Comprador Organizacional
Introdução
Como veremos adiante, as situações de compra organizacional
assumem formas diversas, de acordo com o tipo de compra e as organizações
envolvidas. Diversos termos são utilizados pelos autores para identificar o
marketing em mercados organizacionais: marketing organizacional, marketing
business-to-business (B2B). A expressão marketing industrial designa,
originalmente, as relações entre indústrias ao longo da cadeia de produção. Seu
uso tem sido estendido aos mercados organizacionais em geral, portanto o
adotaremos.
O Marketing Industrial lida com pessoas que representam
papéis em organizações. Por representarem papéis, as relações entre
fornecedores e compradores industriais, ora refletem as preocupações técnicas
da empresa, ora os compromissos particulares de todos os que decidem a compra
industrial.
Qualquer bem ou serviço pode ser eventualmente comprado por
uma organização. De forma geral, o Marketing Industrial apresenta as seguintes
características:
- O
Marketing Industrial é, do ponto de vista do cliente, uma variável estratégica,
dado que interfere diretamente sobre o negócio;
- As
relações do Marketing Industrial dão-se entre empresas por meio de
profissionais que são responsabilizados pelos seus orçamentos;
- No
Marketing Industrial, as transações são, em grande parte, decididas no âmbito
do alto nível hierárquico das empresas – vendedoras e compradoras;
- As
transações no Marketing Industrial tendem a assumir a forma de acordos de médio
e longo prazo, buscando estabelecer parceria comercial entre fornecedor e
cliente;
O objetivo final do marketing Industrial é estabelecer uma
“simbiose” entre as duas empresas – vendedora e compradora –, que, aos olhos do
mercado final, sugere uma associação virtual, que as une e protege a parceria.
Mercado Organizacional x Mercado consumidor
Vamos começar estabelecendo as semelhanças e diferenças
fundamentais entre o marketing de produtos de consumo e o marketing industrial.
O Marketing de produtos de consumo busca viabilizar trocas de bens de consumo
tangíveis ou não, duráveis ou não. Parte do princípio de satisfazer as
necessidades das pessoas ou grupos. Esses pontos são comuns às duas abordagens.
O que diferencia o Marketing industrial é o tipo de cliente
e a forma como o cliente usa o produto. Os clientes são organizações (empresas,
governo, instituições). Assim, o marketing industrial se distingue do marketing
de produtos de consumo pelas seguintes características:
- Tamanho das compras: o volume das transações, no mercado
de Marketing Industrial ou organizacional, supera em muito o valor do mercado
do consumidor final, e as transações, geralmente, envolvem valores muito
superiores;
- Critérios
de decisão: as decisões de compra envolvem fatores racionais e não racionais,
que interagem de forma complexa e particular de acordo com cada mercado e
organização;
- Número
de pessoas envolvidas nas decisões de compra: quase sempre as decisões sobre
compras organizacionais envolvem várias pessoas que apresentam interesses e
critérios diferentes e, frequentemente, conflitantes;
A tarefa básica de gerenciamento atinge tanto o marketing de
bens de consumo como o marketing industrial. Os profissionais de Marketing que
atuam em ambos os setores devem buscar a orientação para o mercado.
As empresas voltadas para o mercado pautam suas ações pelos
seguintes princípios:
- Crenças
e valores que colocam os interesses dos clientes em primeiro lugar;
- habilidade
em gerar, disseminar e usar informações importantes sobre clientes e
concorrentes;
- uso
coordenado de recursos interdepartamentais para atendimento das necessidades
dos clientes.
Um profissional de marketing industrial visa tornar-se um
fornecedor preferencial para seus principais clientes. Para tanto, faz-se
necessário trabalhar como parceiro, desenvolvendo um conhecimento profundo das
operações do cliente e contribuindo com os valores importantes para o seu
negócio.
A estratégia de marketing industrial deve se basear na
avaliação criteriosa da empresa, do concorrente e do cliente, buscando a
identificação
daquelas oportunidades nas quais a empresa pode agregar
valor superior a seus clientes com base em suas competências diferenciais.
Tipologia das Compras Organizacionais
O comportamento do comprador organizacional é muito mais um
processo do que um ato ou evento isolado. De fato, as compras organizacionais
envolvem diversos estágios e cada um deles gera uma decisão. O processo de
decisão pode variar de um estágio para outro à medida que diversas pessoas da
organização entram ou saem do processo de compras. Esse processo pode assumir
configurações diferentes, conforme o tipo de compra e as características da
organização.
O processo de formação do consumidor organizacional abrange
diversas empresas diferentes inseridas no mercado em que será destinado as
vendas. Sendo assim, forma-se uma cadeia de estágios que se inicia na venda da
matéria prima, passa pelos fabricantes que produzem, chega as distribuidoras
que, sendo assim, distribuem para ao comercio até chegar ao consumidor final.
Em geral, a função de compras é realizada nas empresas, por um Centro de
Compras. Pode ser formado por um único ou por vários setores dentro da empresa,
que podem estar localizados em diferentes níveis organizacionais. É fundamental
entender que o Centro de Compras é um conjunto de funções, desempenhadas por
diferentes indivíduos pertencentes a diferentes setores da empresa. Se os
Centros de Compra das empresas apresentam características distintas, é de se
esperar que as decisões tomadas também sejam distintas. Por exemplo, o grau de
expertise técnica pode ser muito diferente nos centros de compra de duas
empresas similares, levando a que possam optar por fornecedores distintos. De
fato, a maior influência no Centro de Compras tende a ser exercida por quem
detém o conhecimento técnico.
Vamos tratar de três tipos fundamentais de situações de
compras:
1. Recompra
direta: Quando há uma requisição contínua ou recorrente, os compradores têm
bastante experiência com a necessidade, precisam de pouca ou de nenhuma
informação nova e a avaliação de alternativas é desnecessária;
2. Recompra
modificada: os compradores têm experiência em lidar com as requisições
continuadas ou recorrentes, mas acreditam que seria válido procurar informações
adicionais. A situação de recompra modificada tem mais possibilidade de ocorrer
quando a empresa está descontente com o desempenho dos fornecedores atuais.
A recompra modificada simples envolve poucas alternativas e
uma quantia moderada de pesquisa e análise, concentradas no potencial de
relacionamento em longo prazo com os fornecedores.
Já as situações de recompra modificada complexa englobam
grande número de escolhas alternativas, envolvendo incerteza. A variedade de
escolha enfatiza a força de negociação do comprador. O exemplo típico é o
leilão on-line, com diversos fornecedores participando da concorrência.
3. Compra
nova: Nessa situação, o problema ou necessidade é percebido como totalmente
diferente das experiências anteriores e, por essa razão, requer um volume
significativo de informações para buscar o fornecedor ideal.
Quando há complexidade técnica do produto, dificuldade de
avaliação de alternativas ou de aspectos imprevisíveis na negociação com um
novo fornecedor, configura-se uma compra nova de julgamento.
Compras novas estratégicas envolvem decisões de compra de
extrema importância estratégica para a empresa. Nesses casos, o planejamento em
longo prazo orienta o processo de decisão de compra.
Tipologia dos Compradores Organizacionais
Os clientes do mercado industrial ou organizacional podem ser
classificados, de um modo em geral, em três categorias: empresas comerciais,
órgãos governamentais e instituições.
As empresas comerciais podem ser subdivididas em três
categorias:
- Usuários:
compram produtos ou serviços industriais para produzir outros produtos ou
serviços, que são vendidos;
- Produtores
Originais de Equipamentos (POEs): compram bens industriais para incorporá-los a
outros produtos;
- Revendedores
e Distribuidores: empresas comerciais que compram bens industriais para
revenda.
Os órgãos governamentais e instituições apresentam
comportamentos de compra semelhantes, pelo fato de se tratar de organizações
que precisam oferecer serviços à comunidade sem fins lucrativos, tais como
escolas, hospitais, creches, prisões, repartições e outras instituições. As
características principais são:
- Não
visam ao lucro, nem necessariamente ao menor custo;
- Buscam,
primariamente, o atendimento a especificações de compra;
- Precisam
seguir normas legais para processos de compra.
-Normalmente, contratam pelo preço mais baixo e dão
preferência a fornecedores locais;
- Geralmente,
as compras envolvem recursos públicos e é preciso lidar com muita burocracia.
Participantes do Processo de Compras Empresariais
Como já vimos a respeito do consumidor individual ou
familiar, o processo de compra envolve diversos papéis, a princípio
desempenhados por pessoas diferentes. Nas compras organizacionais, geralmente
esse jogo de papéis é ainda mais complexo, com os “atores” se alternando ao
longo dos processos de compra.
De forma geral, distinguem-se os seguintes papéis:
- Iniciador:
pessoa que sugere a ideia de realizar a compra;
- Influenciador:
pessoa que tem influência na escolha do produto;
- Decisor:
pessoa que decide a compra, o que, como e onde comprar;
- Comprador:
pessoa que, efetivamente, realiza a compra;
- Usuário:
pessoa que consome ou usa o produto comprado;
- Guardião:
pessoa que detém conhecimento técnico sobre o produto.
Cada um desses papéis pode ser desempenhado por um ou mais
indivíduos, e cada indivíduo pode desempenhar mais de um papel. O papel de
guardião é típico do processo de compra organizacional. Conforme a complexidade
e criticidade da compra, cada um dos papéis analisados pode se apresentar em
fases diferentes do processo e ser desempenhado por indivíduos diferentes.
Por exemplo, no caso da aquisição de um novo material de
embalagem para um produto, o iniciador poderia ser o gerente do produto; o
influenciador poderia ser um assistente da diretoria de compras; o decisor, o
próprio diretor de compras; o comprador, o chefe de compras; e o usuário, o
gerente de produção da fábrica. O guardião poderia ser um engenheiro da área
técnica ou de P&D que estivesse na vanguarda do conhecimento tecnológico
sobre o assunto.
O Processo de Compras empresariais
Como vimos, o processo de compras organizacionais é complexo
e pode assumir feições muito diferentes de acordo com o tipo de organização e
da compra em si. O profissional de marketing industrial deve reunir
conhecimento especializado e experiência sobre as características específicas
do mercado e dos clientes. Mesmo assim, é útil identificar características
genéricas, que Kotler (2000) descreve, como:
1- Reconhecimento
do problema – descoberta da necessidade por alguém na organização;
2- Descrição
da necessidade geral – características gerais dos itens e quantidades;
3- Especificação
do produto – elaboração das especificações técnicas para a compra;
4- Procura
de fornecedores – identificação de fornecedores mais apropriados à compra
necessária;
5- Solicitação
de proposta – pelo meio e da forma mais conveniente;
6- Seleção
de fornecedor – com base em atributos pré-definidos, eventualmente envolvendo
negociações;
7- Especificação
do pedido – para o fornecedor selecionado, concluindo o processo de negociação
de preços, prazos, entrega, serviços agregados, garantias etc.;
8- Revisão
do desempenho – avaliação periódica do desempenho dos fornecedores habituais da
empresa.
Algumas dicas importantes:
- Identificar os interessados –
aqueles que têm um interesse pessoal importante na decisão exercerão mais
influência do que os outros membros do centro de compras;
- Seguir o
fluxo de informações –as pessoas que têm influência nos centros de compra
controlam o fluxo de informações sobre a decisão de compras;
- Identificar
os especialistas – o poder do especialista é um fator de influência importante
no centro de compras;
- Rastrear
as conexões para o topo – os membros mais influentes dos centros de compras
geralmente têm acesso direto à alta gerência - o que aumenta sua influência no
processo;
- Entender
o papel do setor de compras – ele é dominante, principalmente nas situações de
compras repetitivas, em virtude da experiência, do conhecimento e do
relacionamento com os fornecedores.
Influenciadores
O consumidor organizacional é o comprador em potencial,
porém, influenciado por questões ligadas a fatores essenciais, que ajudam a
definir o perfil e posicionamento de uma marca, que são:
ambientais;
econômicos;
socioculturais;
políticos e legais;
naturais;
tecnológicos;
competitivos;
organizacionais;
interpessoais;
individuais.
Para identificá-lo com mais facilidade, é preciso entender a
estrutura e a demanda do mercado organizacional, buscando as diferenças para o
mercado individual. Em seguida, é preciso comparar com as necessidades do seu
público empresarial, para saber qual o papel de cada pessoa da negociação
dentro do processo.
REFERENCIAS
Análise do processo de compra do consumidor agropecuário. Autoria: Ana Paula Silveira Silva; Roberto Fava Scare; Anna Carolina Pirani Casanova. (disponível em: http://www.sober.org.br/palestra/9/663.pdf)Entendendo os Modelos de Compra Organizacional. Autoria: Angela da Rocha, Jorge Brantes Ferreira, Jorge Ferreira da Silva (dispinível em: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EMA/ema_2012/2012_EMA33.pdf )
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