Pular para o conteúdo principal

Eficácia x Eficiência

Eficácia x Eficiência

Existe uma grande diferença entre ser eficiente e ser eficaz. Veja esta ilustração e fique sabendo o motivo.
Certo dia, ao observar a movimentação de formigas em meu jardim, verifiquei uma fileira de formigas carregando folhas até um formigueiro no topo de uma pequena elevação. Em destaque, uma das formigas conduzia, com grande dificuldade, uma folha muito maior do que as transportadas pelas demais formigas. As formigas que levavam pequenas folhas passavam por ela que, devido ao tamanho da folha que carregava, era muito mais lenta. Fiquei imaginando qual seria o motivo da escolha daquela formiga por uma carga tão mais pesada do que as outras. Pretenderia ela se destacar das demais perante a formiga-rainha com vistas a uma promoção ou simplesmente obter a admiração do grupo? De qualquer forma fiquei admirado com a sua Motivação.

Obstinadamente a formiga subia inúmeras vezes a elevação porque, perto do topo, a folha rolava morro-abaixo carregando a formiga firmemente agarrada a ela.
Bem mais tarde, a formiga da folha grande já se encontrava, finalmente, às portas do formigueiro, tentando introduzi-la no orifício que era pequeno demais para aquela folha. Nas sucessivas tentativas de introduzir a sua carga, a formiga acabava atrapalhando a entrada das outras, causando um enorme congestionamento de formigas carregando as pequenas folhas em volta do formigueiro. Mais uma vez fiquei admirado com outra qualidade daquela formiga: Persistência.
Chegava a noite e lá estava a formiga, incansável em suas tentativas de introduzir a folha no orifício do formigueiro.

Pela manhã do dia seguinte, curioso, fui até o formigueiro. A cena vista realmente foi um convite à reflexão: ao lado do buraco jazia, inerte, a grande folha e, pregada a ela, a formiga morta. As demais formigas continuavam levando as pequenas folhinhas para dentro do formigueiro.
Esta história serve para ilustrar um questionamento que geralmente se faz quanto ‘a diferença entre a eficiência e a eficácia dos colaboradores de uma organização. Ficou muito claro que a pretensa eficiência da formiga, ao escolher a folha de maior porte, resultou em contribuição zero no projeto de abastecimento do formigueiro. Pelo contrário: acabou prejudicando o trabalho metódico e sistemático das demais formigas, estas sim, eficazes no desempenho de suas funções.

Por Wagner Gonsalez

Fonte: http://www.pontodosmedicos.com.br/noticia.php?tipo=4&id=135

Comentários

  1. Eterna discussão entre um e outro e todos com razão. No dicionário são sinônimas, mas na "academia" teóricos pretensos de razão se amontoam para defender seu ponto de vista. Acho que nunca vai acabar. Para mim a corrente mais lógica é:
    • Eficiência: realizar algo até final solução ou atingimento dos objetivos propostos sem se importar de que forma.
    • Eficaz: Realizar algo até final solução ou atingimento dos objetivos da melhor forma possível.

    Ou seria o contrário?

    Eterna discussão....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos obrigado por sua participação, entendo seu ponto de vista, porém em meu ponto de vista não deve ser uma eterna discussão, segundo o dicionário dá para termos a idéia entre as diferenças, aqui não inserir os conceitos ditados no dicionário, mas tentei trazer um conto para ilustrar, agradeço sua atenção.

      Excluir
  2. Concordo contigo em todos os sentidos, mas não depende somente de nós...Temos os conceitos sedimentados a respeito do assunto, no entanto nem sempre são convergentes posto que já ouvi definições diversas de pessoas qualificadas para defini-las e nos deixa confuso e por essa razão resumi o meu entendimento entre um e outro no comentário anterior. No seu conceito profissional, qual seria objetivamente essas definições?
    Ah, quando me referi aos "teóricos acadêmicos" não estava me referindo nem a você e nem a mim mesmo, mas aos formadores de teorias em publicações sobre o tema, daí eu levantar essa dúvida, me desculpe se passei outra impressão.
    Tentei assistir o vídeo sobre CIM e o áudio desaparece quando você está justamente lendo a definição do tema, logo no primeiro slide.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gente olha o que eu descobri, acho que isso vai te ajudar muito sobre marketing: acesse cafécomW - dominemarketing

Postagens mais visitadas deste blog

Marketing Mix de Serviços (8Ps)

Os 8Ps de marketing de serviços As bases de marketing, quando criadas, buscavam dentro da amplitude de atuação, definir elementos que demonstrassem todo o seu vasto campo em premissas que pudessem sintetizar de forma rápida e clara todo um sistema. Para isso, surgiram os 4 famosos P’s de marketing, todos derivados de definições de palavras inglesas que foram adaptadas para as línguas dos mais diversos mercados. Assim sendo, os 4P’s são: Place, Price, Promotion and Product. Com a tradução para a língua portuguesa, obtivemos os famosos: Praça – ou localidade onde serão inseridas as ações. Esta poderá ser dividida em região satélite ou principal, e secundárias; Preço – ação realizada frente a questão da prática de agregar um valor monetário a algo, ou seja, atribuir um valor àquilo que estará sendo disponibilizado ao mercado; Promoção – ações promocionais que estarão incidindo sobre certo produto e/ou serviço, de forma a estimular a sua comercialização ou divulgação; Produto – ...

Matriz BCG, como montar?

O que é matriz BCG? A matriz BCG é um método desenvolvido por Bruce Henderson em 1970 para analisar o desempenho dos produtos e serviços ofertados por uma empresa, e avaliado como eles são aceitos pelo seu consumidor. Conceito: A Matriz BCG, que oficialmente é chamada de Matriz Crescimento-Participação, foi criada em meados dos anos 60 por Alan J. Zakon, executivo da empresa de consultoria em planejamento estratégico Boston Consulting Group (BCG), e por William W. Wommack, executivo da Mead Corporation . Porém ela ficou conhecida por meio do executivo do Boston Consulting Group, o senhor Bruce Henderson, em 1970. O objetivo principal da matriz BCG é descobrir o relacionamento quantitativo e significativo entre a empresa e os mercados envolvidos no negócio. Auxilia na decisão estratégica e na análise da carteira de produtos ou portfólio de produtos. Como funciona a matriz BCG? A matriz BCG é dividida em dois eixos, O primeiro eixo refere a taxa de crescimento do mercado . Enquanto o...

A Importância das Hashtags nas Redes Sociais

  A Importância das Hashtags nas Redes Sociais As hashtags são ferramentas poderosas nas redes sociais, permitindo que seu conteúdo alcance um público mais amplo e específico. Elas funcionam como etiquetas que agrupam postagens sobre um mesmo tema, facilitando a descoberta de conteúdo relevante por parte dos usuários.  Aqui estão alguns pontos essenciais sobre o uso de hashtags: Relevância das Hashtags Segmentação do Público:  Utilizar hashtags adequadas ajuda a direcionar seu conteúdo para pessoas com interesses específicos. Por exemplo, se você está postando sobre saúde, hashtags como  #medicina  e  #saúde  podem atrair estudantes e profissionais da área, aumentando o engajamento e a visibilidade do seu post. Por que essas hashtags?  Todas as hashtags sugeridas estão diretamente relacionadas ao seu produto e aos benefícios que ele oferece, garantindo que seu conteúdo seja relevante para o público-alvo. Proporção das Hashtags Hashtags Muito Usada...