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Diferenciação verdadeira

Vivemos numa economia com excesso de oferta. Há muito por ser criado, melhorado, ajustado. Não fosse verdade, não estaríamos também vivendo a   Era da inovação. O problema é quando há um excesso nessa busca de diferenciação e ela causa duas disfunções: a) Diferenciação superficial b) Diferenciação confusa, dificulta o entendimento do cliente, parceiros e investidores sobre o que você oferta e como funciona seu negócio Não adianta repetir seguidamente uma mensagem interessante se ela não é verdadeira. As vezes, quando estamos imersos no nosso negócio tendemos a acreditar em falsas verdades. De que nosso produto é muito diferente do concorrente, quando não é. De que somos muito mais criativos do que nossos concorrentes, quando, na verdade, não somos. A diferenciação precisa ser percebida pelo cliente. Ou é conversa fiada. Para isso, a coisa tem que ser diferente mesmo. Mas acima de tudo essa diferenciação tem que ser útil para o cliente se predispor a pagar mais e trocar a sol

PRECISO FAZER UM PLANO DE NEGÓCIOS?

Porque fazer um plano de negócios? Uma coisa que me ajudou muito em minha jornada profissional foi ter que fazer um plano de negócios. Quando participei da execução de um plano fui obrigado a fazer um plano de negócios para pode apresentar a ideia a direção. Confesso que eu achei que seria uma besteira ter tudo escrito teoricamente no papel e que na pratica não seria igual. Eu estava certo em parte, na prática é diferente, mas um plano de negócio te faz abrir a mente, quando você começa a colocar no papel, percebe quanta coisa você não havia pensado. Além disso, um plano negócio é um norte, caminho, roteiro, que mesmo que mude te dará um caminho a seguir. Poderá haver desvios, mas com um mapa, fica bem melhor caminhar rumo ao objetivo final. Porém qual modelo de plano de negócios devo seguir? Normalmente na Universidade se usa o mais completo, em minhas aulas de plano de negócios ensino meus alunos a fazer um plano maior, bem amplo, que me trará dados mais relevantes como, p

Diferenciação em produtos de Moda (Paletas)

A Moda das paletas mexicanas e os aprendizados da próxima moda Desde minha infância, não me lembro de um picolé ganhar tanto minha atenção quanto as “Paletas” mexicanas. Comecei a ouvir amigos falarem do Los Paleteros mexicanos. Não dei muita atenção. Quando percebi já tinha virado febre. A febre das paletas. Recentemente comprei as minhas paletas. Realmente bom, mas nada de extraordinário na minha modesta opinião, apenas com recheio melhor, mas claro comprei apenas de 2 sabores ainda. As paletas são picolés mexicanos, recheados, muito mais saborosos do que aqueles que eu comia na infância, porém tão bom quanto os sorvetes mais caros das marcas tradicionais, tão bom quanto os sorvetes de massas especiais. Claro que já havia picolés com recheio. O Frutily da Kibon, entre outros, é recheado. Só comendo a paleta mexicana você perceberá a sutil diferença. Essa febre ocorre frequentemente atualmente, afinal ha dois anos não se falava em outra coisa que não os cupcakes (bolinhos

Alavancar sua carreira

Depois de conversar com alguns colegas sobre carreira e crescimento profissional decidi escrever este artigo. O objetivo deste artigo é oferecer dicas para aqueles que ainda estão com dificuldades em entender o que fazer para crescer na carreira, não é uma formula, nem o caminho mágico dos grandes empresários que ficam ricos, estes são raros, são 5% da população brasileira. Refiro-me aqui aos amigos, colegas de escola, de bairro que representam cerca de 80% da população comum do mercado. Educação Talvez muitos de vocês não tiveram condições de estudar em uma escola particular, ou com nível elevado de educação, assim como eu, estudaram em colégio publico, que por sinal na minha época era melhor do que hoje, mas enfim...voltando ao principal....a escola publica não ensina bem, os alunos nem sempre demonstram interesse pelo tema, pois não tem base familiar e educação de casa para entender a importância daquela matéria e tema em sua vida futura. A escola não prepara o aluno para o

Marketing na Internet, você já pensou nisso?

Você já deve ter percebido que a forma na qual compramos mudou, que para pessoas até 30 anos se compra de uma forma, de 30 a 50 de uma outra maneira, e acima de 50 de outra maneira. Explico essa colocação. Cada geração tem um hábito de consumir diferente devido os recursos, cultura, tecnologia e disponibilidade. Com a internet e as ferramentas tecnológicas, as pessoas passaram a ter fácil acesso a qualquer tipo de conteúdo, tornando-se mais informadas e essa mudança influenciou o comportamento de compra dos consumidores. Atualmente antes de adquirir qualquer serviço ou produto, as pessoas pesquisam sobre o que desejam na internet, muitas vezes sabem mais sobre o produto do que o próprio vendedor. No Google, chama-se o momento da tomada de decisão on-line de Momento Zero da Verdade (Zero Moment of Truth) ou ZMOT. O ZMOT é esse momento quando você pega seu laptop, celular ou algum outro dispositivo conectado à Internet e começa a se informar sobre um produto ou serviço (ou namorado)

Psicologia das cores, verdade ou mito??

Quem não conhece a bem sucedida franquia do McDonald’s e seu slogan “Amo muito tudo isto!”? O McDonald’s usa as cores de uma paleta análoga na qual o amarelo é que predomina em função de esta marca focar seu público nas crianças, procurado criar uma atmosfera lúdica e de felicidade. O vermelho funciona bem como uma cor de apoio e serve para aumentar a pressão arterial e evocar fome. Aliás, esta combinação de cores tem influenciado muitas outras cadeias de fast food. Mas de onde vem esta história? será verdade mesmo???? Segundo relatos as cores do McDonalds é porque: vermelho: aumenta pressão sanguínea, emociona. É frequentemente utilizado em desenhos de logotipos para captar a atenção e é   reconhecida por levantar a pressão arterial ou despertar o apetite   nas pessoas. Amarelo: energizante, feliz, estimula a fala,   Amarelo é frequentemente utilizado no design de logotipo para obter atenção, criar alegria e cordialidade. Vejamos... Em 15 de maio de 1940 um r

OS BENS E SUAS RELAÇÕES COM A MERCADOLOGIA

OS BENS E SUAS RELAÇÕES COM A MERCADOLOGIA Os bens, produtos ou mercadorias são objeto de compra ou venda, dentro de um determinado mercado. Existe uma variação bem grande de bens, que pelas suas características determinam formas mais adequadas e eficientes de comercialização, há também uma grande variação de definições, as econômicas, jurídicas e legais. Como os conceitos deixam vagos os “tempos e períodos”, diversos produtos de consumo podem ser enquadrados em outras categorias. Dividirei, para simplificação, esses bens em grandes grupos. - Bens Industriais ou de Produção ou Capitais - Bens de Consumo. Esta classificação (simplificada ou sintética) leva em consideração o fim a que se destinam os bens: Bens e Investimentos Para que as empresas se tornem competitivas e garantam seu espaço no mercado, a inovação tecnológica é imprescindível. Deve-se constantemente investir em novas máquinas, novas peças e equipamentos que tornem o processo de produção mais eficaz