Se você sair
questionando às diversas pessoas o conceito de Marketing, provavelmente, terá
como retorno diversas descrições e definições e, possivelmente, muitas
relacionarão com vendas ou propaganda. Mas, Marketing é muito mais complexo que
do que se pensa! O Marketing está presente
por toda a parte e, é utilizado por todas as organizações, desde pequenas a
grandes corporações, de diversos ramos de atuação (prestadoras de serviços,
comércio, indústria, ONGs, dentre outras) e aplicado a produtos, serviços,
experiências, eventos, pessoas, lugares e informações (KOTLER; ARMSTRONG, 2007;
KOTLER; KELLER, 2006).
Respeitando a procedência do termo Marketing,
define-se como “[...] um processo
social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e
desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”
(KOTLER, 1998, p. 27). Ou ainda, como
“[...] processo de criação, distribuição, promoção e precificação de bens,
serviços e ideias para facilitar a satisfação nas relações de troca com
clientes e desenvolver, e manter, relações favoráveis com stakeholders em um ambiente dinâmico” (PRIDE, FERRELL, 2015, p.3).
Vamos entender alguns conceitos básicos de marketing:
a) Necessidades e Desejos: necessidade se refere as necessidades básicas de
qualquer indivíduo, sendo as físicas (como, alimentação, vestuário, segurança,
abrigo), sociais (amigos e grupos) e de afeto (relacionamento), podemos dizer que são as ações racionais,
Já o desejo faz referência ao meio de
atendimento de uma necessidade. Os desejos são moldados pela cultura,
características individuais e são compartilhadas em uma sociedade, seria o fator emocional de influência.
b) Oferta de Mercado: considera-se como oferta de mercado tudo o que pode
ser proporcionado pelo Marketing, ou seja, são os bens (tangíveis), serviços,
eventos, experiências, pessoas, lugares e em informações.
c) Valor, Relacionamento e Satisfação
para o Cliente: valor, relacionamento
com cliente e satisfação são elementos fundamentais no Marketing. Valor é um
elemento importante para a construção de relacionamento em longo prazo com o
cliente. Pode-se definir valor como “[...] a avaliação subjetiva feita pelo
cliente em relação aos benefícios versus custos, a fim de determinar quanto
vale um produto” (PRIDE, FERRELL, 2015,
p.9).
A satisfação
de um cliente dependerá da relação do desempenho percebido da oferta de mercado
(resultado) em comparação com as suas expectativas. Desta forma, o cliente
poderá ficar insatisfeito (o desempenho da oferta de mercado não correspondeu às expectativas),
satisfeito (a oferta de mercado correspondeu as expectativas esperadas) ou
encantando (quando uma oferta de mercado e suas expectativas em relação a esta
foram totalmente superadas)
d) Trocas: O conceito de troca pode ser
definido como “[...] o ato de obter de alguém um objeto desejado oferecendo
algo em troca” (KOTLER; ARMSTRONG, 2007, p.6).
Com base nesta definição, pode-se concluir que a troca ocorre quando o
Marketing, por meio de seus estudos
identificou os seus clientes, suas necessidades e desejos e, com base nisso,
elaborou e disponibilizou ofertas de mercado para o atendimento destas,
buscando a satisfação dos consumidores.
e) Mercado: trata-se do o local físico ou virtual (por meio do e-commerce) que ocorre as trocas
(transações) de ofertas de mercado para o atendimento das necessidades e
desejos dos clientes (KOTLER;
ARMSTRONG, 2007; KOLTER; KELLER, 2006).
Diante dos conceitos básicos apresentados, pode-se concluir que é de
fundamental importância que o Marketing se atente as necessidades e desejos dos
consumidores para que a organização disponibilize ofertas visando a satisfação
dos clientes e construção de relacionamento.
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Gente olha o que eu descobri, acho que isso vai te ajudar muito sobre marketing: acesse cafécomW - dominemarketing