Diferenciação de Marketing
Sabemos que hoje os produtos e mercados estão cada vez mais
competitivos, , um produto deve ser capaz de atender as necessidades e realizar
os desejos do consumidor. Para isso o produto precisa ter um diferencial no
qual torne-o relevante ao mercado e atraente ao consumidor. Diferenciar seus
produtos e serviços é uma das principais características que toda empresa deve
praticar, pois a concorrência é muito intensa e sempre buscando novas
tecnologias para cada vez mais atender este mercado mais exigente.
Quando a empresa realiza a segmentação ele estuda neste
publico definido quais suas necessidades, anseios para que se possa entregar
uma oferta (produto ou serviço) de valor para este cliente, algo que ele
considere importante, volte a consumir e ainda recomendar aos seus contatos,
fato muito importante com a acessibilidade e penetração da internet.
Então, pessoal, a diferenciação de marketing é quando você cria algo diferente e exclusivo para se destacar no mercado. E, como diz o Kotler, "se você não puder ser o primeiro em um mercado, crie um novo em que possa ser o primeiro". Em outras palavras, pense fora da caixa e ofereça algo que ninguém mais oferece!
Por exemplo, se você tem uma sorveteria, pode criar sabores exclusivos que só existem na sua loja. Vocês podem inventar o sabor "arco-íris de unicórnio" ou "chocolate com pedaços de brownie de nutella" - coisas que só vocês oferecem.
Como se diferenciar?
A estratégia de
diferenciação é uma forma de a empresa se tornar única em requisitos
valorizados pelo consumidor, pelo segmento ou mercado no qual atua. Diferenciar
significa agregar valor para o cliente distinguindo-se da concorrência, “ o ato de desenvolver um conjunto de
diferenças significativas para distinguir a oferta da empresa das ofertas dos
concorrentes diretos e indiretos...” (Cobra,2009)
Dentre as principais estratégias de diferenciação encontramos:
a) Importância – a oferta deve ser relevante ao
consumidor, algo que o consumidor perceba a diferença e importância e esteja
disposto a pagar mais pela diferença apresentada;
b) Distintividade – a oferta deve ser visivelmente percebida
a diferença da concorrência, basta ver a diferença entre os leites fermentados
“Yaquilto” e o “Chamirito”;
c) Superioridade – a oferta deve ser superior na
visão do consumidor, quando comparado à concorrência. O Smartphone XPTO tem
câmera de 32Mp, a maior do mercado;
d) Comunicabilidade – a oferta deve ser de fácil
compreensão ao público-alvo, seria a forma na qual o consumidor percebe o
quanto seu produto é mais compreendido do que a concorrência, vê a diferença de
uso do equipamento de pagamento de pedágio pela empresa “Sem Pagar” e “ Conect
Drive” um é de mais fácil assimilação que o outro.;
e) Previsibilidade – no ato do uso o conceito que
você informou deve suprir facilmente o prometido. Ou seja, o consumidor não tem
que adivinhar o uso.
f) Disponibilidade – ter uma oferta farta no mercado,
estar disponível na maior quantidade de pontos em que seu cliente tenha acesso,
veja a diferença entre o Banco “Fradespo” e o “Citybambo”;
g) Rentabilidade
– Aquela na qual a empresa tenha pouco custo e
o maior valor percebido pelo
cliente, oferecendo alta rentabilidade para a empresa e plena satisfação do
consumidor.
As variáveis de diferenciação podem ser divididas em quatro
categorias: produto, serviços, pessoal e imagem, como destacado a seguir:
Como medir o sucesso da diferenciação de marketing?
para medir o sucesso da sua diferenciação de marketing, você pode observar as vendas, o engajamento dos clientes e a fidelidade deles. Se as pessoas estão escolhendo a sua marca em vez das outras e se tornando fãs dela, é sinal de que você está no caminho certo!
Como fazer testes para avaliar se a estratégia está funcionando.
para testar a sua estratégia de diferenciação, você pode fazer pesquisas com os seus clientes, fazer promoções exclusivas, monitorar as avaliações nas redes sociais e fazer brainstorming com a sua equipe. Assim, você pode descobrir se a sua estratégia está funcionando e fazer ajustes para melhorar o desempenho.
Conclusão:
Espero que este material tenha sido útil para você entender a importância da diferenciação de marketing e como aplicá-la em suas estratégias de marketing. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. E não se esqueça de se inscrever em nosso canal para receber mais dicas de marketing e negócios. Até a próxima!
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