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Conceitos de marketing


Se você sair questionando às diversas pessoas o conceito de Marketing, provavelmente, terá como retorno diversas descrições e definições e, possivelmente, muitas relacionarão com vendas ou propaganda. Mas, Marketing é muito mais complexo que do que se pensa! O Marketing está presente por toda a parte e, é utilizado por todas as organizações, desde pequenas a grandes corporações, de diversos ramos de atuação (prestadoras de serviços, comércio, indústria, ONGs, dentre outras) e aplicado a produtos, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares e informações (KOTLER; ARMSTRONG, 2007; KOTLER; KELLER, 2006).

Respeitando a procedência do termo Marketing, define-se como “[...] um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros” (KOTLER, 1998, p. 27).  Ou ainda, como “[...] processo de criação, distribuição, promoção e precificação de bens, serviços e ideias para facilitar a satisfação nas relações de troca com clientes e desenvolver, e manter, relações favoráveis com stakeholders em um ambiente dinâmico” (PRIDE, FERRELL, 2015, p.3).




Vamos entender alguns conceitos básicos de marketing:

a) Necessidades e Desejos: necessidade se refere as necessidades básicas de qualquer indivíduo, sendo as físicas (como, alimentação, vestuário, segurança, abrigo), sociais (amigos e grupos) e de afeto (relacionamento), podemos dizer que são as ações racionais, Já o desejo faz referência ao meio de atendimento de uma necessidade. Os desejos são moldados pela cultura, características individuais e são compartilhadas em uma sociedade, seria o fator emocional de influência.

b) Oferta de Mercado: considera-se como oferta de mercado tudo o que pode ser proporcionado pelo Marketing, ou seja, são os bens (tangíveis), serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares e em informações. 

c) Valor, Relacionamento e Satisfação para o Cliente: valor, relacionamento com cliente e satisfação são elementos fundamentais no Marketing. Valor é um elemento importante para a construção de relacionamento em longo prazo com o cliente. Pode-se definir valor como “[...] a avaliação subjetiva feita pelo cliente em relação aos benefícios versus custos, a fim de determinar quanto vale um produto” (PRIDE, FERRELL, 2015, p.9).
A satisfação de um cliente dependerá da relação do desempenho percebido da oferta de mercado (resultado) em comparação com as suas expectativas. Desta forma, o cliente poderá ficar insatisfeito (o desempenho da oferta de mercado não correspondeu às expectativas), satisfeito (a oferta de mercado correspondeu as expectativas esperadas) ou encantando (quando uma oferta de mercado e suas expectativas em relação a esta foram totalmente superadas)

d) Trocas: O conceito de troca pode ser definido como “[...] o ato de obter de alguém um objeto desejado oferecendo algo em troca” (KOTLER; ARMSTRONG, 2007, p.6).  Com base nesta definição, pode-se concluir que a troca ocorre quando o Marketing, por meio de seus estudos identificou os seus clientes, suas necessidades e desejos e, com base nisso, elaborou e disponibilizou ofertas de mercado para o atendimento destas, buscando a satisfação dos consumidores.

e) Mercado: trata-se do o local físico ou virtual (por meio do e-commerce) que ocorre as trocas (transações) de ofertas de mercado para o atendimento das necessidades e desejos dos clientes (KOTLER; ARMSTRONG, 2007; KOLTER; KELLER, 2006). 

Diante dos conceitos básicos apresentados, pode-se concluir que é de fundamental importância que o Marketing se atente as necessidades e desejos dos consumidores para que a organização disponibilize ofertas visando a satisfação dos clientes e construção de relacionamento. 

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