Uma nova palavra tem sido muito adotada no mercado: coaching.
Coaching é o processo de desenvolvimento de competências. Competência é a capacidade de agir, de realizar ações em direção a um objetivo, metas e desejos. É um processo de investigação e reflexão, descoberta pessoal de fraqueza e qualidades, aumento da consciêcia de si e da capacidade de responsabilizar-se pela própria vida com estrutura e foco.
Coach, literalmente "técnico" em inglês, é o profissional especializado no processo de desenvolvimento. É o coach quem conduz o processo, levando o cliente a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos. Curiosamente, coach significa também veículo utilizado para transporte de pessoas de um lugar a outro. De certo modo, o coach transporta seu cliente para a realização de seus objetivos.
Portanto, não é difícil, diante de todos esses elementos que compõem o processo de coaching, entender por que grandes atletas, artistas de cinema e agora empresários e executivos possuem um coach. Simplesmente porque eles os ajudam a chegar lá mais rapidamente.
Agora que sabemos o que é um coaching, consultor e profissional prestador de serviços, cabe uma menção sobre os tipos de consultoria que podemos prestar e como nos preparar para elas por meio do marketing pessoal.
Tipos de Consultoria
CONSULTORIA DE PACOTE: aquela que é realizada às empresas-clientes por meio da transferência de fortes estruturas de metodologias e de técnicas administrativas, sem a preocupação da otimizada adequação à realidade atual ou esperada para a empresa-cliente.
CONSULTORIA ARTESANAL: aquela que procura atender às necessidades da empresa-cliente por meio de um projeto baseado em metodologias e técnicas administrativas especificamente estruturadas para a referida empresa-cliente, tendo, entretanto, sustentação de outras abordagens e modelos aplicados em outras empresas.
CONSULTORIA ESPECIALIZADA: aquela que atua em um ou poucos assuntos dentro de uma área de conhecimento.
CONSULTORIA TOTAL: aquela que atua em praticamente todas as atividades da empresa-cliente.
CONSULTORIA GLOBAL: aquela que consolida serviços em empresas globalizadas e que atua em diferentes países.
CONSULTORIA TOTAL INTEGRADA: aquela que atua, de forma integrada e interativa, em praticamente todas as atividades da empresa-cliente.
CONSULTORES ASSOCIADOS: profissionais especialistas em determinados assuntos, os quais completam a amplitude ideal dos serviços de consultoria em uma empresa-cliente.
COOPERATIVA DE CONSULTORES: empresa de propriedade coletiva e democraticamente administrada, baseada na atuação conjunta de um grupo de consultores, especialistas em diferentes assuntos ou focados em um assunto específico, os quais dividem suas despesas, principalmente as mercadológicas e operacionais, buscando um resultado geral comum.
Remuneração da Consultoria
Consultores trabalham com processos, e a liderança exige, além dos processos, a capacidade de trabalhar com pessoas em todas as suas dimensões, inclusive com suas emoções. Daí a necessidade de um novo profissional, alguém que seja capaz de desenvolver líderes: este profissional é o coach.
Quantas vezes deparamos com as necessidades que o mercado tem e que, por alguma fração de tempo, pela nossa falta de preparo, nos vimos fadados a não suprir tal demanda, e, mais, temos a consciência de que bastava um pouco mais de alinhamento à realidade do mercado e pronto: estaríamos aptos a solucionar e cobrir a expectativa gerada.
À medida que o tempo vem passando, podemos identificar como as exigências estão cada vez maiores e como a concorrência está cada vez mais bem preparada para essas situações, e em virtude desses fatores é que podemos nos identificar como verdadeiros produtos, originários de uma produção que vem desde início de nossa existência, considerados matéria-prima (do Ensino Fundamental até o término do Ensino Médio), entramos em elaboração (à procura do diferencial chamado especialização),onde por conseguinte chegamos à fase da venda propriamente dita, ponto este em que precisamos ter uma base sólida a fim de que nos orientemos para com as necessidades de mercado.
Precisamos ter a consciência de que somos um produto no mercado de trabalho – e devemos acreditar nisso, se não quisermos ficar encalhados na prateleira.
Você é a sua marca, é o seu projeto. Você deve saber se vender, administrar sua própria marca. É isso mesmo, e mais que isso. "Hoje em dia, o mais importante, para quem quer trabalhar e fazer negócios, é ser diretor de marketing da marca chamada você", diz Tom Peters , um dos consultores de negócios mais requisitados do planeta. "A boa notícia é que todo mundo tem a chance de se destacar".
McCaffrey(1999) teoriza que o marketing pessoal passa por quatro fases:
1. A criação de uma imagem pública bem-definida.
2. O estabelecimento de relações pessoais de máxima eficácia.
3. A venda pessoal; a conquista de clientes.
4. Uma permanente preocupação com a satisfação dos clientes conquistados.
Há várias etapas em um processo de diferenciação do produto: autoanálise (quem você é, quais são as suas habilidades e competências), plano de desenvolvimento (como atacar suas deficiências) e currículo (as informações a seu respeito que as empresas querem ler).
Da mesma forma que no marketing de produtos (ou serviços), nosso marketing pessoal deve consistir no atendimento das necessidades ou expectativas do nosso público-alvo e, a longo prazo, o que fazemos pelos outros é mais importante do que a nossa aparência ou a nossa maneira de falar.
“A principal tarefa do ser humano é dar à luz a si próprio. Tornar-se tudo aquilo de que é potencialmente capaz”, diz Erich Fromm (apud Nicolescu, 1997).
Receitas para a Boa Prática do Marketing Pessoal
1. Não espere negócios advindos do que você escreve. Seus escritos apenas ajudam nos contatos.
2. Gaste mais tempo colecionando cartões de visitas dos outros do que distribuindo os seus.
3. A venda é um processo que tem princípio, meio e fim.
4. As pessoas gostam de ajudar: peça indicações e conselhos.
5. Ninguém está disposto a pagar-lhe salário ou honorários se não considerá-lo importante.
6. Melhor do que saber responder é saber perguntar.
7. A pessoa mais importante do mundo, em um negócio, é o seu cliente.
8. Se você não acreditar em você mesmo, quem vai acreditar?
Para se obter um bom marketing pessoal, Max Gheringer brindou-nos, com seus comentários em um programa de TV (Fantático- Rede Globo), com os dez passos estratégicos para desenvolvimento do Marketing Pessoal:
1- “Liderança que se resume em ter a habilidade de influenciar o próximo seja por persuasão ou pela própria confiança que ele transparece a todos.
2- Confiança que geralmente é aplicada aquela pessoa na qual buscamos segurança, conforto nas palavras, esperança e admiração. Podemos sempre contar com ela!
3- Visão é aquele profissional que entende o que está fazendo e por que está fazendo, sugerindo pequenas mudanças para melhorar o próprio trabalho ou o dos colegas.
4- Espírito de equipe éoferecer ajuda aos colegas sem ser solicitado. É visar sempre pelo melhor do próximo e, claro, do ambiente de trabalho.
5- Maturidade é saber solucionar conflitos sem criar mais conflitos. É analisar cada situação e tentar compreendê-la e tomar uma atitude consciente e sábia.
6- A integridade mostra o profissional fazendo o seu trabalho sem prejudicar alguém. É ambicioso, mas não a ponto de atropelar quem estiver pela frente para alcançar o objetivo.
7- Visibilidade significa ter visão do futuro que almeja; saber aonde quer chegar com a carreira é muito importante.
8- A empatia visa criar situações agradáveis no ambiente social é muito importante principalmente no convívio profissional, onde reconhecer o trabalho dos outros e elogiá-los é alem de tudo gratificante para a pessoa elogiada e ótimo para sua imagem pessoal, mostrando interesse pelo trabalho dos outros.
9- Otimismo é algo pessoal, interno, ele tem de desabrochar do nosso peito de uma forma inovadora.
10- Paciência é algo para todos, mas, claro, muitos já nascem com ela aflorada e outros têm que apenas aprendr a controlá-la, pois ela pode acabar lhe prejudicando caso você não a domine.”
Agora que já sabemos a importância do marketing pessoal e como um profissional deve usá-la, lembre-se de que o profissional deve saber assessorar a sua própria imagem, aprendendo como falar e quando. Se quiser ser visto com um bom consultor, procure tornar-se referência em um determinado assunto, invista em sua educação e na reciclagem de seus conhecimentos e habilidades. Um bom marketing pessoal pode ser a diferença entre ser ou não convidado para uma boa consultoria.
Bibliografia
Coaching é o processo de desenvolvimento de competências. Competência é a capacidade de agir, de realizar ações em direção a um objetivo, metas e desejos. É um processo de investigação e reflexão, descoberta pessoal de fraqueza e qualidades, aumento da consciêcia de si e da capacidade de responsabilizar-se pela própria vida com estrutura e foco.
Coach, literalmente "técnico" em inglês, é o profissional especializado no processo de desenvolvimento. É o coach quem conduz o processo, levando o cliente a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos. Curiosamente, coach significa também veículo utilizado para transporte de pessoas de um lugar a outro. De certo modo, o coach transporta seu cliente para a realização de seus objetivos.
Portanto, não é difícil, diante de todos esses elementos que compõem o processo de coaching, entender por que grandes atletas, artistas de cinema e agora empresários e executivos possuem um coach. Simplesmente porque eles os ajudam a chegar lá mais rapidamente.
Agora que sabemos o que é um coaching, consultor e profissional prestador de serviços, cabe uma menção sobre os tipos de consultoria que podemos prestar e como nos preparar para elas por meio do marketing pessoal.
Tipos de Consultoria
CONSULTORIA DE PACOTE: aquela que é realizada às empresas-clientes por meio da transferência de fortes estruturas de metodologias e de técnicas administrativas, sem a preocupação da otimizada adequação à realidade atual ou esperada para a empresa-cliente.
CONSULTORIA ARTESANAL: aquela que procura atender às necessidades da empresa-cliente por meio de um projeto baseado em metodologias e técnicas administrativas especificamente estruturadas para a referida empresa-cliente, tendo, entretanto, sustentação de outras abordagens e modelos aplicados em outras empresas.
CONSULTORIA ESPECIALIZADA: aquela que atua em um ou poucos assuntos dentro de uma área de conhecimento.
CONSULTORIA TOTAL: aquela que atua em praticamente todas as atividades da empresa-cliente.
CONSULTORIA GLOBAL: aquela que consolida serviços em empresas globalizadas e que atua em diferentes países.
CONSULTORIA TOTAL INTEGRADA: aquela que atua, de forma integrada e interativa, em praticamente todas as atividades da empresa-cliente.
CONSULTORES ASSOCIADOS: profissionais especialistas em determinados assuntos, os quais completam a amplitude ideal dos serviços de consultoria em uma empresa-cliente.
COOPERATIVA DE CONSULTORES: empresa de propriedade coletiva e democraticamente administrada, baseada na atuação conjunta de um grupo de consultores, especialistas em diferentes assuntos ou focados em um assunto específico, os quais dividem suas despesas, principalmente as mercadológicas e operacionais, buscando um resultado geral comum.
Remuneração da Consultoria
- Valor fixo.
- Valor variável.
- Por tarefa.
- Por resultado.
- Por disponibilidade.
- Participação acionária.
- Permuta.
Consultores trabalham com processos, e a liderança exige, além dos processos, a capacidade de trabalhar com pessoas em todas as suas dimensões, inclusive com suas emoções. Daí a necessidade de um novo profissional, alguém que seja capaz de desenvolver líderes: este profissional é o coach.
Quantas vezes deparamos com as necessidades que o mercado tem e que, por alguma fração de tempo, pela nossa falta de preparo, nos vimos fadados a não suprir tal demanda, e, mais, temos a consciência de que bastava um pouco mais de alinhamento à realidade do mercado e pronto: estaríamos aptos a solucionar e cobrir a expectativa gerada.
À medida que o tempo vem passando, podemos identificar como as exigências estão cada vez maiores e como a concorrência está cada vez mais bem preparada para essas situações, e em virtude desses fatores é que podemos nos identificar como verdadeiros produtos, originários de uma produção que vem desde início de nossa existência, considerados matéria-prima (do Ensino Fundamental até o término do Ensino Médio), entramos em elaboração (à procura do diferencial chamado especialização),onde por conseguinte chegamos à fase da venda propriamente dita, ponto este em que precisamos ter uma base sólida a fim de que nos orientemos para com as necessidades de mercado.
Precisamos ter a consciência de que somos um produto no mercado de trabalho – e devemos acreditar nisso, se não quisermos ficar encalhados na prateleira.
Você é a sua marca, é o seu projeto. Você deve saber se vender, administrar sua própria marca. É isso mesmo, e mais que isso. "Hoje em dia, o mais importante, para quem quer trabalhar e fazer negócios, é ser diretor de marketing da marca chamada você", diz Tom Peters , um dos consultores de negócios mais requisitados do planeta. "A boa notícia é que todo mundo tem a chance de se destacar".
McCaffrey(1999) teoriza que o marketing pessoal passa por quatro fases:
1. A criação de uma imagem pública bem-definida.
2. O estabelecimento de relações pessoais de máxima eficácia.
3. A venda pessoal; a conquista de clientes.
4. Uma permanente preocupação com a satisfação dos clientes conquistados.
Há várias etapas em um processo de diferenciação do produto: autoanálise (quem você é, quais são as suas habilidades e competências), plano de desenvolvimento (como atacar suas deficiências) e currículo (as informações a seu respeito que as empresas querem ler).
Da mesma forma que no marketing de produtos (ou serviços), nosso marketing pessoal deve consistir no atendimento das necessidades ou expectativas do nosso público-alvo e, a longo prazo, o que fazemos pelos outros é mais importante do que a nossa aparência ou a nossa maneira de falar.
“A principal tarefa do ser humano é dar à luz a si próprio. Tornar-se tudo aquilo de que é potencialmente capaz”, diz Erich Fromm (apud Nicolescu, 1997).
Receitas para a Boa Prática do Marketing Pessoal
1. Não espere negócios advindos do que você escreve. Seus escritos apenas ajudam nos contatos.
2. Gaste mais tempo colecionando cartões de visitas dos outros do que distribuindo os seus.
3. A venda é um processo que tem princípio, meio e fim.
4. As pessoas gostam de ajudar: peça indicações e conselhos.
5. Ninguém está disposto a pagar-lhe salário ou honorários se não considerá-lo importante.
6. Melhor do que saber responder é saber perguntar.
7. A pessoa mais importante do mundo, em um negócio, é o seu cliente.
8. Se você não acreditar em você mesmo, quem vai acreditar?
Para se obter um bom marketing pessoal, Max Gheringer brindou-nos, com seus comentários em um programa de TV (Fantático- Rede Globo), com os dez passos estratégicos para desenvolvimento do Marketing Pessoal:
1- “Liderança que se resume em ter a habilidade de influenciar o próximo seja por persuasão ou pela própria confiança que ele transparece a todos.
2- Confiança que geralmente é aplicada aquela pessoa na qual buscamos segurança, conforto nas palavras, esperança e admiração. Podemos sempre contar com ela!
3- Visão é aquele profissional que entende o que está fazendo e por que está fazendo, sugerindo pequenas mudanças para melhorar o próprio trabalho ou o dos colegas.
4- Espírito de equipe éoferecer ajuda aos colegas sem ser solicitado. É visar sempre pelo melhor do próximo e, claro, do ambiente de trabalho.
5- Maturidade é saber solucionar conflitos sem criar mais conflitos. É analisar cada situação e tentar compreendê-la e tomar uma atitude consciente e sábia.
6- A integridade mostra o profissional fazendo o seu trabalho sem prejudicar alguém. É ambicioso, mas não a ponto de atropelar quem estiver pela frente para alcançar o objetivo.
7- Visibilidade significa ter visão do futuro que almeja; saber aonde quer chegar com a carreira é muito importante.
8- A empatia visa criar situações agradáveis no ambiente social é muito importante principalmente no convívio profissional, onde reconhecer o trabalho dos outros e elogiá-los é alem de tudo gratificante para a pessoa elogiada e ótimo para sua imagem pessoal, mostrando interesse pelo trabalho dos outros.
9- Otimismo é algo pessoal, interno, ele tem de desabrochar do nosso peito de uma forma inovadora.
10- Paciência é algo para todos, mas, claro, muitos já nascem com ela aflorada e outros têm que apenas aprendr a controlá-la, pois ela pode acabar lhe prejudicando caso você não a domine.”
Agora que já sabemos a importância do marketing pessoal e como um profissional deve usá-la, lembre-se de que o profissional deve saber assessorar a sua própria imagem, aprendendo como falar e quando. Se quiser ser visto com um bom consultor, procure tornar-se referência em um determinado assunto, invista em sua educação e na reciclagem de seus conhecimentos e habilidades. Um bom marketing pessoal pode ser a diferença entre ser ou não convidado para uma boa consultoria.
Bibliografia
- CROCC. L, GUTTMANN. E CONSULTORIA EMPRESARIAL Ed. Saraiva- 1 Edição- São Paulo- 2005
- MANUAL DE CONSULTORIA EMPRESARIAL: Conceitos, Metodologia, Práticas - Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira - 8ª edição (2009)
- BUCCI, A.G. "A gestão do conhecimento como um dos caminhos para ajudar a organização a aprender e principalmente não esquecer", 2002. Disponível em: <http://www.fineprint.com>.
- KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. Atlas: São Paulo, 1998.
- PENTEADO, J. R. W. Como eles chegaram lá: as receitas, o marketing pessoal e os momentos mágicos de 10 profissionais de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
- MCCAFFREY, M. e DERLOSHON, J. Personal marketing strategies
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