Afinal, o que é Persona?
Uma persona/avatar é uma representação do seu cliente ideal, de modo que a partir de uma rápida análise você possa identificar características comuns entre os seus potenciais clientes e assim personalizar sua comunicação com eles.
Na psicologia na teoria de C.G. Jung, Persona é a personalidade que o indivíduo apresenta aos outros como real, mas que, na verdade, é uma variante às vezes muito diferente da verdadeira.
Antes de falarmos sobre como as personas ajudam na sua estratégia, vamos esclarecer algo importante.
Conforme você se aprofundar pelo estudo do marketing digital, vai ouvir falar sobre buyer persona.
Em uma tradução livre, significa algo como pessoa compradora. Ou seja, seu cliente ideal.
Então, não se assuste com o termo estrangeiro, pois estamos falando basicamente da mesma coisa.
Entendido esse ponto, é hora de compreender por que ter uma persona e guiar suas ações a partir dela oferecem uma ajuda fundamental para o sucesso da estratégia.
Público-alvo
Seu público-alvo inclui todas as pessoas que podem vir a se interessar por seus produtos e serviços.
São os seus potenciais clientes. Todos eles.
Se você tem um escritório de contabilidade, por exemplo, pode ter como clientes empresas de todos os portes e também pessoas físicas, de todos os gêneros e faixas de renda.
Ou seja, se trata de um público-alvo bastante abrangente, o que não é uma condição restrita a esse tipo de atividade.
Persona
Já a sua persona foca no detalhe desse público-alvo.
Ou seja, ela é parte dele, mas estabelece perfis muito mais direcionados.
Para utilizar o mesmo exemplo do escritório contábil, uma persona seria pessoa jurídica e outra pessoa física.
Mas não apenas isso: entre as pessoas jurídicas, haveria empresas de pequeno, médio e grande porte, microempreendedores individuais, empresários que precisam de consultoria, outros que se interessam por tarefas de departamento pessoal, e por aí vai.
Conforme realiza essa delimitação, você chega a uma persona, ou várias delas.
São segmentos do público-alvo, sobre os quais irá focar ações específicas.
Para chegar ao persona é necessário realizar a segmentação, pois, da segmentação chegaremos ao público alvo, logo....Esse público alvo deriva de seu segmento de mercado, após a definição de quem compraria as oferta, partimos para a extração imaginária da descrição de um cliente modelo, o Persona.
Personas são perfis semificcionais do seu cliente ideal, são representações personificadas de um mercado mais amplo.
Personas são importantes porque elas saem da generalização do público-alvo e permitem que você foque a sua comunicação para uma pessoa real, um perfil que demonstra como o cliente ideal da sua empresa seria e como ele gostaria de ter contato com o seu negócio.
Mas não se engane! Para criar uma persona, primeiro é preciso ter um público-alvo claro, só então você terá informações suficientes para começar a sua buyer persona.
Ela terá todas as características que seu cliente tem: desejos, medos, objetivos, hobbies, interesses, relação familiar, faixa salarial. Quanto mais detalhes você tiver, melhor.
Para criar nossa persona, precisamos descobrir:
Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?
Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoalmente quanto profissionalmente)?
Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
Como podemos ajudá-la?
“As pessoas gostam de comprar coisas… contanto que você tente vender o que, de fato, elas querem.” – Derek Halpern
Para ter a melhor comunicação possível com sua audiência você precisa entrar na mente do seu público, saber como ele pensa, sente e reage. Por isso você precisa identificar a sua persona.
Não importa o seu nicho, você sempre está vendendo à sua audiência a melhor versão deles mesmos.
Adotando essas 3 informações chagaremos a uma definição de Persona
Dinheiro
Saúde
Relacionamento
Descubra quais são seus medos e dores
Quais os objetivos primários e secundários
Quais são suas frustrações
Como voce pode ajudar esses problemas
Quais hobbies, o que consome, o que buscam, o que usam, quais marcas, aspectos sociais
Dinheiro:
Dê um nome para ela:
Qual é a profissão?
Qual é a faixa etária?
Qual é o sexo?
Qual é a faixa de salário?
Onde vive?
Qual é o nível de educação?
Como é a família?
Pedro tem 35 anos, é casado e trabalha como procurador da receita federal no sudeste do país, com um salário de cerca de 15 mil.
Seu maior medo é não conseguir ver os filhos crescerem.
Ele sonha com um trabalho que permita passar mais tempo com a família e sua maior frustração é trabalhar em um lugar que não se sente feliz.
Gosta de tocar músicas no seu violão e pesquisar sobre o assunto em seu smartphone.
Saúde:
Dê um nome para ela:
Qual é a profissão?
Qual é a faixa etária?
Qual é o sexo?
Qual é a faixa de salário?
Onde vive?
Qual é o nível de educação?
Como é a família?
Fernanda tem 27 anos, solteira, e é enfermeira em um hospital do sul com um salário de R$3.000,00.
Ser magra e ter definição no corpo é importante para a sua auto-estima, e ela tem medo de fazer academia e não atingir os resultados desejados.
Sua frustração é não ter tempo para se exercitar na academia.
Para seu lazer Fernanda adora cozinhar e sempre lê seus emails.
Relacionamento:
Dê um nome para ela:
Qual é a profissão?
Qual é a faixa etária?
Qual é o sexo?
Qual é a faixa de salário?
Onde vive?
Qual é o nível de educação?
Como é a família?
Quais são seus valores e medos?
Juliana tem 32 anos, é solteira e professora de matemática na região norte, com um salário de R$1.800,00.
Seu medo é de envelhecer e sentir solidão.
Ela deseja encontrar alguém para compartilhar os momentos de sua vida, se casar e ter filhos.
Sua frustração é nunca ter tido um relacionamento duradouro devido a sua insegurança.
Juliana adora adora assistir séries e busca sempre conhecer pessoas novas.
Mais algumas especificidades:
Quais são seus hobbies?
Quais tipos de conteúdo elas consomem?
Onde buscam os conteúdos que consomem?
Que aparelhos eletrônicos usam?
Quais redes sociais acessam?
Podemos ter mais de uma Persona?
Sim, podemos, pois você vai definir públicos diferentes para seus negócios, você pode ter um produto para crianças, outro para adultos e depois outro para idosos, portanto chegaremos a 3 avatares/persona.
veja exemplo:
exemplo 2
Pesquisa por email: se você já tiver uma lista de email envie uma curta pesquisa com perguntas sobre eles.
Pesquisa em pop-up: Você pode programar um pop-up para perguntar algo como “o que te trouxe aqui hoje?”. Lembre de não ser invasivo com os pop-ups.
Trocas: Em suas pesquisas você pode oferecer conteúdos exclusivos para quem responder como uma forma de estimular seu público a participar.
Converse com as pessoas em locais públicos: vá aos lugares que sua persona iria e conheça o público que os frequenta. Se for muito tímido para conversar simplesmente ouça o que as pessoas estão dizendo.
Converse com as pessoas online: acesse fóruns, veja sobre o que seus potenciais clientes estão falando e converse com eles.
Busque grupos com o perfil do seu cliente ideal: nas redes sociais ou blogs acesse grupos que discutem a frustração ou os interesses da sua persona
Peça permissão para ouvir: Vá ao seu grupo de interesse e peça para observar algum evento ou reunião.
Analise comentários em produtos: acesse sites com produtos que seu público consome e analise as reviews que eles deixam nos comentários.
Sites para respostas de perguntas:Procure assuntos relacionados ao seu público e veja perguntas e respostas feitas, assim como os comentários em cima deles e até mesmo número de compartilhamentos e comentários.
Contrate alguém da área: Você também contratar alguém com o perfil da sua persona e entrevistá-lo para coletar dados.
Faça ligações: Se você tiver uma lista com dados da sua audiência com número de telefone, ligue para eles. Apesar de ser mais difícil, se você conseguir esse contato ele será muito valioso.
O que fazer quando você ainda não tem um produto ou serviço no mercado e não sabe exatamente quem são as pessoas para quem você venderá? Será que ainda assim é possível criar uma persona?
1. Defina sua área de atuação
Se você está começando agora, que tal pensar em um produto/serviço que você já conhece bem?
Quando você já tem facilidade com algum tema, é provável que seja mais fácil falar sobre ele. Com certeza, você terá vantagens ao criar um conteúdo voltado para alguma área conhecida, porque estará em um nicho que domina.
Depois que você decidir sobre o que falará, qual será sua área de atuação e começar a postar seu conteúdo, você perceberá quem são as pessoas que acessam mais seu material. Mesmo que eles ainda não tenham comprado nada em sua página de vendas, você já terá informações sobre quem são as pessoas que mais se interessam pelo que você fala.
2. Interaja com as pessoas
Para entender melhor o que os seu clientes em potencial precisam, quais são suas dores que ainda não foram solucionadas, você precisa conversar com eles. Mas em vez de apresentar sua oferta logo de cara, que tal interagir com eles primeiro?
Você pode procurar fóruns de discussão que estejam relacionados a sua área de atuação.
O Facebook é uma ótima rede social para isso. Lá, você encontra grupos voltados para diversos nichos específicos. Aproveite os fóruns de perguntas nesses grupos e analise o perfil das pessoas que estão lá, assim, você consegue definir quem seria a sua persona.
3. Utilize o Audience Insights
Ainda falando sobre Facebook, essa rede social tem uma ferramenta que pode te ajudar muito se você ainda não tem uma persona definida. O Audience Insights é uma ferramenta que consegue te mostrar quem são as pessoas que procuram por produtos/serviços parecidos com o que você quer vender.
E como isso é feito?
Suponha que você queira vender livros digitais, conhecidos como ebooks. Se esse for seu nicho, você sabe que a Amazon é uma das maiores marcas do setor. Então, para entender melhor o público que você pode alcançar, entre na página do Facebook da Amazon e veja quem são seus seguidores.
Depois, entre no Audience Insights e preencha com informações que você coletou das pessoas que procuram por ebooks. É bem provável que aparecerá a informação das principais categorias que aquele público pré-mapeado segue, como a página da Amazon.
Com essa ferramenta você conseguirá informações como idade, gênero e áreas de interesse de quem curtiu a página da Amazon ou de outros concorrentes.
Para usar o Audience Insights, você precisa:
Entrar no Facebook Audience Insights;
Escolher o tipo de público para ser analisado (“Todos no Facebook”);
Utilizar os filtros do lado esquerdo da tela para direcionar melhor sua pesquisa. Nesses filtros, você consegue marcar a localização, idade, gênero, interesses e páginas as quais as pessoas estão conectadas;
Clicar em salvar.
Pronto! Você terá informações de diversas pessoas que acessam conteúdos semelhantes aos que você quer divulgar.
4. Crie formulários de pesquisa
Outra maneira para criar uma persona é fazer formulários de pesquisas para que as pessoas respondam. Nesses formulários, você precisa colocar perguntas sociodemográficas, mas não pode se esquecer de informações comportamentais e psicográficas.
Disponibilize seus formulários em fóruns sobre seu nicho, em sua página do Facebook e em seu blog (se você já tiver um). Depois de um tempo e com uma boa quantidade de respostas, analise as respostas para entender o perfil do seu comprador ideal.
Nesse tipo de estratégia, você precisa tomar 2 cuidados muito importantes:
Não faça perguntas demais. Caso seu formulário fique muito grande, pode ser que as pessoas não tenham vontade de responder. Além disso, quanto mais perguntas, mais dados você terá que analisar.
Pense com cuidado no tamanho da sua amostra. Você precisa equilibrar bem a quantidade de formulários que analisará. Não pegue uma amostra muito pequena (por exemplo, 20 pessoas), nem uma muito grande (como 2.000 pessoas). Você pode começar com uma amostra de 100 pessoas, por exemplo, e se sentir necessidade, pode aumentar essa quantidade depois.
5. Lance seu produto
Lançar seu produto é algo que pode te ajudar muito a criar sua persona. Isso porque, depois que as pessoas conhecem o que você oferece, elas comentam sobre o produto/serviço.
Você já ouviu falar sobre Minimum Value Product? O MVP (Produto Viável Mínimo, na sigla em inglês) é essencial para você entender a percepção das pessoas com a solução que você apresenta. Ele não é o seu produto completamente pronto, é como se fosse uma amostra daquilo que você ainda fará.
A importância de você começar com mínimo possível é que você consegue interagir com quem experimentou sua amostra e pode analisar qual é o perfil dessas pessoas. Assim, você consegue criar uma persona para seu negócio com base em quem conheceu a proposta do seu produto/serviço.
Você viu neste artigo que pensar na persona é um compromisso que deve ser assumido muito antes de propor qualquer estratégia de marketing.
Afinal, será essa definição que irá regular as próprias ações, desde a sua escolha ao seu conteúdo.
Agora que tem a teoria, use as dicas que aprendeu hoje para se dedicar à prática.
Fontes de consulta:
video - https://youtu.be/lESmzwXFpoo
site para criar personas - https://rockcontent.com/blog/personas/
site 2 para criar personas http://geradordepersonas.com.br/
Uma persona/avatar é uma representação do seu cliente ideal, de modo que a partir de uma rápida análise você possa identificar características comuns entre os seus potenciais clientes e assim personalizar sua comunicação com eles.
Na psicologia na teoria de C.G. Jung, Persona é a personalidade que o indivíduo apresenta aos outros como real, mas que, na verdade, é uma variante às vezes muito diferente da verdadeira.
Antes de falarmos sobre como as personas ajudam na sua estratégia, vamos esclarecer algo importante.
Conforme você se aprofundar pelo estudo do marketing digital, vai ouvir falar sobre buyer persona.
Em uma tradução livre, significa algo como pessoa compradora. Ou seja, seu cliente ideal.
Então, não se assuste com o termo estrangeiro, pois estamos falando basicamente da mesma coisa.
Entendido esse ponto, é hora de compreender por que ter uma persona e guiar suas ações a partir dela oferecem uma ajuda fundamental para o sucesso da estratégia.
Diferença entre público alvo e personas
Público-alvo
Seu público-alvo inclui todas as pessoas que podem vir a se interessar por seus produtos e serviços.
São os seus potenciais clientes. Todos eles.
Se você tem um escritório de contabilidade, por exemplo, pode ter como clientes empresas de todos os portes e também pessoas físicas, de todos os gêneros e faixas de renda.
Ou seja, se trata de um público-alvo bastante abrangente, o que não é uma condição restrita a esse tipo de atividade.
Persona
Já a sua persona foca no detalhe desse público-alvo.
Ou seja, ela é parte dele, mas estabelece perfis muito mais direcionados.
Para utilizar o mesmo exemplo do escritório contábil, uma persona seria pessoa jurídica e outra pessoa física.
Mas não apenas isso: entre as pessoas jurídicas, haveria empresas de pequeno, médio e grande porte, microempreendedores individuais, empresários que precisam de consultoria, outros que se interessam por tarefas de departamento pessoal, e por aí vai.
Conforme realiza essa delimitação, você chega a uma persona, ou várias delas.
São segmentos do público-alvo, sobre os quais irá focar ações específicas.
Para chegar ao persona é necessário realizar a segmentação, pois, da segmentação chegaremos ao público alvo, logo....Esse público alvo deriva de seu segmento de mercado, após a definição de quem compraria as oferta, partimos para a extração imaginária da descrição de um cliente modelo, o Persona.
Personas são perfis semificcionais do seu cliente ideal, são representações personificadas de um mercado mais amplo.
Personas são importantes porque elas saem da generalização do público-alvo e permitem que você foque a sua comunicação para uma pessoa real, um perfil que demonstra como o cliente ideal da sua empresa seria e como ele gostaria de ter contato com o seu negócio.
Mas não se engane! Para criar uma persona, primeiro é preciso ter um público-alvo claro, só então você terá informações suficientes para começar a sua buyer persona.
Ela terá todas as características que seu cliente tem: desejos, medos, objetivos, hobbies, interesses, relação familiar, faixa salarial. Quanto mais detalhes você tiver, melhor.
O que precisamos saber sobre a persona?
Para criar nossa persona, precisamos descobrir:
Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?
Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoalmente quanto profissionalmente)?
Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
Como podemos ajudá-la?
“As pessoas gostam de comprar coisas… contanto que você tente vender o que, de fato, elas querem.” – Derek Halpern
Para ter a melhor comunicação possível com sua audiência você precisa entrar na mente do seu público, saber como ele pensa, sente e reage. Por isso você precisa identificar a sua persona.
Não importa o seu nicho, você sempre está vendendo à sua audiência a melhor versão deles mesmos.
Adotando essas 3 informações chagaremos a uma definição de Persona
Dinheiro
Saúde
Relacionamento
Descubra quais são seus medos e dores
Quais os objetivos primários e secundários
Quais são suas frustrações
Como voce pode ajudar esses problemas
Quais hobbies, o que consome, o que buscam, o que usam, quais marcas, aspectos sociais
Exemplificando o que fazer:
Dinheiro:
Dê um nome para ela:
Qual é a profissão?
Qual é a faixa etária?
Qual é o sexo?
Qual é a faixa de salário?
Onde vive?
Qual é o nível de educação?
Como é a família?
Pedro tem 35 anos, é casado e trabalha como procurador da receita federal no sudeste do país, com um salário de cerca de 15 mil.
Seu maior medo é não conseguir ver os filhos crescerem.
Ele sonha com um trabalho que permita passar mais tempo com a família e sua maior frustração é trabalhar em um lugar que não se sente feliz.
Gosta de tocar músicas no seu violão e pesquisar sobre o assunto em seu smartphone.
Saúde:
Dê um nome para ela:
Qual é a profissão?
Qual é a faixa etária?
Qual é o sexo?
Qual é a faixa de salário?
Onde vive?
Qual é o nível de educação?
Como é a família?
Fernanda tem 27 anos, solteira, e é enfermeira em um hospital do sul com um salário de R$3.000,00.
Ser magra e ter definição no corpo é importante para a sua auto-estima, e ela tem medo de fazer academia e não atingir os resultados desejados.
Sua frustração é não ter tempo para se exercitar na academia.
Para seu lazer Fernanda adora cozinhar e sempre lê seus emails.
Relacionamento:
Dê um nome para ela:
Qual é a profissão?
Qual é a faixa etária?
Qual é o sexo?
Qual é a faixa de salário?
Onde vive?
Qual é o nível de educação?
Como é a família?
Quais são seus valores e medos?
Juliana tem 32 anos, é solteira e professora de matemática na região norte, com um salário de R$1.800,00.
Seu medo é de envelhecer e sentir solidão.
Ela deseja encontrar alguém para compartilhar os momentos de sua vida, se casar e ter filhos.
Sua frustração é nunca ter tido um relacionamento duradouro devido a sua insegurança.
Juliana adora adora assistir séries e busca sempre conhecer pessoas novas.
Mais algumas especificidades:
Quais são seus hobbies?
Quais tipos de conteúdo elas consomem?
Onde buscam os conteúdos que consomem?
Que aparelhos eletrônicos usam?
Quais redes sociais acessam?
Podemos ter mais de uma Persona?
Sim, podemos, pois você vai definir públicos diferentes para seus negócios, você pode ter um produto para crianças, outro para adultos e depois outro para idosos, portanto chegaremos a 3 avatares/persona.
veja exemplo:
exemplo 2
Como obter dados para criar Persona
Pesquisa por email: se você já tiver uma lista de email envie uma curta pesquisa com perguntas sobre eles.
Pesquisa em pop-up: Você pode programar um pop-up para perguntar algo como “o que te trouxe aqui hoje?”. Lembre de não ser invasivo com os pop-ups.
Trocas: Em suas pesquisas você pode oferecer conteúdos exclusivos para quem responder como uma forma de estimular seu público a participar.
Converse com as pessoas em locais públicos: vá aos lugares que sua persona iria e conheça o público que os frequenta. Se for muito tímido para conversar simplesmente ouça o que as pessoas estão dizendo.
Converse com as pessoas online: acesse fóruns, veja sobre o que seus potenciais clientes estão falando e converse com eles.
Busque grupos com o perfil do seu cliente ideal: nas redes sociais ou blogs acesse grupos que discutem a frustração ou os interesses da sua persona
Peça permissão para ouvir: Vá ao seu grupo de interesse e peça para observar algum evento ou reunião.
Analise comentários em produtos: acesse sites com produtos que seu público consome e analise as reviews que eles deixam nos comentários.
Sites para respostas de perguntas:Procure assuntos relacionados ao seu público e veja perguntas e respostas feitas, assim como os comentários em cima deles e até mesmo número de compartilhamentos e comentários.
Contrate alguém da área: Você também contratar alguém com o perfil da sua persona e entrevistá-lo para coletar dados.
Faça ligações: Se você tiver uma lista com dados da sua audiência com número de telefone, ligue para eles. Apesar de ser mais difícil, se você conseguir esse contato ele será muito valioso.
Como criar uma persona sem ter clientes?
O que fazer quando você ainda não tem um produto ou serviço no mercado e não sabe exatamente quem são as pessoas para quem você venderá? Será que ainda assim é possível criar uma persona?
1. Defina sua área de atuação
Se você está começando agora, que tal pensar em um produto/serviço que você já conhece bem?
Quando você já tem facilidade com algum tema, é provável que seja mais fácil falar sobre ele. Com certeza, você terá vantagens ao criar um conteúdo voltado para alguma área conhecida, porque estará em um nicho que domina.
Depois que você decidir sobre o que falará, qual será sua área de atuação e começar a postar seu conteúdo, você perceberá quem são as pessoas que acessam mais seu material. Mesmo que eles ainda não tenham comprado nada em sua página de vendas, você já terá informações sobre quem são as pessoas que mais se interessam pelo que você fala.
2. Interaja com as pessoas
Para entender melhor o que os seu clientes em potencial precisam, quais são suas dores que ainda não foram solucionadas, você precisa conversar com eles. Mas em vez de apresentar sua oferta logo de cara, que tal interagir com eles primeiro?
Você pode procurar fóruns de discussão que estejam relacionados a sua área de atuação.
O Facebook é uma ótima rede social para isso. Lá, você encontra grupos voltados para diversos nichos específicos. Aproveite os fóruns de perguntas nesses grupos e analise o perfil das pessoas que estão lá, assim, você consegue definir quem seria a sua persona.
3. Utilize o Audience Insights
Ainda falando sobre Facebook, essa rede social tem uma ferramenta que pode te ajudar muito se você ainda não tem uma persona definida. O Audience Insights é uma ferramenta que consegue te mostrar quem são as pessoas que procuram por produtos/serviços parecidos com o que você quer vender.
E como isso é feito?
Suponha que você queira vender livros digitais, conhecidos como ebooks. Se esse for seu nicho, você sabe que a Amazon é uma das maiores marcas do setor. Então, para entender melhor o público que você pode alcançar, entre na página do Facebook da Amazon e veja quem são seus seguidores.
Depois, entre no Audience Insights e preencha com informações que você coletou das pessoas que procuram por ebooks. É bem provável que aparecerá a informação das principais categorias que aquele público pré-mapeado segue, como a página da Amazon.
Com essa ferramenta você conseguirá informações como idade, gênero e áreas de interesse de quem curtiu a página da Amazon ou de outros concorrentes.
Para usar o Audience Insights, você precisa:
Entrar no Facebook Audience Insights;
Escolher o tipo de público para ser analisado (“Todos no Facebook”);
Utilizar os filtros do lado esquerdo da tela para direcionar melhor sua pesquisa. Nesses filtros, você consegue marcar a localização, idade, gênero, interesses e páginas as quais as pessoas estão conectadas;
Clicar em salvar.
Pronto! Você terá informações de diversas pessoas que acessam conteúdos semelhantes aos que você quer divulgar.
4. Crie formulários de pesquisa
Outra maneira para criar uma persona é fazer formulários de pesquisas para que as pessoas respondam. Nesses formulários, você precisa colocar perguntas sociodemográficas, mas não pode se esquecer de informações comportamentais e psicográficas.
Disponibilize seus formulários em fóruns sobre seu nicho, em sua página do Facebook e em seu blog (se você já tiver um). Depois de um tempo e com uma boa quantidade de respostas, analise as respostas para entender o perfil do seu comprador ideal.
Nesse tipo de estratégia, você precisa tomar 2 cuidados muito importantes:
Não faça perguntas demais. Caso seu formulário fique muito grande, pode ser que as pessoas não tenham vontade de responder. Além disso, quanto mais perguntas, mais dados você terá que analisar.
Pense com cuidado no tamanho da sua amostra. Você precisa equilibrar bem a quantidade de formulários que analisará. Não pegue uma amostra muito pequena (por exemplo, 20 pessoas), nem uma muito grande (como 2.000 pessoas). Você pode começar com uma amostra de 100 pessoas, por exemplo, e se sentir necessidade, pode aumentar essa quantidade depois.
5. Lance seu produto
Lançar seu produto é algo que pode te ajudar muito a criar sua persona. Isso porque, depois que as pessoas conhecem o que você oferece, elas comentam sobre o produto/serviço.
Você já ouviu falar sobre Minimum Value Product? O MVP (Produto Viável Mínimo, na sigla em inglês) é essencial para você entender a percepção das pessoas com a solução que você apresenta. Ele não é o seu produto completamente pronto, é como se fosse uma amostra daquilo que você ainda fará.
A importância de você começar com mínimo possível é que você consegue interagir com quem experimentou sua amostra e pode analisar qual é o perfil dessas pessoas. Assim, você consegue criar uma persona para seu negócio com base em quem conheceu a proposta do seu produto/serviço.
Você viu neste artigo que pensar na persona é um compromisso que deve ser assumido muito antes de propor qualquer estratégia de marketing.
Afinal, será essa definição que irá regular as próprias ações, desde a sua escolha ao seu conteúdo.
Agora que tem a teoria, use as dicas que aprendeu hoje para se dedicar à prática.
Fontes de consulta:
video - https://youtu.be/lESmzwXFpoo
site para criar personas - https://rockcontent.com/blog/personas/
site 2 para criar personas http://geradordepersonas.com.br/
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