Vivemos numa economia com excesso de oferta. Há muito por ser criado, melhorado, ajustado. Não fosse verdade, não estaríamos também vivendo a Era da inovação. O problema é quando há um excesso nessa busca de diferenciação e ela causa duas disfunções: a) Diferenciação superficial b) Diferenciação confusa, dificulta o entendimento do cliente, parceiros e investidores sobre o que você oferta e como funciona seu negócio Não adianta repetir seguidamente uma mensagem interessante se ela não é verdadeira. As vezes, quando estamos imersos no nosso negócio tendemos a acreditar em falsas verdades. De que nosso produto é muito diferente do concorrente, quando não é. De que somos muito mais criativos do que nossos concorrentes, quando, na verdade, não somos. A diferenciação precisa ser percebida pelo cliente. Ou é conversa fiada. Para isso, a coisa tem que ser diferente mesmo. Mas acima de tudo essa diferenciação tem que ser útil para o cliente se predispor a pagar mais e trocar a sol
Conceitos de Marketing e Estratégia de Negócios