Pular para o conteúdo principal

Postagens

Avaliação na Consultoria

Nunca houve tantos consultores no Brasil e nunca foi tão difícil vender serviços de consultoria. Essas são duas colocações que estão na boca da crescente onda de desemprego que assola o país (cada desempregado é um consultor em potencial), desta forma o crescimento natural do setor terciário da economia (serviços) exige uma demanda crescente por especialização. Transformar-se em consultor é tarefa aparentemente fácil, o difícil é sobreviver como consultor e, ligado ao problema da sobrevivência, está o fato de que a maioria dos profissionais tem uma boa competência técnica, mas não são tão bons no marketing e venda dessa competência. A cada dia que passa, os clientes estão se tornando mais conscientes/exigentes em relação a assuntos relativos a contratação, utilização e avaliação dos serviços de consultoria. Com base nessas informações, dividiremos os momentos de avaliação de uma consultoria em: referências, contratação, utilização e avaliação. Essa nomenclatura não precisa seguir

Marketing na Consultoria

Uma nova palavra tem sido muito adotada no mercado: coaching . Coaching é o processo de desenvolvimento de competências. Competência é a capacidade de agir, de realizar ações em direção a um objetivo, metas e desejos. É um processo de investigação e reflexão, descoberta pessoal de fraqueza e qualidades, aumento da consciêcia de si e da capacidade de responsabilizar-se pela própria vida com estrutura e foco. Coach , literalmente "técnico" em inglês, é o profissional especializado no processo de desenvolvimento. É o coach quem conduz o processo, levando o cliente a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos. Curiosamente, coach significa também veículo utilizado para transporte de pessoas de um lugar a outro. De certo modo, o coach transporta seu cliente para a realização de seus objetivos. Portanto, não é difícil, diante de todos esses elementos que compõem o processo de coaching , entender por que

Párabola da Vaca

Era uma vez, um sábio chinês e seu discípulo. Em suas andanças, avistaram um casebre de extrema pobreza onde vivia um homem, uma mulher, 3 filhos pequenos e uma vaquinha magra e cansada. Com fome e sede o sábio e o discípulo pediram abrigo e foram recebidos. O sábio perguntou como conseguiam sobreviver na pobreza e longe de tudo. - O senhor vê aquela vaca ? - disse o homem. Dela tiramos todo o sustento. Ela nos dá leite que bebemos e transformamos em queijo e coalhada. Quando sobra, vamos à cidade e trocamos por outros alimentos. É assim que vivemos. O sábio agradeceu e partiu com o discípulo. Nem bem fizeram a primeira curva, disse ao discípulo : - Volte lá, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali em frente e atire-a lá em baixo. o discípulo não acreditou. - Não posso fazer isso, mestre ! Como pode ser tão ingrato ? A vaquinha é tudo o que eles têm. Se a vaca morrer, eles morrem ! O sábio, como convém aos sábios chineses, apenas respirou fundo e repetiu a ordem : - Vá

Redes Sociais

As redes sociais buscam hoje atender cada vez mais o consumidor 3.0, aquele que hoje é o consumidor participativo, ativo e atuante. Consumidor este que ao menor descontentamento entra em suas redes de relacionamento e disparam suas armas contra as empresas que os deixaram insatisfeitos. Para aqueles que não estão familiarizados com o tema, Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. A rede é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das idéias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum. Podemos citar entre as mais

Atitudes Positivas para o Trabalho

Como ter atitudes positivas no seu trabalho? 1 – BASEIE SUA LIDERANÇA EM VALORES ÉTICOS – Os verdadeiros líderes se perguntam sempre qual é seu papel no mundo e se estão mobilizados para a verdade, a bondade e a beleza. 2 – ABRA SUA CABEÇA PARA AS NOVAS IDÉIAS – O único meio de fortalecer o intelecto é não ter opinião rígida sobre nada – deixar a mente ser estrada aberta a todos os pensamentos. (John Keats, poeta britânico) 3 – SEJA ORGANIZADO E DISCIPLINADO – Quem a cada manhã planeja as atividades do dia e segue esse plano, usa um fio que vai guiá-lo através de um labirinto de uma vida bastante atarefada. (Vitor Hugo) 4 – MENTALlZE SEMPRE O MELHOR – Sempre que estiver envolvido em algum desafio profissional, mentalize coisas positivas. Imagine seu interlocutor calmo e a conversação transcorrendo em clima amigável. 5 – EQUILIBRE TRABALHO E VIDA PESSOAL – É um erro contar com o trabalho como única fonte de satisfação. Do mesmo modo que os humanos precisam de uma dieta variada p

e-business

e-business Em seu início, a computação era tida como um mecanismo que tornava possível automatizar determinadas tarefas em grandes empresas e nos meios governamentais. Com o avanço tecnológico, as "máquinas gigantes" chamadas de Mainframes começaram a perder espaço para equipamentos cada vez menores e mais poderosos. Com esta evolução aos poucos, os computadores passaram a se comunicar. Como conseqüência, tais máquinas deixaram de simplesmente automatizar tarefas e passaram a lidar com Informação. A Internet ganha em ritmo acelerado milhões de novos usuários anualmente. Com isso muitas tecnologias estão sendo criadas para proporcionar novos negócios, produtos e serviços a estes usuários. Junto com estas tecnologias surgem novos conceitos, novos desafios como, por exemplo, a integração dos negócios virtuais com negócios físicos. As organizações passaram a realizar seus planejamentos e estratégias voltadas para o futuro, tendo como uma das principais bases a Tecnologia da

Gestão de operações e qualidade - III

Descrever os três tipos de atributos utilizados pelos consumidores para avaliar a qualidade de produtos e o modo como se relacionam com as ofertas de serviço: Os atributos de produto incluem todas as características (tangíveis e intangíveis) de um bem ou serviço que podem ser avaliadas pelos clientes. Esses atributos podem ser divididos em três diferentes categorias: atributos procurados (características que podem ser avaliadas rapidamente antes da compra); atributos da experiência (características que só podem ser avaliadas durante entrega de serviço); e atributos de confiança (características que são difíceis de avaliar mesmo depois da compra e utilização do serviço).  A maioria dos bens é rica em atributos de procura, o que torna mais fácil para clientes avaliar a sua qualidade. Muitos serviços são ricos em atributos de confiança e/ou em atributos de experiência, refletindo as duas diferenças básicas entre bens e serviços: intangibilidade do desempenho do serviço e variabilidade