Pular para o conteúdo principal

A Construção do Sucesso

O pensamento do sucesso começa com idéias, sonhos, atitudes, educação e planejamento. Tem muita gente que defende a idéia de que para alcançar o sucesso profissional basta querer e querer intensamente.

É isso, provavelmente, a primeira atitude de um vencedor.

Mas de nada vai adiantar desejar, se os planos não saírem do papel. Grandes idéias nascem e morrem todos os dias por falta de um plano de ação que dê sustentação à idéia. São as atitudes que escrevem a nossa história, e não nossas expectativas.

Muitos dos que fazem sucesso afirmam todos os dias que não ficam esperando o sucesso bater às suas portas. Gosto sempre da afirmação do Abílio Diniz: “Enquanto alguns sonham com o sucesso, nós acordamos cedo para fazê-lo”. Ninguém chega onde quer chegar profissionalmente por um golpe de sorte.

Foi-se o tempo que um currículo recheado de excelentes universidades e MBAs eram certeza de boa colocação profissional.
Não faltam exemplos hoje de pessoas com cursos, digamos aqui, apenas razoáveis, que conseguiram encontrar o caminho do sucesso até com mais solidez do que outros que vieram de grandes escolas.
Não há crítica aqui ao conhecimento ou a qualidade real das grandes escolas, mas sim a atitude do ser humano ou a falta dela, a diferença está nas decisões e na postura que a pessoa toma em sua vida.
A maior carência no mundo profissional não é de conhecimento e sim de atitude. As pessoas sabem o que tem que fazer, mas não fazem.

Também existem outros ingredientes para se atingir o topo. Segundo Eugênio Mussak, as pessoas costumam encarar a vida profissional separada da vida pessoal, como se isso fosse possível! Essa é uma visão de curto alcance porque não se pode desenvolver alguém pela metade. Ele ainda fecha essa posição com três pontos estratégicos:
1. Onde se está.
2. Onde se quer chegar e
3. O que se está fazendo para chegar lá.

O ser humano é o animal mais frágil do planeta. Ele só consegue ter força quando se une aos seus pares. Essa é uma visão filosófica, mas também muito utilitária.
Mas é preciso sair do discurso para a ação. Não basta apenas trocar cartões. É necessário cultivar amizades e estabelecer vínculos. Não basta rezar... É preciso ir ao encontro de Deus!

E quando você estiver no topo, lembre-se das palavras do dramaturgo americano Wilson Mizner: “Seja simpático com as pessoas à medida que você for subindo, porque você encontrará com elas à medida que você descer”. Ou seja, humildade não faz mal a ninguém!

Pense nisso...
Por Wagner Gonsalez
(extraído do site www.otimismoemrede.com.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matriz BCG, como montar?

O que é matriz BCG? A matriz BCG é um método desenvolvido por Bruce Henderson em 1970 para analisar o desempenho dos produtos e serviços ofertados por uma empresa, e avaliado como eles são aceitos pelo seu consumidor. Conceito: A Matriz BCG, que oficialmente é chamada de Matriz Crescimento-Participação, foi criada em meados dos anos 60 por Alan J. Zakon, executivo da empresa de consultoria em planejamento estratégico Boston Consulting Group (BCG), e por William W. Wommack, executivo da Mead Corporation . Porém ela ficou conhecida por meio do executivo do Boston Consulting Group, o senhor Bruce Henderson, em 1970. O objetivo principal da matriz BCG é descobrir o relacionamento quantitativo e significativo entre a empresa e os mercados envolvidos no negócio. Auxilia na decisão estratégica e na análise da carteira de produtos ou portfólio de produtos. Como funciona a matriz BCG? A matriz BCG é dividida em dois eixos, O primeiro eixo refere a taxa de crescimento do mercado . Enquanto o...

A Importância das Hashtags nas Redes Sociais

  A Importância das Hashtags nas Redes Sociais As hashtags são ferramentas poderosas nas redes sociais, permitindo que seu conteúdo alcance um público mais amplo e específico. Elas funcionam como etiquetas que agrupam postagens sobre um mesmo tema, facilitando a descoberta de conteúdo relevante por parte dos usuários.  Aqui estão alguns pontos essenciais sobre o uso de hashtags: Relevância das Hashtags Segmentação do Público:  Utilizar hashtags adequadas ajuda a direcionar seu conteúdo para pessoas com interesses específicos. Por exemplo, se você está postando sobre saúde, hashtags como  #medicina  e  #saúde  podem atrair estudantes e profissionais da área, aumentando o engajamento e a visibilidade do seu post. Por que essas hashtags?  Todas as hashtags sugeridas estão diretamente relacionadas ao seu produto e aos benefícios que ele oferece, garantindo que seu conteúdo seja relevante para o público-alvo. Proporção das Hashtags Hashtags Muito Usada...

Marketing Mix de Serviços (8Ps)

Os 8Ps de marketing de serviços As bases de marketing, quando criadas, buscavam dentro da amplitude de atuação, definir elementos que demonstrassem todo o seu vasto campo em premissas que pudessem sintetizar de forma rápida e clara todo um sistema. Para isso, surgiram os 4 famosos P’s de marketing, todos derivados de definições de palavras inglesas que foram adaptadas para as línguas dos mais diversos mercados. Assim sendo, os 4P’s são: Place, Price, Promotion and Product. Com a tradução para a língua portuguesa, obtivemos os famosos: Praça – ou localidade onde serão inseridas as ações. Esta poderá ser dividida em região satélite ou principal, e secundárias; Preço – ação realizada frente a questão da prática de agregar um valor monetário a algo, ou seja, atribuir um valor àquilo que estará sendo disponibilizado ao mercado; Promoção – ações promocionais que estarão incidindo sobre certo produto e/ou serviço, de forma a estimular a sua comercialização ou divulgação; Produto – ...