Pular para o conteúdo principal

Alavancar sua carreira


Depois de conversar com alguns colegas sobre carreira e crescimento profissional decidi escrever este artigo. O objetivo deste artigo é oferecer dicas para aqueles que ainda estão com dificuldades em entender o que fazer para crescer na carreira, não é uma formula, nem o caminho mágico dos grandes empresários que ficam ricos, estes são raros, são 5% da população brasileira. Refiro-me aqui aos amigos, colegas de escola, de bairro que representam cerca de 80% da população comum do mercado.

Educação
Talvez muitos de vocês não tiveram condições de estudar em uma escola particular, ou com nível elevado de educação, assim como eu, estudaram em colégio publico, que por sinal na minha época era melhor do que hoje, mas enfim...voltando ao principal....a escola publica não ensina bem, os alunos nem sempre demonstram interesse pelo tema, pois não tem base familiar e educação de casa para entender a importância daquela matéria e tema em sua vida futura. A escola não prepara o aluno para o mercado, ela prepara o aluno para saber ler e escrever, fazer operações de matemática, compreender nosso passado evolutivo, geográfico, contextos básicos, que são fundamentais, mas mal aproveitados pelos alunos e mal transmitidos por muitos professore. Claro que sempre existem exceções, de alunos e professores, mas como falei não estou focando nas exceções.
Eu mesmo tive pouco interesse educacional na educação básica, estudava o mínimo pra passar, nunca reprovei ou fiquei de recuperação (Exame), minha mãe me ensinava e me cobrava em casa meus estudos, tive pais que tinham ensino superior e por isso pode ser que consegui pensar um pouco e mudar meu comportamento. Me dei conta que precisava estudar e a importância do meu estudo apenas no início do colegial, quando meus amigos mais inteligentes começaram a fazer cursinhos, estudar para faculdade e eu....estava ainda andando de skate. Percebi que tinha que mudar e me dediquei, pensei em tirar notas altas e buscar o que pretendia fazer na carreia. Escolhi o que eu gostava e podia pagar, afinal eu não tinha chance estudar em faculdade publica, depois de muitos esforços consegui entrar em uma faculdade, pegando dinheiro emprestado do meu avô para pagar a matrícula, e aí a coisa mudou.

Trabalho
Acordei para a vida tarde, meu pai me sustentava, tínhamos um negócio que veio a fechar, e apenas com 17 anos fui pensar em trabalhar, comecei a trabalhar numa indústria graças ao meu tio, que me indicou. No começo era péssimo, ganhava pouquíssimo, pensei em desistir, era um trabalho de auxiliar de produção, trabalhava de domingo a domingo para conseguir dinheiro extra, ia trabalhar de bicicleta, no sol e na chuva. Mas me dediquei, e prosperei, consegui crescer na empresa, consegui ganhar cada vez mais, mudar de cargos e planejei sair da empresa para entrar na minha área de atuação no ultimo ano da faculdade.
Comecei uma nova carreira, de novo por baixo, estágio, trabalhos gratuitos, temporários, freelancer até conseguir um emprego bom numa empresa boa, aí a coisa melhorou de novo.
Continuei estudando, fazendo cursos, pós graduação e me aprimorando sempre.
Hoje não posso dizer que sou um exemplo que ganho fortunas, mas tenho um bom padrão de vida, como falei no começo, coisa que qualquer um que esta começando gostaria de ter.

Macete
Toda essa história contada e conversada com os amigos recentes em um bate papo me mostraram porque eu consegui alguns objetivos e muitos amigos não conseguiram e hoje com 40 anos são ainda auxiliares e ganham um salário mínimo. O que percebi de diferente:
- Eu quando decidi estudar, entendi a importância da educação para minha vida, como ela poderia me ajudar e porque seria bom eu aprender aquilo na época, mesmo que fosse química e ei não gostasse, hoje me deparo com várias situações que mostram a importância do que aprendi  e os itens que não aprendi na época. Dedique-se, estudar sempre vai fazer a diferença;
- não tenha medo de perguntar, não tenha vergonha de dizer que não sabe, não avance o tema se esta travado, busque novas informações, novas fontes de consulta, não se acomode esperando o milagre depender de outro, você é o interessado, busque. Nunca paguei um curso de computação gráfica, trabalho com isso, dei aula disso e aprendi tudo, observando, procurando, me dedicando e aprimorando.
- na carreira não faça pouco porque você ganha pouco, faça mais do que você ganha, faça melhor do que os demais que vão permanecer na posição que estão para a vida toda. Perceba, o Neymar nunca jogou mal nas categorias de base porque ganhava pouco, ele jogava mais e mais, e quanto mais jogava mais ganhava, na carreira é assim também, faça mais do que sua função pede, aprenda sempre algo da função superior a sua, prepare-se para ocupara a vaga de quem é seu chefe. Se seu chefe (gestor fica mais bonito e correto do que chefe), é o tipo de pessoa acomodada, folgada que passa tudo pra você, não xingue ele, agradeça ele esta te dando a vaga dele de propósito ou não e você não percebeu. Isso era o que eu fazia pra subir de cargos e salários, eu fazia mais, melhor e se o meu superior não me dava um aumento por ser um tapado e não me enxergar, eu pedia, e justificava o quanto eu poderia fazer ainda mais com outro cargo e salário.
- não se desvalorize, encontraremos pessoas melhores que nós em algumas atividades, afinal lá no inicio mostrei que 20% seguiram caminhos melhores do que nós, não se compare de forma depreciativa com eles, se inspire neles, faça amizade e aprenda com eles; Não se julgue feio, incompetente, menosprezado, não se culpe nem se torture, faz parte do processo de crescimento, não ganharemos todas. Pense positivo, tire lições das derrotas e cresça.
- se conseguir, curta a vida, tenha amigos, visite, converse, vá passear. Não é fácil conciliar tudo, eu mesmo tenho dificuldades nesta parte ainda, mas ajuda muito a sair do stress que o mercado lhe causa.
- Não deseje ser o máximo e nem odeie ser o mínimo, pois tanto o máximo, quanto o mínimo serão sempre relativos. O máximo quase sempre conduz à vanglória de si mesmo, enquanto o mínimo conduz a autocomiseração. Aprenda a amar-se como você é, com aquilo que você tem, com tudo aquilo que já possui, mesmo que seja só a vida! 
- busque sempre aprender, itens profissionais, pessoais, educacionais, tenha meta, seja ético, respeite e valorize as pessoas, seja grato aos que lhe deram oportunidades, ajude ao próximo, lute para conquistar sonhos, tenha sonhos possíveis. SEJA DETERMINADO.
- Aprenda a admirar-se sem se tornar egocêntrico ou arrogante! Não inveje nenhuma outra pessoa! Não ocupe-se em admirar posses de uns ou das carências de outros! Ocupe-se em investir todos os dias da sua vida na sua evolução, antes de tudo, como “ser humano”! Ame a justiça, ame ao teu próximo, seja prestativo e paciente, invista no bem! A felicidade é um estado de espírito! Vista–o! A verdadeira felicidade está nas coisas mais simples e, muitas vezes, essas coisas estão tão próximas, mas tão próximas, que não as vemos!
Bom se você leu isso e percebeu que dá trabalho e que não tem interesse em MUDAR, não tem problema, é uma escolha de vida, e cada um faz da vida o que bem entende. Só não fique reclamando da vida quando estivermos em um barzinho comemorando, afinal para cada escolha há uma renúncia.

Desejo a você que leu este artigo, muito sucesso e se eu puder lhe ajudar fique a vontade, entre em contato.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um Mapa de Empatia

Um mapa de empatia é uma ferramenta visual que ajuda a entender e mapear as emoções, pensamentos, necessidades e experiências de um público-alvo específico. Ele é frequentemente usado no campo do design thinking, marketing e desenvolvimento de produtos para criar empatia com os usuários e clientes, o que ajuda a tomar decisões mais informadas e criar soluções mais centradas no usuário. Aqui está uma explicação passo a passo de como criar um mapa de empatia: Defina o público-alvo: Comece identificando o grupo de pessoas que você deseja entender melhor. Isso pode ser seus clientes, usuários de um produto específico ou qualquer grupo de interesse relevante. Nomeie o mapa: Dê um nome ao mapa de empatia para que todos saibam qual público ele representa. Preencha as seções: O que eles veem: Nesta seção, você deve se perguntar o que seu público-alvo vê no ambiente ao seu redor. Isso inclui objetos, pessoas, tecnologia, etc. Por exemplo, se você está projetando um aplicativo de saúde, seu p...

Estratégias de Análise SWOT

Depois do levantamento de todas as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que impactam direta ou indiretamente no negócio, como já vimos chamado de análise de mercado, é necessário elaborar a Análise SWOT, na qual nos permite analisar a situação atual da organização e entender suas possibilidades futuras. Foi Kenneth Andrews (apud Ghemawat, 2000) que desenvolveu a análise SWOT em 1971, provavelmente a ferramenta mais utilizada para a formulação de estratégia. caso voce não tenha feito essa primeira parte, recomendo que venha até esse texto para entender como fazer -  http://cafecomw.blogspot.com/2013/03/analise-de-mercado.html A sigla SWOT vem do acrônimo das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities and threats , ou seja, pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Conforme Polizei (2005, p. 34), “na análise SWOT, todos os pontos são colocados em confronto e o planejador pode ter uma ideia mais ampla do conceito a ser definido no plano e as...

como fazer um Plano de Negócios de forma simples

  Por Wagner Gonsalez Descubra como criar um plano de negócios eficiente para impulsionar o sucesso do seu pequeno empreendimento. Este guia abrangente irá orientá-lo desde a introdução do tema até a conclusão, passando pelas etapas essenciais, análise de mercado, estratégia de marketing e plano financeiro. Conceitos Iniciais e Objetivos A arte estará na maneira de como o empreendedor irá traduzir esses passos realizados racionalmente para um documento que simbolize e explore as potencialidades de seu negócio, assim como também os riscos específicos a esse mesmo negócio. Esse é o OBJETIVO de um bom plano de negócios: que seja um instrumento que o empreendedor utilize para expor suas ideias, em uma linguagem simples que os leitores entendam, e, com o foco de mostrar efetividade e possibilidade de sucesso em seu negócio. Veja o modelo completo aqui