Pular para o conteúdo principal

Roube como um Artista, de Austin Kleon

 

As 10 principais ideias presentes no livro Roube como um Artista, de Austin Kleon. Esse livro é um manual sobre como ser criativo na era digital, baseado em uma palestra que o autor fez na Universidade do Estado de Nova York. Aqui estão as 10 ideias principais que ele compartilha no livro:



1 - Roube como um artista: não se trata de plagiar, mas de estudar, creditar, remixar, misturar e transformar as ideias dos outros que te inspiram. Nada é original, tudo é uma combinação de influências.


2 - Não espere até saber quem você é para começar: comece a fazer o que você ama, mesmo sem ter um plano perfeito ou uma identidade definida. Você vai descobrir quem você é pelo que você faz.


3 - Escreva o livro que você quer ler: faça o trabalho que você gostaria de ver no mundo, não o que você acha que os outros esperam de você. Seja o seu próprio público.


4 - Use suas mãos: saia da tela do computador e experimente outras formas de expressão, como desenhar, recortar, colar, construir. Use sua criatividade de maneira física e tátil.


5 - Projetos paralelos e hobbies são importantes: não se limite ao seu trabalho principal, explore outras áreas de interesse e diversão. Você pode aprender coisas novas, desenvolver novas habilidades e encontrar novas conexões.


6 - O segredo: faça um bom trabalho e compartilhe-o com as pessoas: não guarde suas ideias para você, mostre-as ao mundo. Encontre uma plataforma para divulgar seu trabalho, seja um blog, uma rede social, um site. Receba feedback, construa uma comunidade, faça parte de uma conversa.


7 - A geografia não manda mais em nós: você não precisa estar em um grande centro cultural para ser criativo. Você pode estar em qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet e às pessoas que te inspiram. Crie sua própria cena, seu próprio nicho, seu próprio espaço.


8 - Seja legal: a gentileza é uma das melhores qualidades que você pode ter como artista. Seja generoso, agradecido, humilde, curioso. Ajude os outros, reconheça seus mestres, elogie seus colegas. Não seja arrogante, invejoso, mesquinho ou egoísta.


9 - Seja chato: a criatividade não vem de momentos mágicos ou iluminados. Ela vem de uma rotina diária, de um hábito de trabalho, de uma disciplina pessoal. Tenha um horário fixo para criar, um lugar reservado para isso, uma lista de tarefas. Faça do seu trabalho uma prioridade.


10 - Criatividade é subtração: menos é mais. Foque no essencial, elimine o desnecessário. Escolha bem o que você vai roubar, o que você vai fazer e o que você vai mostrar. Simplifique sua mensagem, seu estilo e sua vida.



Espero que essas ideias te ajudem a entender melhor o livro Roube como um Artista e a despertar sua criatividade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um Mapa de Empatia

Um mapa de empatia é uma ferramenta visual que ajuda a entender e mapear as emoções, pensamentos, necessidades e experiências de um público-alvo específico. Ele é frequentemente usado no campo do design thinking, marketing e desenvolvimento de produtos para criar empatia com os usuários e clientes, o que ajuda a tomar decisões mais informadas e criar soluções mais centradas no usuário. Aqui está uma explicação passo a passo de como criar um mapa de empatia: Defina o público-alvo: Comece identificando o grupo de pessoas que você deseja entender melhor. Isso pode ser seus clientes, usuários de um produto específico ou qualquer grupo de interesse relevante. Nomeie o mapa: Dê um nome ao mapa de empatia para que todos saibam qual público ele representa. Preencha as seções: O que eles veem: Nesta seção, você deve se perguntar o que seu público-alvo vê no ambiente ao seu redor. Isso inclui objetos, pessoas, tecnologia, etc. Por exemplo, se você está projetando um aplicativo de saúde, seu p...

Estratégias de Análise SWOT

Depois do levantamento de todas as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que impactam direta ou indiretamente no negócio, como já vimos chamado de análise de mercado, é necessário elaborar a Análise SWOT, na qual nos permite analisar a situação atual da organização e entender suas possibilidades futuras. Foi Kenneth Andrews (apud Ghemawat, 2000) que desenvolveu a análise SWOT em 1971, provavelmente a ferramenta mais utilizada para a formulação de estratégia. caso voce não tenha feito essa primeira parte, recomendo que venha até esse texto para entender como fazer -  http://cafecomw.blogspot.com/2013/03/analise-de-mercado.html A sigla SWOT vem do acrônimo das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities and threats , ou seja, pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Conforme Polizei (2005, p. 34), “na análise SWOT, todos os pontos são colocados em confronto e o planejador pode ter uma ideia mais ampla do conceito a ser definido no plano e as...

Marketing Mix de Serviços (8Ps)

Os 8Ps de marketing de serviços As bases de marketing, quando criadas, buscavam dentro da amplitude de atuação, definir elementos que demonstrassem todo o seu vasto campo em premissas que pudessem sintetizar de forma rápida e clara todo um sistema. Para isso, surgiram os 4 famosos P’s de marketing, todos derivados de definições de palavras inglesas que foram adaptadas para as línguas dos mais diversos mercados. Assim sendo, os 4P’s são: Place, Price, Promotion and Product. Com a tradução para a língua portuguesa, obtivemos os famosos: Praça – ou localidade onde serão inseridas as ações. Esta poderá ser dividida em região satélite ou principal, e secundárias; Preço – ação realizada frente a questão da prática de agregar um valor monetário a algo, ou seja, atribuir um valor àquilo que estará sendo disponibilizado ao mercado; Promoção – ações promocionais que estarão incidindo sobre certo produto e/ou serviço, de forma a estimular a sua comercialização ou divulgação; Produto – ...