PLANO DE MARKETING
O que é um Plano de Marketing?
Um plano de
marketing é um planejamento das ações de marketing de uma empresa,
buscando alcançar um determinado objetivo . O planejamento
pode ser voltado para a marca, um produto específico ou serviço oferecido pela
empresa. Esse plano guiará as ações estratégicas da marca.
Portanto, o
plano de marketing pode ser considerado como uma ferramenta de gestão para a
empresa se manter competitiva no mercado em que ela está inserida, através de
estratégias competitivas de marketing.
Desenvolvendo o Plano de Marketing
Para
desenvolver um bom plano de marketing, é preciso que a empresa conheça bem o
seu mercado de atuação.
O motivo é
bem simples: as decisões tomadas no plano de ação vão influenciar desde o
planejamento até a execução das campanhas, e essas ações precisam ser
condizentes com a situação atual do mercado, as tendências para o futuro e como
a sua empresa se posiciona nesse mercado.
Pense no
plano de marketing como um guideline de crescimento de mercado.
Basicamente,
qualquer que seja o seu objetivo principal, a sua empresa sempre deve aumentar
a participação no mercado, como consequência da utilização do plano.
Entendendo melhor um plano de
marketing
É importante
entender que esse plano represente o posicionamento da sua empresa, porque ele
precisa estar de acordo com a visão, missão, valores e objetivos.
Ele é a
vitrine das ações da sua empresa, uma amostra do que está por vir e precisa ser
muito bom!
As melhores estratégias de Marketing
Não existe
um passo a passo perfeito a ser seguido para a criação de um plano de
marketing.
Porém,
existem passos à serem seguidos que fazem parte de todos os bons planos!
Acompanhe para conhecer mais sobre cada um deles.
Fazer o Planejamento
Realizar o planejamento
é o primeiro passo para a elaboração de um bom plano de marketing.
Através do
planejamento serão definidos os objetivos e as metas a serem atingidas com
a elaboração e execução do plano de marketing.
Para
facilitar a conquista dos objetivos definidos no plano de marketing, é
interessante elaborar um resumo deste para que a equipe foque no resultado
desejado com a implantação do plano de marketing.
A falta de
planejamento é uma característica comum a todos os planos de marketing que não
cumprem os seus objetivos!
Simplesmente
porque sem saber o que precisa ser feito, fica muito mais difícil fazer algo de
fato.
O
planejamento é tão importante que é comum existirem times especializados para
cuidar dessa parte. Portanto, faça o melhor planejamento que você puder!
Realizar a Análise do mercado em que
a empresa está inserida
Antes de
iniciar o desenvolvimento de um plano de marketing, a empresa precisa conhecer
todos os fatores (sejam internos ou externos) que influenciam a área onde ela
está inserida; conhecer a situação do seu produto ou serviço no mercado e
conhecer as reais capacidades (pontos positivos e negativos) de sua empresa
perante o mercado.
A partir da
análise do mercado e de como sua empresa está no mercado, o plano de marketing
desenvolvido poderá gerar frutos a curto e longo prazo.
É essencial
que a empresa tenha realizado a análise do ambiente e os fatores que podem vir
a influenciar a sua atividade, como forma de precaução na elaboração do seu
plano de marketing para que não sejam geradas expectativas em excesso.
O mercado
pode ser dividido em micro e macro ambiente. Ambientes que influenciam no
funcionamento da empresa em diversas frentes.
Macroambientes
são aqueles que trabalham em âmbitos mais amplos, como a economia, política,
jurídico, cultura, demografia, natural e tecnológico.
São fatores
difíceis de serem controlados e costumam funcionar de acordo com o país/cidade
em que a empresa se encontra.
O
microambiente é interno e atua no funcionamento básico da empresa.
São
microambientes os fornecedores, clientes, intermediários, concorrentes
e público-alvo, ou seja, todos os stakeholders importantes do seu negócio.
Entender
como o ambiente influencia na atuação da sua empresa dentro do mercado é
importante para encontrar as melhores ações dentro do plano.
Realizar a Análise do segmento em que
a empresa está inserida
Segmentar o
mercado no qual você atua ajudará você a definir melhor seu público alvo,
segmentar é dividir o mercado em características comuns a esses clientes,
fazendo uso de 4 variáveis básicas.
Demográfica:
Dados sociais, (idade, sexo, renda)
Geográfica:
Informações de localidade, região, clima, etc;
Psicográfica:
Informações sobre como ele pensa, tais como estilo de visa, personalidade, etc
Comportamental:
Informações de como ele se comporta nas situações individuais e coletivas,
motivadores de consumo.
É essencial
que a empresa tenha realizado a análise do ambiente e os fatores que podem vir
a influenciar a sua atividade, como forma de precaução na elaboração do seu
plano de marketing para que não sejam geradas expectativas em excesso.
Estabeleça
diferenciais de seu produto, entenda como vender principalmente os benefícios,
mas mesmo após essa receita, você precisa agregar valor ao item vendido, se as
pessoas não o valorizam, não vem o benefício e não conhecem os diferenciais,
fica muito difícil a venda.
Ter
qualidade, atendimento e boa negociação é premissa básica vá além, pois todos acreditamos
que nossa empresa é diferente, mas será que é mesmo?
O
Posicionamento é o ranqueamento na mente do consumidor, como ele te enxerga
como marca, você esta posicionado neste ranking como sendo a empresa de melhor
alguma coisa, esse alguma coisa o faz ser lembrado por ele. Por exemplo o sabão
OMO pode ser considerado em minha mente o que limpa melhor, devido seu
diferencial de componentes químicos e distribuição.
Conheça os seus clientes e defina o
seu público (e personas!)
A empresa
precisa conhecer seus clientes e o seu público-alvo para poder criar o seu
plano de marketing.
O plano de
marketing precisa ser voltado de maneira direta para atingir o público-alvo,
aquelas pessoas que irão consumir os produtos e serviços prestados pela
empresa.
Por isso, é
importante ter uma análise constante e detalhada do mercado, para entender quando
e como o seu cliente procura adquirir o seu produto ou serviço, de forma que
você busque atingir as necessidades dos clientes, para que eles possam consumir
o seu produto ou serviço, fiquem satisfeitos e se tornem fiéis a sua marca.
Esse público
alvo deriva de seu segmento de mercado, após a definição de quam compraria as oferta,
partimos para a extração imaginária da descrição de um cliente modelo, o
Persona. Personas são perfis semificcionais do seu cliente ideal, são
representações personificadas de um mercado mais amplo.
Personas são
importantes porque elas saem da generalização do público-alvo e permitem que
você foque a sua comunicação para uma pessoa real, um perfil que demonstra como
o cliente ideal da sua empresa seria e como ele gostaria de ter contato com o
seu negócio.
Mas não se
engane! Para criar uma persona, primeiro é preciso ter um público-alvo claro,
só então você terá informações suficientes para começar a sua buyer persona.
Se tem
dúvidas de como criar uma persona, pode acessar o gerador de personas e criar
as suas agora mesmo! http://geradordepersonas.com.br/
Afinal, o que é Persona?
Uma
persona é uma representação do seu cliente ideal, de modo que a partir de uma
rápida análise você possa identificar características comuns entre os seus
potenciais clientes e assim personalizar sua comunicação com eles.
O que
precisamos saber sobre a persona?
Para
criar nossa persona, precisamos descobrir:
- Quem é o
seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do
responsável pela compra)
- Que tipo
de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?
- Quais são
as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoalmente quanto
profissionalmente)?
- Qual seu
nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
- Que tipo
de informações ele consome e em quais veículos?
- Quais são
seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
- Como
podemos ajudá-la?
Conheça e analise a concorrência
É de grande importância conhecer
as demais empresas que estão inseridas no mercado e saber quais os pontos
positivos e negativos dos produtos e serviços disponibilizados por elas de
forma comparativa com o seu.
A partir do momento que você
conhece a concorrência você pode agregar diferencial ao seu produto e
serviço para conquistar um número maior de clientes;
Defina a sua posição no mercado
em que sua empresa está inserida – para ter uma posição definida da sua empresa
no mercado é necessário que o empreendedor busque consolidar a sua marca
através da construção de uma imagem onde mostra o diferencial dos seus produtos
e serviços, de forma que sua empresa se destaque perante a concorrência.
Lembrando que o público está cada
vez mais exigente, então procure construir a sua imagem e zelar por ela perante
ao mercado.
Aprenda com a sua concorrência!
Mais importante do que entender o que eles fazem bem, é ver o que não
deu certo.
É uma excelente forma de evitar
frustrações e investimentos mal feitos. Se algo dá certo, pegue, melhore e
aplique no seu plano. O mercado evolui constantemente e é preciso acompanhar o
passo.
Trabalhe o seu Mix de Marketing
É de grande importância trabalhar
bem seu mix de marketing, que popularmente é conhecido como 4Ps, (produto,
preço, praça, promoção).
Você precisa em produto,
descrever tudo sobre ele, tamanho, modelo, formato, quantidade, volume, visual,
características, etc, em Preço, descreva a forma de pagamento e aquisição,
condições e créditos. Já em Praça descreva a localização de venda, ou pontos de
comercialização, distribuição e entrega, seja on line ou presencial. Já em
Promoção, estamos falando em todas as formas de comunicação ou ações para
promover comercialmente a sua oferta, seja por meio da propaganda, eventos,
vendas pessoais, internet; e todas as
mídias possíveis, aqui cabe ressaltar que você precisa mencionar (FORMATO,
FREQUENCIA, QUANTIDADE) para que possamos calcular os investimentos e retornos.
Defina as suas estratégias e as ações a serem
tomadas
É importante definir qual o
objetivo de criar o plano de marketing para a empresa, pois é através do
objetivo que serão definidas as estratégias e as ações a serem adotadas pela
empresa.
Procure definir objetivos e metas
realistas, de forma que a sua empresa possa crescer de maneira paulatina e
atinja os índices desejáveis.
As ações de marketing devem estar
associadas aos objetivos e metas traçadas, por isso é importante ter
todo o conhecimento do mercado para não fazer investimentos ou ações sem
necessidade ou desproporcionais com a realidade vivida pela empresa.
Essa é a hora de ser criativo
(mesmo).
Existem diversas opções de ações
que podem fazer parte do plano de marketing e da estratégia. Do marketing viral
ao de guerrilha, digital, inbound, outbound, as opções são diversas.
Mas é preciso inovar! Esqueça
aquela estratégia quadradinha, é preciso ter jogo de cintura.
Defina o cronograma para execução do plano de
marketing
A definição de um cronograma é
fundamental para realizar o acompanhamento da execução do plano de marketing
definido anteriormente.
O monitoramento do plano de
marketing e o levantamento dos resultados alcançados são de grande
importância para a avaliação do sucesso e o que precisa ser corrigido para
melhorar o plano de marketing da empresa.
O cronograma funciona como um
reloginho que determina quando cada ação será realizada. Ele é muito importante,
porque determina o timing de cada uma dessas ações.
Um bom cronograma não contempla
só o que será feito, ele também considera os esforços necessários, desde os
itens necessários até quem realizará qual função.
Transformando ações em táticas
Quando você já sabe o que vai ser
feito e quando, é preciso entender melhor como.
As táticas são a estratégia posta
em ação através das ações determinadas.
Basicamente, essa é a parte
prática da coisa. As táticas precisam de um bom time de gerenciamento, já que
podem ocorrer ações simultâneas.
Por incrível que pareça, essa
pode ser a parte mais trabalhosa. É preciso um bom gerenciamento das tarefas e
gestão, sem esquecer do contexto geral!
Calcule sua demanda, capacidade
de venda, consumo e estabeleça suas estimativas de custos e receitas.
Monitore o seu cliente
Depois que encerrar o processo de
venda, faça uma espécie de monitoramento do seu cliente, verificando se o mesmo
está satisfeito e se o produto atendeu aos seus anseios, pois a partir da
fidelização de clientes antigos existe a oportunidade de indicações e aumento
de clientes, e, por consequência, aumento de faturamento e de possíveis lucros.
Entender como a sua persona reage
as ações propostas é a melhor forma de melhorar as ações, estratégias e
táticas. Mais que isso, é um aprendizado para os próximos planos de marketing!
O importante é melhorar sempre.
Agora que você já sabe como
elaborar um bom plano de marketing, é chegada a hora de colocar em prática e
ver sua empresa faturar bastante com as melhorias que o plano vai trazer.
Preste atenção aos detalhes,
revise com a sua equipe e conte com um bom analista de marketing ao seu lado!
Não apresse as coisas, revise tudo o que for necessário.
O que você tem a sua disposição?
Como dito anteriormente, não
existe uma receita de bolo para a elaboração de um bom plano de marketing.
Desta forma, a principal questão
a ser levada em consideração são os recursos tanto materiais quanto
intelectuais que você possui à sua disposição para que um plano de
marketing ideal para o seu negócio seja elaborado.
Antes de colocar as mãos na
massa, é necessário levantar e descrever exatamente quais são os recursos em
relação aos espaços para a colocação de um plano de marketing em prática,
quanto de dinheiro poderá ser empenhado nisso, e o quão capaz a sua equipe é de
realizar as tarefas necessárias para alcançar os objetivos previamente
“sonhados”.
Ter este norte e este limite é
algo fundamental para que tudo se mantenha organizado, e com mais chance de que
todas as etapas tenham condições de serem rigorosamente seguidas.
Planeje os aspectos financeiros do seu marketing
Após a definição de metas e
outros aspectos importantes ao planejamento, é muito importante que os aspectos
financeiros sejam muito bem estabelecidos dentro do plano de marketing.
Tenha definido quanto poderá
gastar em um determinado período, que pode ser mensal, trimestral ou até mesmo
anual.
É muito importante também que a
análise de indicadores esteja sempre sendo verificada, para manter e investir
mais no que tem dado certo, e reduzir ou retirar rapidamente “do ar” aquilo que
não tem oferecido os resultados esperados.
Leve em consideração estudar seu nicho de negócios
e também os seus concorrentes antes de definir metas
Uma parte importante na definição
de metas em seu plano de marketing é realizar esta ação sabendo muito bem o que
está fazendo.
Queremos dizer que as metas devem
ser realistas e devem ser estabelecidas de acordo com o que o mercado realmente
tem condições de proporcionar.
Um dos grandes inimigos de
qualquer tipo de negócio são as frustrações sofridas sobre expectativas em
excesso e colocadas.
Além disso, erros ao traçar as
expectativas de resultado podem desencadear uma série de problemas envolvendo
outros aspectos do seu plano de marketing.
Portanto, muita atenção e cuidado
com esta parte.
Trace estratégias de comunicação com o cliente
A comunicação no marketing
é uma parte importantíssima do seu plano.
Afinal, a maioria das estratégias
busca o primeiro contato do cliente.
E como será o seu feedback quando
isso acontecer para que este cliente seja levado para as outras etapas do
funil? Procure definir padrões para que a comunicação possa complementar bem as
estratégias estabelecidas no plano de marketing.
Afinal, de nada adianta realizar
as melhores ações para atrair a atenção de potenciais clientes e não saber
direito o que fazer depois, não é?
Mais do que dos seus pontos
fortes, tenha consciência dos seus pontos fracos
Após conhecer bem o seu tipo de
audiência e os desejos dela, é preciso compreender que você não consegue
atender o seu público-alvo em todos os aspectos.
O que você está vendendo?
Conveniência? Qualidade? Preços com desconto? Você não pode oferecer tudo
isso.
Saber o que seus clientes querem
ajuda você a decidir o que oferecer e como fazer isso da melhor maneira
possível, transmitindo credibilidade e autoridade ao trabalhar bem aquilo que
você possui de vantagem em relação à concorrência, realizando melhorias nos
seus pontos fracos na hora de elaborar o seu plano de marketing.
Elabore um plano relacionado à retenção de clientes
Elaborar um plano de marketing,
mais do que trabalhar na captação de novos clientes, é também se preocupar em
reter os clientes já conquistados.
Saiba que essa é uma forma mais
econômica e com mais chances de sucesso do que a elaboração de estratégias para
conquistar clientes partindo do zero.
Em seu plano de marketing considere
sempre manter contato com as pessoas que já compraram de você, de forma a
apresentar novas soluções ou oferecer complementos às soluções que eles
adquiriram anteriormente.
A dinâmica das novidades
constantes sempre lhe permitirá trabalhar bem com este tipo de situação, desde
que exista um plano bem elaborado.
Trate os colaboradores envolvidos como se fossem
clientes
Trata-se de um empreendimento que
possui uma equipe de colaboradores?
Não se esqueça deles em seu plano
de marketing.
Colaboradores insatisfeitos podem
ser algo devastador para a sua marca, principalmente em tempos em que as
informações são bastante ágeis através das redes sociais e acabam por viralizar
de forma muito rápida, podendo assim atrapalhar todo um plano que demorou dias
– e até semanas – para ser elaborado e colocado em prática.
Faça com que eles sejam
participativos em todas as etapas do processo, principalmente na hora de captar
ideias.
Sempre há algo a ser aproveitado,
seja de forma parcial ou em sua totalidade através dos talentos internos do seu
negócio.
Procure sempre revisar as bases do seu plano de
marketing
Mesmo que você tenha tido todo um
trabalho para definir as bases sobre a segmentação de personas, estratégias de
abordagem, pontos fortes e pontos fracos do negócio, composição do blog, site,
email marketing e outras formas de contato com o usuário – além de outros
aspectos levantados no plano de marketing – jamais pense que se trata de algo
estático.
Mesmo que o seu negócio seja um
restaurante tradicionalíssimo e com uma clientela formada, você precisa
entender que o mundo das vendas é algo extremamente dinâmico, devido à
variedade de tendências que vemos em tão pouco tempo.
Lembre-se que isso não quer dizer
que tudo deve ser mudado.
A revisão serve inclusive para
verificar onde você tem mais acertado e investir nisso por mais um tempo, é
claro.
O ideal é ser sempre substancial
na busca por um retorno em investimento (ROI) cada vez maior, mas também ser
flexível o suficiente para estar sempre no caminho da evolução.
Capte parceiros
para o seu negócio
Ninguém pode viver sozinho no
mundo. E essa regra também é válida para empresas! Ao montar o seu plano de marketing,
considere parcerias que podem ser feitas com outras empresas, para conseguir
novos clientes ou aumentar a receita com os consumidores existentes.
Parcerias são acordos que você
faz com outras empresas para trabalharem juntas em algum aspecto do plano de
marketing. Pode ser na captação de clientes, parceria de vendas, co-marketing,
guest posts, enfim, as possibilidades são infinitas!
Pense no que os seus clientes
compram antes, durante e/ou depois de comprarem de você.
Essas empresas pode se tornar
bons parceiros, já que a jornada de compra e o processo de venda podem ser
muito próximos.
Imagine uma loja de instrumentos
que vende apenas violões, ela não possui cabos ou encordoamento. Mas existe uma
loja especializada em cabos e encordoamentos, que não vende violões!
Em algum momento, as pessoas
precisarão de cordas novas ou de cabos para conectar os violões à caixas de
som. Que tal juntar as duas empresas e criar condições excelentes para quem
comprar nas duas lojas? Esse é o espírito!
Crie um programa de
indicações para os clientes
Indicações de clientes
satisfeitos são uma das fontes de leads mais valiosas para os negócios. A
palavra de alguém que você conhece é melhor do que qualquer avaliação positiva
na hora de comprar um produto ou contratar uma empresa.
Abordar as indicações de clientes
no seu plano de marketing é indispensável.
A fidelização vem muito das
experiências positivas que as pessoas tem com a sua empresa, e um reflexo disso
são indicações para amigos e conhecidos.
Um programa de indicação para
clientes consiste em vantagens para quem indicar a sua empresa para alguém, e
esse alguém se tornar um cliente. Esse é um incentivo interessante para manter
as pessoas consumindo os seus produtos.
As vantagens podem ter várias
formas, descontos, cupons, promoções, frete grátis.
É hora de usar a imaginação!
Considerando que você tenha uma
CRM – customer relationship manager – em uso na sua empresa, é
possível mapear cada cliente, quais foram as suas ações e interações e criar
incentivos diferentes para cada grupo de compradores. Interessante, não é?
Pense em ações para
lidar com clientes insatisfeitos
Os famosos clientes detratores dão
dores de cabeça para muitas empresas.
As vezes, por uma experiência
ruim no processo de compra ou alguma insatisfação com o produto, esses
consumidores fazem questão de entrar em contato com a empresa e mostrar porque
estão insatisfeitos.
Planejar ações para esses casos é
muito importante, e muitas empresas comem mosca nessa hora!
O seu plano de marketing consiste
em organizar todos os esforços que a sua empresa vai realizar para atrair,
conquistar e manter clientes, e tratar os que estão insatisfeitos é parte desse
processo.
Ao mesmo tempo que indicações são
excelentes para conquistar novos clientes, reclamações desencorajam novos
compradores e podem afastar consumidores atuais.
Estratégias de
retenção de clientes
Vender para alguém que já comprou
na sua empresa é mais fácil – e mais barato – do que conquistar um novo
cliente.
Estratégias de retenção servem
para fidelizar e ativar pessoas que já compraram da sua empresa.
É interessante alinhar as ações
de retenção com a parte de fidelização da sua estratégia de Inbound Marketing.
A retenção consiste em entender
como foi a experiência de compra do cliente, reforçar os pontos positivos,
melhorar os negativos e fornecer condições exclusivas para os seus atuais
compradores.
Esse consumidor já passou por
todo o seu processo de geração, nutrição, e conversão de leads.
Ele conhece o seu negócio e sabe
como você pode ajudá-lo, então por que não incentivar uma nova compra?
A retenção de clientes trabalha
em duas áreas: ativar clientes inativos e fidelizar os que estão ativos.
Cada uma delas exige ações diferentes,
tanto de marketing quanto promocional.
Para trabalhar bem esses clientes
é indispensável planejar ambas.
Pense nos preços à
longo prazo
A precificação de produtos e
serviços é uma das coisas mais difíceis para as empresas.
Quanto eu devo cobrar pelo o que
eu ofereço? As pessoas vão querer pagar esse preço pelo meu produto?
É bem provável que ao começar um
negócio você já tenha os preços basicamente divididos, mas é preciso dar um
passo a mais: pense nos preços à longo prazo.
Claro, com um país tão instável
economicamente é impossível prever o que pode acontecer, mas existem outros
pontos que podem ser considerados.
Por exemplo, quando a sua empresa
estiver estabelecida no mercado, os clientes estarão dispostos a pagar mais
pelo o que você oferece, já que existirá uma história de sucesso por trás do
negócio.
Sendo assim, é possível planejar,
em um prazo maior, quais ajustes serão feitos nos preços.
Ao longo do desenvolvimento da
empresa – e do plano de marketing – é provável que melhorias e mudanças
aconteçam no processo de venda, produção e em vários outros.
Mesmo sem conseguir planejar o
que acontecerá ao longo do tempo, deixe ações pré criadas para serem adequadas
quando for necessário.
Projeções
financeiras para o marketing
Finanças costumam dar dores de
cabeça para fundadores e empresários. Mas isso acontece porque não há
planejamento!
A parte econômica dos negócios
pode ser o fator que vai definir a vida ou a morte da empresa – ok, isso pode
ter sido um pouco exagerado – mas a verdade é que ter controle sobre a receita,
saída e gastos é muito importante.
Através de projeções financeiras
é possível organizar melhor os investimentos em marketing, através de possíveis
cenários sobre o futuro da empresa.
O ROI – retorno sobre investimento
– é uma métrica muito importante para essas projeções, já que ele pode ajudar a
definir os melhores destinos para os investimentos que serão feitos.
Pensar no financeiro à longo
prazo é pensar nos objetivos e projeções de crescimento da empresa, assim é possível
alinhar os esforços de marketing com a situação esperada para o negócio, em um
certo período de tempo.
Não é necessário estar atrelado
ao setor financeiro da empresa, apenas entender quais são os custos da
estratégia de marketing.
Comentários
Postar um comentário
Gente olha o que eu descobri, acho que isso vai te ajudar muito sobre marketing: acesse cafécomW - dominemarketing