Pular para o conteúdo principal

5S para vendas

Os conceitos dos 5S´s podem muito bem ser praticados na área de vendas. Veja alguns exemplos:


Seiri – Senso de Utilização

O vendedor deve identificar, classificar e remanejar seus recursos afim de apenas trabalhar com coisas úteis.
Retirar o excesso de peso da pasta de trabalho, para não se perder na frente do cliente buscando um catálogo ou uma lista de preços no meio de um monte de bagunça desnecessária.
Saber selecionar bons prospects e descartar aqueles que não darão resultados também faz parte do senso de utilização.

Seiton – Senso de Ordenação

O tempo do vendedor desorganizado acabou. Aquele contador de piadas, que dependia apenas do seu poder de comunicação e influência para vender. Hoje é preciso organização, uma boa agenda, um roteiro de visitas planejado, análise do histórico de compras do cliente, etc.
Ordenação também significa uma boa comunicação visual: cartões de visitas, catálogos, folder´s e demais materiais utilizados na visita. Eles devem ser claros e eficientes.

Seiton – Senso de Limpeza

As boas condições do seu material de trabalho como: pasta de trabalho, material de apresentação, veículo, higiene pessoal, etc, passa ao cliente confiança e profissionalismo.
Em uma análise abrangente poderíamos dizer que a ética, clareza e transparência nas negociações também faz parte do senso de limpeza, pois garante uma boa imagem do profissional e da sua empresa perante seus clientes.

Seisou – Senso de Saúde

Antes de ser uma pessoa de sucesso é preciso parecer ser uma pessoa de sucesso! O profissional de vendas deve ter uma aparência sóbria, tanto na sua postura física, como na forma de se vestir.
Praticar bons hábitos, preocupando-se com a saúde física, mental e espiritual faz com que o vendedor transmita mais confiança e tenha equilíbrio emocional nas negociações.

Seiketsu – Senso de Autodisciplina

Autodisciplina é saber o que deve ser feito, ir lá e fazer o que deve ser feito!
O acompanhamento do pós-venda, avaliação da curva ABC de clientes, aperfeiçoamento contínuo no que diz respeito ao conhecimento do seu produto, do mercado, da concorrência e da sua carteira de clientes exige do profissional de vendas autodisciplina.
Autodisciplina também é a prática constante dos “S´s” anteriores.

5S tem a ver com a consideração aos pequenos detalhes que fazem a diferença. E como diz o rei: “Detalhes tão pequenos de nós dois, são coisas muito grandes pra esquecer”.
Um abraço Wagner Gonsalez e até nossop próximo café (artigo).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um Mapa de Empatia

Um mapa de empatia é uma ferramenta visual que ajuda a entender e mapear as emoções, pensamentos, necessidades e experiências de um público-alvo específico. Ele é frequentemente usado no campo do design thinking, marketing e desenvolvimento de produtos para criar empatia com os usuários e clientes, o que ajuda a tomar decisões mais informadas e criar soluções mais centradas no usuário. Aqui está uma explicação passo a passo de como criar um mapa de empatia: Defina o público-alvo: Comece identificando o grupo de pessoas que você deseja entender melhor. Isso pode ser seus clientes, usuários de um produto específico ou qualquer grupo de interesse relevante. Nomeie o mapa: Dê um nome ao mapa de empatia para que todos saibam qual público ele representa. Preencha as seções: O que eles veem: Nesta seção, você deve se perguntar o que seu público-alvo vê no ambiente ao seu redor. Isso inclui objetos, pessoas, tecnologia, etc. Por exemplo, se você está projetando um aplicativo de saúde, seu p...

Estratégias de Análise SWOT

Depois do levantamento de todas as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que impactam direta ou indiretamente no negócio, como já vimos chamado de análise de mercado, é necessário elaborar a Análise SWOT, na qual nos permite analisar a situação atual da organização e entender suas possibilidades futuras. Foi Kenneth Andrews (apud Ghemawat, 2000) que desenvolveu a análise SWOT em 1971, provavelmente a ferramenta mais utilizada para a formulação de estratégia. caso voce não tenha feito essa primeira parte, recomendo que venha até esse texto para entender como fazer -  http://cafecomw.blogspot.com/2013/03/analise-de-mercado.html A sigla SWOT vem do acrônimo das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities and threats , ou seja, pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Conforme Polizei (2005, p. 34), “na análise SWOT, todos os pontos são colocados em confronto e o planejador pode ter uma ideia mais ampla do conceito a ser definido no plano e as...

como fazer um Plano de Negócios de forma simples

  Por Wagner Gonsalez Descubra como criar um plano de negócios eficiente para impulsionar o sucesso do seu pequeno empreendimento. Este guia abrangente irá orientá-lo desde a introdução do tema até a conclusão, passando pelas etapas essenciais, análise de mercado, estratégia de marketing e plano financeiro. Conceitos Iniciais e Objetivos A arte estará na maneira de como o empreendedor irá traduzir esses passos realizados racionalmente para um documento que simbolize e explore as potencialidades de seu negócio, assim como também os riscos específicos a esse mesmo negócio. Esse é o OBJETIVO de um bom plano de negócios: que seja um instrumento que o empreendedor utilize para expor suas ideias, em uma linguagem simples que os leitores entendam, e, com o foco de mostrar efetividade e possibilidade de sucesso em seu negócio. Veja o modelo completo aqui