procurado criar uma atmosfera lúdica e de felicidade. O vermelho funciona bem como uma cor de apoio e serve para aumentar a pressão arterial e evocar fome. Aliás, esta combinação de cores tem influenciado muitas outras cadeias de fast food.

Mas de onde vem esta história? será verdade mesmo????



Segundo relatos as cores do McDonalds é porque:

vermelho: aumenta pressão sanguínea, emociona. É frequentemente utilizado em desenhos de logotipos para captar a atenção e é  reconhecida por levantar a pressão arterial ou despertar o apetite  nas pessoas.

Amarelo: energizante, feliz, estimula a fala,  Amarelo é frequentemente utilizado no design de logotipo para obter atenção, criar alegria e cordialidade.



Vejamos...

Em 15 de maio de 1940 um restaurante com o nome de MCDONALD’S BAR-B-Q foi inaugurado na famosa Rota 66, depois em sua reformulação em 1948 surgiu, mesmo que de forma indireta, o famoso M amarelo: para chamar a atenção dos motoristas ainda quando estivessem longe, a arquitetura do prédio dispunha de dois grandes arcos amarelos de neon (à noite, quando ligados, ficavam cor-de-rosa).

Será que não foi simplesmente por estar em uma estrada, na qual só tinha verde, marrom e cinza (de árvores e asfalto) eles escolheram cores que chamassem a atenção???



Sem mais delongas...hoje o Mc Donalds usa cores diferentes marrom ao fundo e letras em branco.



Ao analisar a aplicação das cores significaria então que:

Marrom indica natureza, folclore e utilidade. Usado em logotipos onde se deseja simplicidade, cordialidade e neutralidade. Mesmo sendo a cor menos favorita de homens e a terceira menos favorita de mulheres no Brasil.

Branco é a cor universal da paz e da pureza. Muitas vezes pode ser encontrada invertida em logotipos como texto ou espaço negativo. Mesmo sendo a cor menos citadas em pesquisas por mulheres.

O Mc Donalds decidiu usar. Mas e aquele conto da fome e tudo mais???



Perceberam que mesmo o McDonalds mudando de cores, que em minha opinião ficou melhor, suas filas são as maiores em praças de alimentação de shoppings? Continuam vendendo fast food, focando em complementos menos calóricos é verdade.

Perceberam que os seus concorrentes diretos, Burguer King e Subway não usam o vermelho predominante e tem grandes filas???

Vamos pensar com outro exemplo exagerado, mas de comparação.

Médicos cirurgiões trabalham com transplantes e sangue o dia todo e não tem maior apetite por ver o vermelho e nem quando vem uma capa de gordura amarela. sendo assim....

Volto ao início então... será que essa história de psicologia de cores para esta marca foi verdadeira? Se alguém tiver o número do estudo realizado que me encaminhe, por favor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matriz BCG, como montar?

O que é matriz BCG? A matriz BCG é um método desenvolvido por Bruce Henderson em 1970 para analisar o desempenho dos produtos e serviços ofertados por uma empresa, e avaliado como eles são aceitos pelo seu consumidor. Conceito: A Matriz BCG, que oficialmente é chamada de Matriz Crescimento-Participação, foi criada em meados dos anos 60 por Alan J. Zakon, executivo da empresa de consultoria em planejamento estratégico Boston Consulting Group (BCG), e por William W. Wommack, executivo da Mead Corporation . Porém ela ficou conhecida por meio do executivo do Boston Consulting Group, o senhor Bruce Henderson, em 1970. O objetivo principal da matriz BCG é descobrir o relacionamento quantitativo e significativo entre a empresa e os mercados envolvidos no negócio. Auxilia na decisão estratégica e na análise da carteira de produtos ou portfólio de produtos. Como funciona a matriz BCG? A matriz BCG é dividida em dois eixos, O primeiro eixo refere a taxa de crescimento do mercado . Enquanto o...

A Importância das Hashtags nas Redes Sociais

  A Importância das Hashtags nas Redes Sociais As hashtags são ferramentas poderosas nas redes sociais, permitindo que seu conteúdo alcance um público mais amplo e específico. Elas funcionam como etiquetas que agrupam postagens sobre um mesmo tema, facilitando a descoberta de conteúdo relevante por parte dos usuários.  Aqui estão alguns pontos essenciais sobre o uso de hashtags: Relevância das Hashtags Segmentação do Público:  Utilizar hashtags adequadas ajuda a direcionar seu conteúdo para pessoas com interesses específicos. Por exemplo, se você está postando sobre saúde, hashtags como  #medicina  e  #saúde  podem atrair estudantes e profissionais da área, aumentando o engajamento e a visibilidade do seu post. Por que essas hashtags?  Todas as hashtags sugeridas estão diretamente relacionadas ao seu produto e aos benefícios que ele oferece, garantindo que seu conteúdo seja relevante para o público-alvo. Proporção das Hashtags Hashtags Muito Usada...

Marketing Mix de Serviços (8Ps)

Os 8Ps de marketing de serviços As bases de marketing, quando criadas, buscavam dentro da amplitude de atuação, definir elementos que demonstrassem todo o seu vasto campo em premissas que pudessem sintetizar de forma rápida e clara todo um sistema. Para isso, surgiram os 4 famosos P’s de marketing, todos derivados de definições de palavras inglesas que foram adaptadas para as línguas dos mais diversos mercados. Assim sendo, os 4P’s são: Place, Price, Promotion and Product. Com a tradução para a língua portuguesa, obtivemos os famosos: Praça – ou localidade onde serão inseridas as ações. Esta poderá ser dividida em região satélite ou principal, e secundárias; Preço – ação realizada frente a questão da prática de agregar um valor monetário a algo, ou seja, atribuir um valor àquilo que estará sendo disponibilizado ao mercado; Promoção – ações promocionais que estarão incidindo sobre certo produto e/ou serviço, de forma a estimular a sua comercialização ou divulgação; Produto – ...