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Comprador Organizacional

  Comprador Organizacional Introdução   O marketing representa um grande desafio para empresas industriais, que fornecem, exclusiva ou predominantemente, para outras empresas ou organizações. Com a globalização, as empresas estão sendo forçadas a adquirir aptidões mercadológicas cada vez maiores, a fim de enfrentar competidores com os quais nunca teriam de medir forças. Como veremos adiante, as situações de compra organizacional assumem formas diversas, de acordo com o tipo de compra e as organizações envolvidas. Diversos termos são utilizados pelos autores para identificar o marketing em mercados organizacionais: marketing organizacional, marketing business-to-business (B2B). A expressão marketing industrial designa, originalmente, as relações entre indústrias ao longo da cadeia de produção. Seu uso tem sido estendido aos mercados organizacionais em geral, portanto o adotaremos. O Marketing Industrial lida com pessoas que representam papéis em organizações. Por representarem p

Comportamento do Consumidor

  O que é Comportamento do Consumidor Talvez a melhor metáfora com que podemos compreender o comportamento do consumidor é a do iceberg . O consumidor é como um iceberg. Vemos apenas uma parte de sua totalidade, enquanto que o maior número de variáveis que o levam a consumir ou deixar de consumir um produto permanecem ocultas. Na prática, vemos apenas sua AÇÃO , ou seja, seu Comportamento. Mas muitas vezes não conseguimos enxergar ou entender completamente seus MOTIVOS , ou seja, as Causas para a ação. Fazem parte deste motivos questões como (SAMARA; MORSCH, 2005): ·          Necessidades ·          Crenças ·          Atitudes ·          Percepção ·          Preconceitos ·          Motivação ·          Hábitos ·          Estado de espírito A dinâmica física a qual um iceberg está sujeito é bem parecida com aquela a qual o consumidor se submete ao tomar uma decisão de compra. As decisões de ação são tomadas a partir de uma força que vem de dentro, de baixo p

Conceitos de Marca - Qual importância no marketing

  A marca sempre acompanhou a humanidade, trazendo em sua essência aprovação ou rejeição. Os reis marcavam as áreas conquistadas e o selo real era o sinal do poder que eles exerciam sobre os povos conquistados. Os donos de gados, por exemplo, marcavam seus escravos, e ainda hoje, marcam seu rebanho e outros bens. E no contexto atual, qual a importância da marca? Já é sabido que o mundo se tornou um grande quebra cabeça. Pais e mães trabalham fora e já não se reúnem com seus filhos para as refeições ou para assistem juntos a tv. As compras no supermercado, muitas vezes, são destinada à empregada. Homens e mulheres cada vez mais moram sozinhos, surgindo a necessidade de novos produtos e serviços. Uma única pessoa assume várias identidades na vida e nas redes sociais, migrando entre o ambiente offline e online em questão de segundos. A variedade de canais e de distribuição de conteúdo trouxe a tona um consumidor exigente e bem informado e que espera conveniência, agilidade de atendi