Pular para o conteúdo principal

Eficácia x Eficiência

Eficácia x Eficiência

Existe uma grande diferença entre ser eficiente e ser eficaz. Veja esta ilustração e fique sabendo o motivo.
Certo dia, ao observar a movimentação de formigas em meu jardim, verifiquei uma fileira de formigas carregando folhas até um formigueiro no topo de uma pequena elevação. Em destaque, uma das formigas conduzia, com grande dificuldade, uma folha muito maior do que as transportadas pelas demais formigas. As formigas que levavam pequenas folhas passavam por ela que, devido ao tamanho da folha que carregava, era muito mais lenta. Fiquei imaginando qual seria o motivo da escolha daquela formiga por uma carga tão mais pesada do que as outras. Pretenderia ela se destacar das demais perante a formiga-rainha com vistas a uma promoção ou simplesmente obter a admiração do grupo? De qualquer forma fiquei admirado com a sua Motivação.

Obstinadamente a formiga subia inúmeras vezes a elevação porque, perto do topo, a folha rolava morro-abaixo carregando a formiga firmemente agarrada a ela.
Bem mais tarde, a formiga da folha grande já se encontrava, finalmente, às portas do formigueiro, tentando introduzi-la no orifício que era pequeno demais para aquela folha. Nas sucessivas tentativas de introduzir a sua carga, a formiga acabava atrapalhando a entrada das outras, causando um enorme congestionamento de formigas carregando as pequenas folhas em volta do formigueiro. Mais uma vez fiquei admirado com outra qualidade daquela formiga: Persistência.
Chegava a noite e lá estava a formiga, incansável em suas tentativas de introduzir a folha no orifício do formigueiro.

Pela manhã do dia seguinte, curioso, fui até o formigueiro. A cena vista realmente foi um convite à reflexão: ao lado do buraco jazia, inerte, a grande folha e, pregada a ela, a formiga morta. As demais formigas continuavam levando as pequenas folhinhas para dentro do formigueiro.
Esta história serve para ilustrar um questionamento que geralmente se faz quanto ‘a diferença entre a eficiência e a eficácia dos colaboradores de uma organização. Ficou muito claro que a pretensa eficiência da formiga, ao escolher a folha de maior porte, resultou em contribuição zero no projeto de abastecimento do formigueiro. Pelo contrário: acabou prejudicando o trabalho metódico e sistemático das demais formigas, estas sim, eficazes no desempenho de suas funções.

Por Wagner Gonsalez

Fonte: http://www.pontodosmedicos.com.br/noticia.php?tipo=4&id=135

Comentários

  1. Eterna discussão entre um e outro e todos com razão. No dicionário são sinônimas, mas na "academia" teóricos pretensos de razão se amontoam para defender seu ponto de vista. Acho que nunca vai acabar. Para mim a corrente mais lógica é:
    • Eficiência: realizar algo até final solução ou atingimento dos objetivos propostos sem se importar de que forma.
    • Eficaz: Realizar algo até final solução ou atingimento dos objetivos da melhor forma possível.

    Ou seria o contrário?

    Eterna discussão....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos obrigado por sua participação, entendo seu ponto de vista, porém em meu ponto de vista não deve ser uma eterna discussão, segundo o dicionário dá para termos a idéia entre as diferenças, aqui não inserir os conceitos ditados no dicionário, mas tentei trazer um conto para ilustrar, agradeço sua atenção.

      Excluir
  2. Concordo contigo em todos os sentidos, mas não depende somente de nós...Temos os conceitos sedimentados a respeito do assunto, no entanto nem sempre são convergentes posto que já ouvi definições diversas de pessoas qualificadas para defini-las e nos deixa confuso e por essa razão resumi o meu entendimento entre um e outro no comentário anterior. No seu conceito profissional, qual seria objetivamente essas definições?
    Ah, quando me referi aos "teóricos acadêmicos" não estava me referindo nem a você e nem a mim mesmo, mas aos formadores de teorias em publicações sobre o tema, daí eu levantar essa dúvida, me desculpe se passei outra impressão.
    Tentei assistir o vídeo sobre CIM e o áudio desaparece quando você está justamente lendo a definição do tema, logo no primeiro slide.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gente olha o que eu descobri, acho que isso vai te ajudar muito sobre marketing: acesse cafécomW - dominemarketing

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer um Mapa de Empatia

Um mapa de empatia é uma ferramenta visual que ajuda a entender e mapear as emoções, pensamentos, necessidades e experiências de um público-alvo específico. Ele é frequentemente usado no campo do design thinking, marketing e desenvolvimento de produtos para criar empatia com os usuários e clientes, o que ajuda a tomar decisões mais informadas e criar soluções mais centradas no usuário. Aqui está uma explicação passo a passo de como criar um mapa de empatia: Defina o público-alvo: Comece identificando o grupo de pessoas que você deseja entender melhor. Isso pode ser seus clientes, usuários de um produto específico ou qualquer grupo de interesse relevante. Nomeie o mapa: Dê um nome ao mapa de empatia para que todos saibam qual público ele representa. Preencha as seções: O que eles veem: Nesta seção, você deve se perguntar o que seu público-alvo vê no ambiente ao seu redor. Isso inclui objetos, pessoas, tecnologia, etc. Por exemplo, se você está projetando um aplicativo de saúde, seu p

Estratégias de Análise SWOT

Depois do levantamento de todas as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que impactam direta ou indiretamente no negócio, como já vimos chamado de análise de mercado, é necessário elaborar a Análise SWOT, na qual nos permite analisar a situação atual da organização e entender suas possibilidades futuras. Foi Kenneth Andrews (apud Ghemawat, 2000) que desenvolveu a análise SWOT em 1971, provavelmente a ferramenta mais utilizada para a formulação de estratégia. caso voce não tenha feito essa primeira parte, recomendo que venha até esse texto para entender como fazer -  http://cafecomw.blogspot.com/2013/03/analise-de-mercado.html A sigla SWOT vem do acrônimo das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities and threats , ou seja, pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Conforme Polizei (2005, p. 34), “na análise SWOT, todos os pontos são colocados em confronto e o planejador pode ter uma ideia mais ampla do conceito a ser definido no plano e as imp

Potencial de mercado

Como calcular potencial de mercado? O que empresários novos e, muitas vezes, até mesmo empresários velhos e experientes não sabem é que  existe um estudo que diz   qual é o real tamanho do mercado, qual é a verdadeira capacidade econômica que suporta  e, principalmente,  até quando é o período de expansão e quando começa o período de retração . Aqui está o Erro Número 1 das empresas que quebram e acumulam verdadeiras fortunas de dívidas: Não saber ler o mercado! Não saber que está na hora de enxugar e não continuar avançando. Saber fazer a leitura correta do mercado, não lhe dá só uma vantagem competitiva sobre os concorrentes, mas também garante a longevidade de um negócio sólido e lucrativo, permitindo que você saiba exatamente como fazer as suas metas e projeções de vendas ao longo do ano, sabendo que é possível atingir cada meta que foi estabelecida. Muitas empresas investem verdadeiras fortunas em Marketing, Publicidade, “Gurus de Vendas” e outras coisas mais. Entretanto,