Os conceitos dos 5S´s podem muito bem ser praticados na área de vendas. Veja alguns exemplos:
Seiri – Senso de Utilização
O vendedor deve identificar, classificar e remanejar seus recursos afim de apenas trabalhar com coisas úteis.
Retirar o excesso de peso da pasta de trabalho, para não se perder na frente do cliente buscando um catálogo ou uma lista de preços no meio de um monte de bagunça desnecessária.
Saber selecionar bons prospects e descartar aqueles que não darão resultados também faz parte do senso de utilização.
Seiton – Senso de Ordenação
O tempo do vendedor desorganizado acabou. Aquele contador de piadas, que dependia apenas do seu poder de comunicação e influência para vender. Hoje é preciso organização, uma boa agenda, um roteiro de visitas planejado, análise do histórico de compras do cliente, etc.
Ordenação também significa uma boa comunicação visual: cartões de visitas, catálogos, folder´s e demais materiais utilizados na visita. Eles devem ser claros e eficientes.
Seiton – Senso de Limpeza
As boas condições do seu material de trabalho como: pasta de trabalho, material de apresentação, veículo, higiene pessoal, etc, passa ao cliente confiança e profissionalismo.
Em uma análise abrangente poderíamos dizer que a ética, clareza e transparência nas negociações também faz parte do senso de limpeza, pois garante uma boa imagem do profissional e da sua empresa perante seus clientes.
Seisou – Senso de Saúde
Antes de ser uma pessoa de sucesso é preciso parecer ser uma pessoa de sucesso! O profissional de vendas deve ter uma aparência sóbria, tanto na sua postura física, como na forma de se vestir.
Praticar bons hábitos, preocupando-se com a saúde física, mental e espiritual faz com que o vendedor transmita mais confiança e tenha equilíbrio emocional nas negociações.
Seiketsu – Senso de Autodisciplina
Autodisciplina é saber o que deve ser feito, ir lá e fazer o que deve ser feito!
O acompanhamento do pós-venda, avaliação da curva ABC de clientes, aperfeiçoamento contínuo no que diz respeito ao conhecimento do seu produto, do mercado, da concorrência e da sua carteira de clientes exige do profissional de vendas autodisciplina.
Autodisciplina também é a prática constante dos “S´s” anteriores.
5S tem a ver com a consideração aos pequenos detalhes que fazem a diferença. E como diz o rei: “Detalhes tão pequenos de nós dois, são coisas muito grandes pra esquecer”.
Seiri – Senso de Utilização
O vendedor deve identificar, classificar e remanejar seus recursos afim de apenas trabalhar com coisas úteis.
Retirar o excesso de peso da pasta de trabalho, para não se perder na frente do cliente buscando um catálogo ou uma lista de preços no meio de um monte de bagunça desnecessária.
Saber selecionar bons prospects e descartar aqueles que não darão resultados também faz parte do senso de utilização.
Seiton – Senso de Ordenação
O tempo do vendedor desorganizado acabou. Aquele contador de piadas, que dependia apenas do seu poder de comunicação e influência para vender. Hoje é preciso organização, uma boa agenda, um roteiro de visitas planejado, análise do histórico de compras do cliente, etc.
Ordenação também significa uma boa comunicação visual: cartões de visitas, catálogos, folder´s e demais materiais utilizados na visita. Eles devem ser claros e eficientes.
Seiton – Senso de Limpeza
As boas condições do seu material de trabalho como: pasta de trabalho, material de apresentação, veículo, higiene pessoal, etc, passa ao cliente confiança e profissionalismo.
Em uma análise abrangente poderíamos dizer que a ética, clareza e transparência nas negociações também faz parte do senso de limpeza, pois garante uma boa imagem do profissional e da sua empresa perante seus clientes.
Seisou – Senso de Saúde
Antes de ser uma pessoa de sucesso é preciso parecer ser uma pessoa de sucesso! O profissional de vendas deve ter uma aparência sóbria, tanto na sua postura física, como na forma de se vestir.
Praticar bons hábitos, preocupando-se com a saúde física, mental e espiritual faz com que o vendedor transmita mais confiança e tenha equilíbrio emocional nas negociações.
Seiketsu – Senso de Autodisciplina
Autodisciplina é saber o que deve ser feito, ir lá e fazer o que deve ser feito!
O acompanhamento do pós-venda, avaliação da curva ABC de clientes, aperfeiçoamento contínuo no que diz respeito ao conhecimento do seu produto, do mercado, da concorrência e da sua carteira de clientes exige do profissional de vendas autodisciplina.
Autodisciplina também é a prática constante dos “S´s” anteriores.
5S tem a ver com a consideração aos pequenos detalhes que fazem a diferença. E como diz o rei: “Detalhes tão pequenos de nós dois, são coisas muito grandes pra esquecer”.
Um abraço Wagner Gonsalez e até nossop próximo café (artigo).
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