Pular para o conteúdo principal

5S para vendas

Os conceitos dos 5S´s podem muito bem ser praticados na área de vendas. Veja alguns exemplos:


Seiri – Senso de Utilização

O vendedor deve identificar, classificar e remanejar seus recursos afim de apenas trabalhar com coisas úteis.
Retirar o excesso de peso da pasta de trabalho, para não se perder na frente do cliente buscando um catálogo ou uma lista de preços no meio de um monte de bagunça desnecessária.
Saber selecionar bons prospects e descartar aqueles que não darão resultados também faz parte do senso de utilização.

Seiton – Senso de Ordenação

O tempo do vendedor desorganizado acabou. Aquele contador de piadas, que dependia apenas do seu poder de comunicação e influência para vender. Hoje é preciso organização, uma boa agenda, um roteiro de visitas planejado, análise do histórico de compras do cliente, etc.
Ordenação também significa uma boa comunicação visual: cartões de visitas, catálogos, folder´s e demais materiais utilizados na visita. Eles devem ser claros e eficientes.

Seiton – Senso de Limpeza

As boas condições do seu material de trabalho como: pasta de trabalho, material de apresentação, veículo, higiene pessoal, etc, passa ao cliente confiança e profissionalismo.
Em uma análise abrangente poderíamos dizer que a ética, clareza e transparência nas negociações também faz parte do senso de limpeza, pois garante uma boa imagem do profissional e da sua empresa perante seus clientes.

Seisou – Senso de Saúde

Antes de ser uma pessoa de sucesso é preciso parecer ser uma pessoa de sucesso! O profissional de vendas deve ter uma aparência sóbria, tanto na sua postura física, como na forma de se vestir.
Praticar bons hábitos, preocupando-se com a saúde física, mental e espiritual faz com que o vendedor transmita mais confiança e tenha equilíbrio emocional nas negociações.

Seiketsu – Senso de Autodisciplina

Autodisciplina é saber o que deve ser feito, ir lá e fazer o que deve ser feito!
O acompanhamento do pós-venda, avaliação da curva ABC de clientes, aperfeiçoamento contínuo no que diz respeito ao conhecimento do seu produto, do mercado, da concorrência e da sua carteira de clientes exige do profissional de vendas autodisciplina.
Autodisciplina também é a prática constante dos “S´s” anteriores.

5S tem a ver com a consideração aos pequenos detalhes que fazem a diferença. E como diz o rei: “Detalhes tão pequenos de nós dois, são coisas muito grandes pra esquecer”.
Um abraço Wagner Gonsalez e até nossop próximo café (artigo).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marketing Mix de Serviços (8Ps)

Os 8Ps de marketing de serviços As bases de marketing, quando criadas, buscavam dentro da amplitude de atuação, definir elementos que demonstrassem todo o seu vasto campo em premissas que pudessem sintetizar de forma rápida e clara todo um sistema. Para isso, surgiram os 4 famosos P’s de marketing, todos derivados de definições de palavras inglesas que foram adaptadas para as línguas dos mais diversos mercados. Assim sendo, os 4P’s são: Place, Price, Promotion and Product. Com a tradução para a língua portuguesa, obtivemos os famosos: Praça – ou localidade onde serão inseridas as ações. Esta poderá ser dividida em região satélite ou principal, e secundárias; Preço – ação realizada frente a questão da prática de agregar um valor monetário a algo, ou seja, atribuir um valor àquilo que estará sendo disponibilizado ao mercado; Promoção – ações promocionais que estarão incidindo sobre certo produto e/ou serviço, de forma a estimular a sua comercialização ou divulgação; Produto – ...

Matriz BCG, como montar?

O que é matriz BCG? A matriz BCG é um método desenvolvido por Bruce Henderson em 1970 para analisar o desempenho dos produtos e serviços ofertados por uma empresa, e avaliado como eles são aceitos pelo seu consumidor. Conceito: A Matriz BCG, que oficialmente é chamada de Matriz Crescimento-Participação, foi criada em meados dos anos 60 por Alan J. Zakon, executivo da empresa de consultoria em planejamento estratégico Boston Consulting Group (BCG), e por William W. Wommack, executivo da Mead Corporation . Porém ela ficou conhecida por meio do executivo do Boston Consulting Group, o senhor Bruce Henderson, em 1970. O objetivo principal da matriz BCG é descobrir o relacionamento quantitativo e significativo entre a empresa e os mercados envolvidos no negócio. Auxilia na decisão estratégica e na análise da carteira de produtos ou portfólio de produtos. Como funciona a matriz BCG? A matriz BCG é dividida em dois eixos, O primeiro eixo refere a taxa de crescimento do mercado . Enquanto o...

A Importância das Hashtags nas Redes Sociais

  A Importância das Hashtags nas Redes Sociais As hashtags são ferramentas poderosas nas redes sociais, permitindo que seu conteúdo alcance um público mais amplo e específico. Elas funcionam como etiquetas que agrupam postagens sobre um mesmo tema, facilitando a descoberta de conteúdo relevante por parte dos usuários.  Aqui estão alguns pontos essenciais sobre o uso de hashtags: Relevância das Hashtags Segmentação do Público:  Utilizar hashtags adequadas ajuda a direcionar seu conteúdo para pessoas com interesses específicos. Por exemplo, se você está postando sobre saúde, hashtags como  #medicina  e  #saúde  podem atrair estudantes e profissionais da área, aumentando o engajamento e a visibilidade do seu post. Por que essas hashtags?  Todas as hashtags sugeridas estão diretamente relacionadas ao seu produto e aos benefícios que ele oferece, garantindo que seu conteúdo seja relevante para o público-alvo. Proporção das Hashtags Hashtags Muito Usada...