Pular para o conteúdo principal

Segmentação de Marketing

O mercado é tão grande hoje que nos impede de uma empresa o atender por inteiro, com uma enorme gama de produtos diferenciados. Os milhares de consumidores apresentam gostos, necessidades e exigências diferentes. A maioria das pessoas acredita que o mercado compõe-se de um conjunto de indivíduos com características diversas e que podem atendê-los de forma igual sem a preocupação da personalização. 

A segmentação é a subdivisão do mercado em subconjuntos homogêneos de clientes, em que qualquer subconjunto aceitável pode ser selecionado como meta de mercado a ser alcançada com um composto de marketing distinto, no qual trabalha-se ajustando as características da oferta ao que cada segmento de mercado demanda. Para uma empresa, portanto, segmentá-lo significa oferecer produtos adequados para grupos específicos de consumidores.




Critérios de segmentação
Há várias bases para segmentação ou critérios de segmentação. Os profissionais de marketing podem segmentar os mercados de consumo de acordo com características que descrevem os consumidores e pela relação dos consumidores com o produto. As características que descrevem os consumidores são:
              Características demográficas: variáveis distintas  as medidas de estado da pessoa, as características sociais do consumidor
              Características geográficas: variáveis distintas ligadas a localização do consumidor
              Características psicográficas: avalia os estados mentais variáveis que  influenciam diretamente no comportamento de compra, explora a personalidade das pessoas e seu estilo de vida;
              Características comportamentais: explora as ocasiões e intensidade de consumo diante da oferta.
Para exemplificar eis uma tabela com dados de cada base para auxílio na segmentação, é recomendado aqui salientar que devemos utilizar diversas informações de cada coluna para a segmentação mais adequada.

Geográfico
Demográfico
Psicográfico
Comportamental
Região
Tamanho do Município
Área Metropolitana
Concentração
Clima
Idade
Sexo
Tamanho e Ciclo da Família
Renda
Ocupação
Educação
Religião
Raça/etnia
Nacionalidade
Geração
Classe Social
Setor / porte
Estilo de Vida
Personalidade
Status
Ocasiões
Benefícios
Condição do usuário
Taxa de uso
Grau de lealdade
Estado de Aptidão
Atitude relativa ao produto
Gosto pessoal

No Brasil, temos ainda um estudo conhecido como Mosaic Brasil, no qual o Serasa Experian, desenvolveu uma solução de segmentação baseada em avançadas e exclusivas técnicas analíticas e estatísticas, já aplicada em mais de 29 países. O Mosaic Brasil classifica a população brasileira em 11 grupos e 40 segmentos baseados em aspectos financeiros, geográficos, demográficos, de consumo, comportamento e estilo de vida conforme o site do Serasa <https://marketing.serasaexperian.com.br/consumer-insights/mosaic/>



Entretanto, para a segmentação ser bem-sucedida, ele precisa comportar quatro aspectos fundamentais, segundo Crocco (2006): mensurabilidade, acessibilidade, substancialidade e acionabilidade.
::: Mensurabilidade – o segmento dever ser mensurável do ponto de vista do retorno potencial, total e da empresa. Ele deve ser calculado por meio da projeção de vendas e comparado aos custos mercadológicos de entrada no mercado. Se a projeção for positiva, tem-se uma pré-condição preenchida;



::: Acessibilidade – o público desejado precisa ser acessível às estratégias do ofertante, para uma comunicação adequada e eficiente, como por exemplo, a existência de uma revista especializada.
::: Substancialidade – o grupo selecionado deve ser o mais substancial possível, para que os investimentos necessários assegurem o retorno dos recursos aplicados, com lucro; o ideal é assegurar um alto grau de substancialidade: segmento pequeno com alto poder de compra.

::: Acionabilidade – capacidade que a empresa ou organização tem para atender às solicitações do segmento: mudança do desenho, do fluxo da produção e, em casos mais extremados, da própria cultura organizacional da empresa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marketing Mix de Serviços (8Ps)

Os 8Ps de marketing de serviços As bases de marketing, quando criadas, buscavam dentro da amplitude de atuação, definir elementos que demonstrassem todo o seu vasto campo em premissas que pudessem sintetizar de forma rápida e clara todo um sistema. Para isso, surgiram os 4 famosos P’s de marketing, todos derivados de definições de palavras inglesas que foram adaptadas para as línguas dos mais diversos mercados. Assim sendo, os 4P’s são: Place, Price, Promotion and Product. Com a tradução para a língua portuguesa, obtivemos os famosos: Praça – ou localidade onde serão inseridas as ações. Esta poderá ser dividida em região satélite ou principal, e secundárias; Preço – ação realizada frente a questão da prática de agregar um valor monetário a algo, ou seja, atribuir um valor àquilo que estará sendo disponibilizado ao mercado; Promoção – ações promocionais que estarão incidindo sobre certo produto e/ou serviço, de forma a estimular a sua comercialização ou divulgação; Produto – ...

Matriz BCG, como montar?

O que é matriz BCG? A matriz BCG é um método desenvolvido por Bruce Henderson em 1970 para analisar o desempenho dos produtos e serviços ofertados por uma empresa, e avaliado como eles são aceitos pelo seu consumidor. Conceito: A Matriz BCG, que oficialmente é chamada de Matriz Crescimento-Participação, foi criada em meados dos anos 60 por Alan J. Zakon, executivo da empresa de consultoria em planejamento estratégico Boston Consulting Group (BCG), e por William W. Wommack, executivo da Mead Corporation . Porém ela ficou conhecida por meio do executivo do Boston Consulting Group, o senhor Bruce Henderson, em 1970. O objetivo principal da matriz BCG é descobrir o relacionamento quantitativo e significativo entre a empresa e os mercados envolvidos no negócio. Auxilia na decisão estratégica e na análise da carteira de produtos ou portfólio de produtos. Como funciona a matriz BCG? A matriz BCG é dividida em dois eixos, O primeiro eixo refere a taxa de crescimento do mercado . Enquanto o...

A Importância das Hashtags nas Redes Sociais

  A Importância das Hashtags nas Redes Sociais As hashtags são ferramentas poderosas nas redes sociais, permitindo que seu conteúdo alcance um público mais amplo e específico. Elas funcionam como etiquetas que agrupam postagens sobre um mesmo tema, facilitando a descoberta de conteúdo relevante por parte dos usuários.  Aqui estão alguns pontos essenciais sobre o uso de hashtags: Relevância das Hashtags Segmentação do Público:  Utilizar hashtags adequadas ajuda a direcionar seu conteúdo para pessoas com interesses específicos. Por exemplo, se você está postando sobre saúde, hashtags como  #medicina  e  #saúde  podem atrair estudantes e profissionais da área, aumentando o engajamento e a visibilidade do seu post. Por que essas hashtags?  Todas as hashtags sugeridas estão diretamente relacionadas ao seu produto e aos benefícios que ele oferece, garantindo que seu conteúdo seja relevante para o público-alvo. Proporção das Hashtags Hashtags Muito Usada...