O que é Comportamento do
Consumidor
Talvez a melhor metáfora com que podemos
compreender o comportamento do consumidor é a do iceberg. O consumidor é como um
iceberg. Vemos apenas uma parte de sua totalidade, enquanto que o maior número
de variáveis que o levam a consumir ou deixar de consumir um produto permanecem
ocultas.
Na prática, vemos apenas sua AÇÃO, ou seja, seu Comportamento.
Mas muitas vezes não conseguimos enxergar ou entender completamente seus MOTIVOS, ou seja, as Causas para a
ação. Fazem parte deste motivos questões como (SAMARA; MORSCH, 2005):
·
Necessidades
·
Crenças
·
Atitudes
·
Percepção
·
Preconceitos
·
Motivação
·
Hábitos
·
Estado de espírito
A dinâmica física a qual um iceberg está sujeito é bem parecida
com aquela a qual o consumidor se submete ao tomar uma decisão de compra.
As decisões de ação são tomadas a partir de uma
força que vem de dentro, de baixo para cima. Porém, agir ou tomar decisões de
ação provocam um peso que têm influência nas decisões seguintes. Por isso
apenas uma parte de nossos impulsos internos se exterioriza, transformando-se
em ação.
Nesse sentido, Comportamento do Consumidor é
definido como o estudo das unidades compradoras e os processos de troca envolvidos
na aquisição, consumo e utilização de mercadorias, serviços, experiências e
ideias.
O Comportamento do Consumidor pode ser visto como
um processo decisório. Embora a decisão de compra pareça desorganizada e
casuística, precisamos percebê-la como um processo lógico e estruturado de
tomada de decisão. (SAMARA; MORSCH, 2005)
Estímulos de Marketing
Ao longo do Processo de Decisão de Compra o
consumidor recebe estímulos de Marketing que buscam provocar um comportamento,
evitando ou acentuando um fator de influência no momento da decisão.
Tradicionalmente esses estímulos são pensados em quatro grupos:
Produto: em que são apresentadas ao consumidor sua
variedade, qualidade, design, características, marca, embalagem, tamanhos,
serviços, garantias, devoluções.
Preço: em que são apresentadas ao consumidor uma lista de
preços, descontos, concessões, prazos e condições de pagamento.
Praça: em que são ofertados ao consumidor canais de
distribuição, com uma determina cobertura, que se desdobram em pontos de venda,
estoque, transporte...
Promoção: em que o consumidor é impactado por promoção de
vendas, propaganda, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing
direto, marketing digital...
Respostas do Consumidor
A partir dos estímulos de Marketing, espera-se que
o consumidor tenha uma resposta a eles. Essas respostas se dão em três níveis:
afetivo, cognitivo e comportamental.
Resposta Cognitiva:
·
Percepção e aprendizado do consumidor em relação à
marca comunicada.
·
Lembrança da marca (recall)
·
Recordação da propaganda
Resposta Afetiva:
·
Atitudes em relação à marca.
·
Imagem da marca (percebida pelo consumidor)
·
Preferência pela marca
·
Intenção de compra (geração de desejo)
·
Atitudes em relação à marca (defesa espontânea)
Resposta Comportamental:
·
Atitudes em relação ao consumo.
·
Hábitos de compra
·
Satisfação/insatisfação
·
Fidelidade à marca (repetição da compra)
Tipologia do Consumidor
Inicialmente, é necessário que saibamos com que
tipo de entidade compradora estamos lidando. Cada um desses dois tipos
apresentados abaixo demanda processos de compra diferentes em com variáveis
muito específicas:
CONSUMIDOR ORGANIZACIONAL (B2B): Empresas, órgãos
governamentais, instituições civis, escolas, hospitais, entidades sem fins
lucrativos etc...
CONSUMIDOR PESSOAL (B2C): Compra bens e serviços para
seu próprio uso.
Tratando-se do consumo pessoal, é possível que se
caracterize por duas motivações diferentes, o que nos dá dois tipos de postura
frente ao consumo: Racional e Hedônico.
O consumo racional é aquele totalmente orientado
pela razão, onde o motivo para a compra sempre é uma necessidade racionalmente
identificada e fruto de reflexão por parte do consumidor.
Já no consumo hedônico o motivo do consumo é o
prazer que ele gera e não necessariamente está ligado a uma necessidade
racionalmente delimitada. Compra-se pelo prazer de comprar ou para satisfazer
os próprios impulsos.
Fica evidente que todos nós estamos sujeitos aos
dois tipos de consumo, racional e hedônico, e a combinação que fazemos deles é o
que nos caracteriza como consumidor. Combinando essas duas posturas, podemos,
então, identificar cinco tipos de consumidores:
1) ANALISTA: Essencialmente racional. Este
consumidor é pragmático e observa a situação como um todo e a analisa
logicamente antes de decidir pela compra.
2) CRIATIVO-RACIONAL: Mais racional do que
hedônico. Consumidores criativos, mas que preferem analisar as situações de
compra de forma lógica não se deixando levar pelo impulso.
3) EQUILIBRADO: Tomam decisões tanto de forma
racional como emocional/hedônica. Não há um comportamento predominante e sim um
equilíbrio.
INOVADOR: Mais hedônico do que racional. Consumidores
abertos a inovação, sociáveis e com tendência a situações informais.
INTUITIVO: Consumidores puramente
hedônicos. Suas decisões são baseadas em intuição, não é possível para estas
pessoas explicar os processos lógicos que levaram à compra.
Tipos de Tomada de Decisão
Compreender com qual tipo de consumidor estamos
lidando é fundamental para que possamos compreender como eles tomam a decisão
de consumir ou não. Porém, além desse aspecto Racional vs. Hedônico, também há
um aspecto situacional que influencia essa tomada de decisão (PIZZOLI, 2002):
·
Decisão rotineira (habitual): produtos simples,
baratos e conhecidos envolverão esse tipo de decisão, na qual o consumidor
estará disposto a gastar o menor tempo possível, e sua fonte de informação é a
própria memória. Esse tipo de decisão costuma envolver uma ou poucas marcas e a
comparação de poucas características entre elas;
·
Decisão limitada: trata-se de um tipo de
decisão em que o envolvimento do consumidor com a compra é moderado. As fontes
de consulta são basicamente internas, mas podem ser consultadas algumas
externas. O consumidor está disposto a investir pouco tempo na compra;
·
Decisão extensiva (complexa): produtos e
serviços mais significativos envolverão maior tempo investido e implicarão
consulta a algumas fontes internas e a muitas externas. Muitas marcas,
vendedores e características são avaliados.
Processo de Decisão de Compra
Finalmente, conhecendo essas características do
consumidor, podemos tratar do processo de decisão pela compra, que é o que
interessa para quem oferta seus produtos ao mercado.
Entendendo como o consumidor toma a decisão pela
compra de cada produto, fica mais fácil fazer o estímulo certo, no momento
certo, para que essa decisão seja favorável ao produto em questão.
Compilando diversas fontes que buscam detalhar esse
processo, podemos dizer que ele passa por pelo menos sete etapas, sendo que em
cada uma delas o consumidor precisa receber os estímulos corretos para seguir
em frente:
1. Reconhecimento da necessidade
2. Busca de informações
3. Avaliação de alternativas
4. Compra
5. Consumo
6. Avaliação / comportamento
pós-compra
7. Despojamento
1) Reconhecimento da necessidade
Quando o indivíduo percebe a diferença entre um
estado ideal e uma situação de privação.
O reconhecimento pode vir de uma sensação interna
(fome, por exemplo) ou de estímulos externos (como um convite).
O que impulsiona o cliente a atender à necessidade
é a motivação e, por isso, as empresa estudam o que motiva o consumidor, para
corresponder às suas motivações, levando-o à compra.
2) Busca de informações
O consumidor buscará, por meio de várias fontes,
informações do que irá comprar e evidenciará se aquilo é o que precisa para
satisfazer a necessidade identificada.
A partir das fontes, o consumidor identificará
várias marcas e produtos que poderiam satisfazer suas necessidades, formando um
conjunto de marcas a partir do qual ele irá escolher a que será adquirida.
3) Avaliação de alternativas
Com base nas informações, o consumidor avalia as
alternativas e decide a compra.
Essa etapa envolve a decisão de quais recursos e
características são importantes e a identificação de quais recursos ou
características cada alternativa oferece.
Nessa fase as marcas serão comparadas.
4) Compra
Essa etapa inclui decidir fazer ou não a compra.
Em caso positivo, definir o quê, quando, onde
comprar e como pagar.
Nessa etapa já se tem a demanda, por isso muitos
profissionais desavisados de marketing param por aqui, julgando que sua tarefa
está completa.
5) Consumo
O ato de compra é normalmente seguido pelo consumo
do que se comprou, mas mesmo essa etapa requer algumas decisões do consumidor,
como por exemplo, se irá consumir/usar na primeira oportunidade, no médio ou
longo prazo etc.
6) Avaliação / comportamento pós-compra
Nessa etapa o consumidor avalia formal ou
informalmente o resultado da compra, considerando se ficou satisfeito com a
experiência de compra e com o produto/serviço adquirido.
A avaliação é muito importante para a empresa, pois
sendo as experiências do consumidor repetidamente positivas com determinada
marca, ele pode desenvolver lealdade a ela.
Cabe ressaltar também que, com base em tais
experiências, o cliente influencia pessoas do meio.
Hoje, reclamar é uma opção!
7) Despojamento
Como último estágio do processo, o consumidor terá
as opções de descarte, reciclagem ou mesmo venda no mercado de usados.
Em tempos de sérias preocupações ambientais, o
consumidor pode desistir da compra se não vislumbrar opções sustentáveis de
despojamento.
Vídeo de apoio -
Referências
PIZZOLI, Maria de Fátima Fagherazzi. Semelhanças e
diferenças de valores pessoais dos consumidores supermercadistas caxienses de
marca própria e de marca do fabricante. Porto Alegre, Universidade Federal do
Rio Grande do Sul, 2002.
SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurélio.
Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo Prentice Hall, 2005.
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